Segundo análise do Fundo Monetário Internacional (FMI), nos próximos anos a Inteligência Artificial deverá “ocupar” 40% de todos os empregos.E Esse é um fator que tem preocupado muita gente, principalmente os profissionais que não tem tanta familiaridade com assuntos tecnológicos.
Enquanto alguns seguem tentando se adaptar a essa nova realidade, já é fato que a supervalorização do mercado com relação aos profissionais que atuam no setor de tecnologia segue em alta.
Ou seja, quem não se adaptou à nova era tecnológica agora é o momento de buscar aprender e fazer atualizações que condizem com o seu nicho mercadológico.
Justamente porque nesse momento um considerável número de profissionais estão sendo cada vez mais requisitados em empresas de departamentos diversificados, já que muitas instituições vêm buscando cada vez mais aderir ferramentas tecnológicas tendo como principal objetivo desenvolver produtos cada vez mais inteligentes com o intuito de proporcionar evolução e dinamismo dentro da empresa.
E quando me refiro a produtos isso não engloba apenas o sistema operacional. Isso vale para nichos que muitas pessoas acreditavam que a evolução não estaria tão próxima, como o setor de comunicação, por exemplo. Onde as pessoas podem se comunicar com o chatbot, por exemplo.
Separei abaixo uma lista com os 3 segmentos que evoluíram muito tecnologicamente nos últimos anos.
Contéudo
3 Setores que vem buscando profissionais alinhados com tecnologia
Apesar de não parecer, o mercado de trabalho vem buscando cada vez mais profissionais que acompanhem um ritmo equiparado ao desenvolvimento tecnológico. Confira abaixo os setores que mais têm evoluído nos últimos 2 anos.
- Varejo
- Finanças
- Saúde
Um ponto curioso é extremamente positivo dessa pesquisa é a evolução no nicho de saúde, pois comprova que a medicina vem andando junto com a tecnologia a passos largos o que teoricamente nos força a pensar que futuramente teremos mais avanços no que diz respeito a qualidade de vida.
Os setores de finanças e varejo também lideram o ranking, o que nos dá a entender que futuramente teremos recursos precursores para manter a economia aquecida.
Qual fator pode te deixar sem Emprego?
Falta de atualização após formação, esse é um dos principais fatores que fazem o brasileiro não conquistar salários mais razoáveis dentro das organizações que vem acompanhando a evolução tecnológica.
Apesar de não parecer, mais de 40% dos brasileiros acreditam que apenas um curso de graduação ou graduação tecnológica é suficiente sem nenhum tipo de atualização é suficiente para se manter no mercado de trabalho.
Por isso é ideal que você busque sempre atualizações principalmente com foco em tecnologias que envolvam a sua profissão.
Apostar em cursos profissionais de capacitação de carga horária moderada é uma excelente maneira de você se preparar corretamente para lidar com a revolução digital.
Conclusão
Segundo pesquisa da Global Korn Ferry, se continuarmos no ritmo que estamos, o Brasil apresentará até o ano de 2030 uma escassez considerável de profissionais qualificados,
Por isso, podemos afirmar que se realmente houver essa estagnação, grandes prejuízos econômicos poderão ser gerados, principalmente para as organizações.
De acordo com a Global Korn Ferry, essa falta de atualização pode gerar um prejuízo financeiro anual de U$$8,5 trilhões. Ou seja, o momento de buscar atualizações com objetivo de acompanhar um pouco mais a tecnologia é agora!