Podemos afirmar que e-commerces como Shopee, Amazon, Shein e Magazine Luiza são bastante conhecidos até mesmo por quem não tem tanta familiaridade com a internet e isso vem ocorrendo graças ao mundo digitalizado.
A visibilidade dessas empresas aconteceu por causa das facilidades proporcionadas pelo marketing digital que vem fazendo com que 7 a cada 10 pessoas estejam conectadas facilmente ao celular e essa conexão tem estimulado cada vez mais indivíduos a fazerem compras online.
Mesmo não sabendo desenhar ao certo se a maioria das compras são feitas de forma consciente ou por impulso, é evidente que o brasileiro com o passar dos últimos anos vem consumindo cada vez mais produtos e serviços pela internet.
E o que comprova isso são os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que relatou que somente no ano passado, as vendas registradas através de e-commerce atingiram a marca de R$185,7 bilhões. Isso significa que o brasileiro vem quebrando paradigmas e tem sentido cada vez mais segurança em fazer compras online.
Contéudo
8 Motivos que levam brasileiros a consumir através das lojas físicas?
- Cartela variada com mais opções de produtos
- Muito mais variedade de lojas, principalmente nichadas
- O funcionamento do e commerce é em tempo integral
- Otimização de tempo
- Cupons promocionais com descontos
- Opinião de outros usuários antes de finalizar compra
- Muito mais variedade com relação às formas de pagamento
- Privacidade do usuário
Enfim, apesar de ainda existir uma série de vantagens optar pelo modelo de compras online, ainda tem pontos que precisam ser melhorados quando mencionamos o universo do e-commerce.
Um ponto que podemos citar é a logística de entrega em algumas cidades do país. Claro que quando menciono isso não estou me referindo a cidades bem estruturadas e organizadas como por exemplo: Curitiba e São Paulo.
Quando falamos na problemática com relação a logística de entrega, estou me referindo principalmente a cidades da região Norte e Nordeste. Óbvio que existem desafios que precisam ser levados em conta, como prazo de entrega dos próprios Correios e extensão territorial do país.
Contudo, temos a notícia positiva de os pontos de distribuição nessas regiões vêm sendo cada dia mais ampliados se formos comparar com 5 anos atrás por exemplo. Podemos citar como case, o Mercado Livre que desde 2021 vem multiplicando sua capacidade logística, construindo centros de distribuição em algumas capitais do Brasil.
4 Fatores Levam Brasileiros a Comprarem em Lojas Físicas
- Pouca definição ou demora no prazo de Entrega em algumas regiões
- Tempo de resposta no suporte de atendimento
- Pouca descrição dos produtos
- Não poder tocar ou experimentar antes de efetuar a compra
Conclusão
O fato é que depois da Pandemia do Covid-19, principalmente durante o período do lockdown nós passamos a consumir bem mais os conteúdos que estão sendo expostos no mundo digital e consequentemente isso nos levou a fazer muito mais compras através dos e-commerce, desmistificando a ideia de que o brasileiro não sente muita segurança em fazer compras online.
Sendo assim, podemos afirmar que os preços convidativos e a grande cartela de ofertas e serviços expostos pelos e commerces tem feito o brasileiro consumir muito mais produtos através das telas.
Entretanto ainda existe um público que podemos chamar de um pouco mais de conservador que não abre mão de testar 4 dos 5 sentidos antes de definir o que quer comprar antes de passar o cartão de crédito.