Você sabe quais são as profissões lucrativas de 2024? As inovações tecnológicas e a inserção do marketing digital no mundo globalizado acabou mudando a rotina das pessoas que habitam nas grandes metrópoles e esse excesso de inovação fez com que surgissem novas profissões que atualmente podem ser consideradas promissoras e extremamente lucrativas.
Contudo, temos que lidar com a notícia de que ainda não existem profissionais suficientemente capacitados para atuar no mercado de trabalho. Todavia essa informação pode soar de forma extremamente positiva para os profissionais que estão sofrendo uma espécie de estagnação no seu ofício atual.
Por isso, se você faz parte do time que quer mudar de profissão ou está disposto e determinado a faturar uma grana extra, acredito que esse é o melhor momento para se especializar nas profissões lucrativas que listei aí embaixo e faturar um bom dinheiro ainda esse ano. Principalmente se você possui um mínimo de conhecimento na área da internet e tem facilidade no setor da comunicação.
Confira 7 PROFISSÕES LUCRATIVAS DO MARKETING DIGITAL EM 2024
- Designer de Mídias Sociais – Uma das profissões lucrativas mais requisitadas
- Social Media – Uma das profissões lucrativas que mais segue em expansão
- Influenciador Digital – Umas das profissões lucrativas mais conhecidas
- Produtor de Conteúdo – Uma das profissões lucrativas que no momento segue em alta
- Analista de Seo – Uma das profissões lucrativas que exige o dom da escrita
- Copywriting – Uma das profissões lucrativas que exige poder de persuasão
- Analista de Métricas
Designer de Mídias Sociais – Esse profissional é responsável pela identidade visual de redes sociais como Instagram e Youtube. Ele tem a função de criar e elaborar projetos gráficos de informação impressa e fazer a criação e comunicação visual online e offline. Apesar de não ser uma profissão muito comentada, o designer de mídias e responsável por construir a identidade e a personalidade da página.
Social Media – Atualmente está entre uma das profissões lucrativas é uma das mais conhecidas do marketing digital. Para quem não está muito inteirado, o social media tem a função de construir estrategicamente as redes sociais com foco no público-alvo através de publicações.
O social media tem como finalidade interagir com os seguidores do perfil. Sendo o principal responsável por realizar monitoramento e analisar os dados de todas as ações que são postadas na rede. Podemos dizer que 90% dos influenciadores de sucesso brasileiro contam com o acompanhamento e as estratégias de um bom social media.
Influenciador Digital – Se você tem uma conta no Instagram, YouTube ou TikTok com certeza você já sabe qual é a função desse profissional e provavelmente de alguma maneira você já foi influenciado por um. Geralmente as empresas e marcas contratam os influenciadores com objetivo de divulgar seus produtos e serviços na rede. O influenciador tem como principal função despertar o interesse do público, interagindo com os usuários promovendo engajamento para uma determinada marca. Acredito que nem preciso dizer o porquê que o influenciador digital está entre as profissões lucrativas.
Produtor de Conteúdo – O produtor tem o papel de pesquisar conteúdos interessantes com a finalidade de atingir o público alvo, além disso, o produtor precisa conhecer as plataformas onde ficam seus clientes em potencial. Esse profissional precisa ter feeling para criar conteúdos nos formatos: vídeo, áudio, imagens e textos sem nenhum tipo de distinção.
Geralmente esses profissionais atuam em sites, blogs, redes sociais e plataformas que são hit do grande público. O bom produtor é responsável por aumentar o engajamento das redes através de temas que ampliem o tráfego orgânico do site atraindo uma bela gama de leads.
Analista de Seo – O analista de Seo é também uma das profissões lucrativa. Ele é responsável pela análise e principalmente por observar e investir em estratégias que aumentem os acessos de usuários na página da marca. O analista de Seo tem como principal função monitorar e aumentar a audiência do site.
O analista de Seo precisa ter conhecimento em tráfego pelos mecanismos de buscas e fatores de ranqueamento, pois ele tem como principal objetivo fazer da página de um site uma determinada empresa ficar nas primeiras posições do Google.
Essas primeiras posições são responsáveis por gerar mais tráfego para o site o que consequentemente atrair mais leads em potencial. Afinal de contas, quanto mais tráfego tem o site, mais chances ele tem de gerar vendas.
Copywriting – O copywriting é uma profissão relativamente nova no mercado, e ela é perfeita para quem se identifica com a escrita. Cada vez mais grandes empresas vêm recrutando copywriting com o intuito de otimizar as suas vendas.
Geralmente essas empresas utilizam as copys ou textos tendo como principal finalidade a conversão de vendas. O profissional de copywriting tem o hábito de utilizar em suas copys: listas, números, prova social como comprovação, enfim tudo é válido na hora de convencer o cliente a fazer o que ele quer.
Resumindo, o copywriting é o profissional responsável por produzir textos convincentes que levem o leitor a realizar uma determinada ação, como por exemplo: comprar um curso ou algum produto.
Geralmente é possível identificar técnicas de copywriting em campanhas de tráfego pago que são otimizadas tanto pelo Google quanto pelo Instagram Ads. Você consegue identificá-las nas chamadas, que antigamente eram conhecidas como Manchetes no quase extinto jornal impresso.
Como hoje a demanda por conteúdo passa por um momento de “alta” principalmente por causa das redes sociais, copywriting é considerada hoje no mercado como uma das profissões lucrativas.
Analista de Métricas – O analista é responsável por aprofundar e buscar conhecimento mais amplo de métricas e KPIs. Ele tem como principal objetivo analisar dados de todas as plataformas da empresa, além de avaliar o acesso do site. É importante destacar que, em uma estratégia de marketing digital, o monitoramento de resultados é fundamental. O analista de métricas precisa possuir conhecimento em diferentes sistemas de monitoramento, pois essa é a forma dele sinalizar melhores indicadores de desempenho que a empresa deve investir. Essa função também está entre uma das profissões lucrativas.
Conclusão
Você conferiu neste artigo alguma das profissões lucrativas do ano, você viu também que a evolução tecnológica trouxe consigo não só mudanças no cotidiano, como também passou a criar novas oportunidades de trabalho, podemos afirmar que essa evolução acabou gerando funções que há 10 anos atrás não existiam.
O curioso é que atualmente é possível assumir qualquer um desses papéis profissionais sem necessidade de fazer uma graduação, por exemplo. A aptidão e conhecimento técnico que pode ser adquirido através de cursos, são fatores suficientemente necessários que te farão ingressar no mercado.
Obviamente foco, disciplina e um bom networking podem ser considerados ingredientes fundamentais para seguir a profissão que você mais se identifica.
E o melhor de tudo e que todas essas profissões podem ser exercidas como freela e elas são extremamente lucrativas para quem quer atuar na área de marketing digital.