Você está visualizando atualmente Era Digital Faz Jovens Desistirem de Carreira Universitária

Era Digital Faz Jovens Desistirem de Carreira Universitária

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:29 de fevereiro de 2024
  • Tempo de leitura:4 minutos de leitura

É… parece que os tempos mudaram! Foi-se o tempo em que a maioria dos adolescentes sonhavam em terminar o ensino médio com a pretensão de ingressar em uma Universidade. A inserção do marketing digital nas nossas rotinas têm mudado esse padrão e tem feito cada vez mais jovens sonharem com a fama e o sucesso em alguma rede social.

Atualmente trabalhar no digital é o sonho de 8 a cada 10 jovens com faixa etária entre 14 a 18 anos, e a maioria vem alimentando esse objetivo por causa das grandes chances de lucro e fama em curto espaço de tempo. 

Se a gente for comparar com uma carreira através da Universidade,o jogo parece ser injusto. Pois seguir uma profissão requer anos de estudo fora o tempo para construção do nome até finalmente você ter uma carreira. Já no digital, podemos afirmar que apenas um único vídeo viral pode mudar financeiramente a vida de uma pessoa da noite para o dia tornando-a milionária.

Por que os jovens estão desistindo da carreira universitária?

Enquanto uns intitulam como preguiça ou até mesmo falha no sistema de ensino outros acreditam que de fato os jovens estão desistindo da carreira universitária 

por causa das oportunidades, chances de lucro rápido e também por causa da fama. 

Fora as comodidades que o marketing digital proporciona, como por exemplo, celular ao alcance das mãos e facilidade para operar nas redes sociais que em 80% das vezes são extremamente intuitivas.

Qual ferramenta da era digital os jovens utilizam para trabalho?

Fora o celular, podemos dizer que redes sociais como Instagram, Tik Tok e Youtube são consideradas as ferramentas de trabalho de todo jovem que tem o sonho de conquistar ascensão profissional nas redes.

Esses  jovens, atuam com o sonho de se tornar influenciadores criando seu próprio canal e aproveitam o espaço para gerar conteúdo, postando vídeos de dança, cursos, tutoriais, enfim… eles capricham nas técnicas de marketing de conteúdo para atrair o público. O curioso é que quando dá certo essa garotada passa a conquistar renda, e na maioria das vezes se transformam no maior provedor da família sem nem ter concluído o ensino médio.

Um exemplo disso é que podemos trazer como um case de sucesso é  @bocade09 que hoje faz sucesso no Instagram e viralizou por causa do vídeo “pão com pão”. Por causa da sua origem humilde, Vinícius, que hoje tem 14 anos, não tinha nada para comer com o pão e fez um vídeo explicando a sua situação . Atualmente o influenciador tem 10 milhões de seguidores e seu perfil é monitorado por sua mãe Diana.

Será que a Era Digital Irá Banir as Universidades? 

O sucesso e as grandes chances de lucro e infinitas possibilidades tem feito cada vez mais jovens concluírem o ensino médio sem o mínimo desejo de ingressar na Universidade.

O curioso mesmo é tentar entender como será o futuro das próximas gerações que virão. Óbvio que ainda existe uma parcela que quer estudar, o número de inscrições no Enem comprova isso, conteúdo o sonho de se tornar médico, advogado, dentista, engenheiro vem se tornando cada vez menos presente na vida dos jovens que sonham em seguir carreira no digital.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments