Você está visualizando atualmente Descubra se você está refém da tecnologia

Descubra se você está refém da tecnologia

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Tecnologia
  • Última modificação do post:4 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Caro leitor, você se considera um refém da tecnologia? Por acaso já se questionou sobre esse tema? Nos dias atuais, mal abrimos os olhos e o nosso primeiro contato é com o celular. 

E para muitas pessoas, quando ele não está na cabeceira da cama, parece que falta algo. Muita gente já se comporta como se o aparelho fosse uma extensão do próprio corpo, demonstrando sintoma de dependência.

Ao acordar, grande parte da população utiliza o telefone celular para desligar o despertador ou para entrar no Instagram, assistir vídeos do Tik Tok ou para conferir as notícias do dia em algum site.

Enfim… Esse excesso de informações, obriga o nosso cérebro a liberar dopamina nos primeiros minutos da manhã, e o pior é que muita gente não consegue imaginar as consequências negativas que essa atitude pode nos trazer ao decorrer do dia.

Já que a maioria não segue aquele fiel e escudeiro ritual matinal de acordar, levantar e sentir zero falta do celular. Óbvio que como toda regra tem sua exceção ainda devem existir alguns mortais que agem assim, mas acredito que seja raro.

Pode não parecer, mas muitos de nós estamos nos tornando cada vez mais reféns da tecnologia e principalmente do excesso de informação e o aparelho celular é a principal ponte de conexão para essa dependência.

Descubra se você está refém da tecnologia

5 Sinais de que Você está refém da Tecnologia

  1. Sente necessidade de dormir com o celular perto ou no mesmo cômodo da casa
  1. Passa horas e prioriza plataformas como Instagram e Tik Tok ao invés de focar atividades produtivas
  1. Não consegue ficar sem mexer no celular por mais de 30 minutos
  1. Se perceber que a luz do celular acendeu e tiver fazendo uma outra coisa, para o que está fazendo para conferir o celular
  1. Esquecer o celular em casa ao sair gera incômodo, parece o fim do mundo

Caso você ainda tenha dúvidas com relação se ainda é possível ser refém da tecnologia, é possível conferir nos tópicos a cima que a princípio pode parecer um vício bobo, mas a dependência do celular tem feito cada vez mais pessoas desenvolverem uma série de doenças, como por exemplo, tendinite, problemas de visão e até mesmo problemas de socialização por causa do uso excessivo das redes.

Refém da Tecnologia? Confira 5 danos que uso excessivo do celular pode causar

Já é cientificamente comprovado que o uso excessivo de celular causa danos sérios à saúde, como por exemplo, transtorno de ansiedade que pode ocasionar em depressão e outros transtornos físicos e psíquicos, como os que listei abaixo.

  1. Ganho excessivo de peso
  2. Tendinite
  3. Problemas na visão
  4. Síndrome do pescoço de texto – que acarreta uma sobrecarga na coluna
  5. Síndrome do túnel cubital

Para quem nunca ouviu falar, a síndrome do túnel cubital é uma doença que pode causar formigamento no dedo anelar e mínimo, além de fraqueza nas mãos e dor no antebraço. E acredite, esse não é um dos sintomas mais graves que podem ser sentido por pessoas que estão refém da tecnologia.

Descubra se você está refém da tecnologia

Conclusão

Não é segredo para ninguém que o uso contínuo do celular é extremamente perigoso para nós seres humanos. Segundo o portal, o tempo 9 horas é o tempo que o brasileiro fica no celular, só perdendo para África do Sul. E esse é um comparativo feito entre todos os países do mundo.

Óbvio que não podemos negar que a tecnologia nos favorece muito, principalmente quando temos ela em tempo real ao alcance das nossas mãos. 

Entretanto, é possível reconhecer que a diferença entre o remédio e o veneno é a dosagem, por isso é mais do que necessário ter consciência do uso e principalmente de quantas horas estamos nele. Claro que devem existir exceções como por exemplo, dos profissionais que trabalham com o aparelho, mas isso é papo para um outro artigo.  

0 0 votos
Article Rating
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários