Será que vale a pena vender pelo Instagram? Bom, essa é a dúvida de muita gente. Apesar de não parecer, muitos empreendedores ainda têm receio de migrar da loja física para o digital. E não é pra menos né? Vocês já repararam na infinidade de contas que surgem oferecendo produtos e serviços no Instagram diariamente? São muitas, uma infinidade…
O elevado nível da concorrência e a falta de tato de como surfar na onda do digital ainda tem feito muitos empreendedores resistirem ao modo de vendas através do Instagram. Contudo, podemos afirmar que emplacar vendas na internet pode ser considerada uma modalidade que chegou para ficar.
Afinal de contas, temos grandes exemplos como Lojas Americanas, Magazine Luiza, O Boticário que saíram do físico e são sucesso de vendas online.
Todavia, para quem está iniciando ou pretende iniciar no universo online é necessária muita pesquisa, para não acabar se perdendo na avalanche de mídias digitais que são ofertadas hoje. Pois podemos dizer que cada produto tem um perfil de plataforma e principalmente de público que é exato pra ele.
Na minha opinião, caso você ainda não tenha migrado para o online, não é estratégico iniciar o processo de vender pelo Instagram, apesar da rede social ser notoriamente um sucesso no Brasil, existem outras estratégias mais hábeis de vender o seu produto de forma mais eficaz e driblando a concorrência. Iniciar através do tráfego pago pode ser uma alternativa. E de baixo custo.
Ficou curioso? Acompanhe nosso artigo que vou te mostrar uma estratégia mais eficaz de emplacar vendas na web.
Contéudo
Por que não vale a pena vender pelo Instagram em 2024?
A concorrência e o modo de entrega estipulados pelo algoritmo são grandes empecilhos. Você já parou pra pensar na quantidade de produtos ou serviços parecidos com o seu que já foram expostos na ferramenta?
Por mais que seu produto seja único e que seu modo de vendas, seja um diferencial, o algoritmo contabiliza mesmo é quem tem mais tempo na rede e principalmente em que está disposto a investir nele através do tráfego pago com objetivo de vender pelo Instagram.
Fora isso, é necessário que você tenha 100% de certeza que seu público está ali.
5 Motivos Para Não Vender Pelo Instagram em 2024
Confira abaixo algumas desvantagens de utilizar apenas a ferramenta do Instagram com objetivo de divulgar o seu produto e emplacar vendas.
- Concorrência Desleal – Mais de 90% de Chances de Alguém oferecer produto ou serviço parecido com o seu e o algoritmo quase sempre vai dar preferência por engajar quem chegou antes de você.
- Ferramenta extremamente popular – O óbvio quase nunca é a melhor opção
- Investimento Alto – Principalmente se você não tiver um público online. Dessa forma é necessário investir em tráfego pago.
- Sistema de Suporte da Ferramenta Pouco ágil. Caso seu Instagram passe por alguma espécie de bug, é necessário esperar 24 horas para conseguir atendimento.
- Você Refém do Algoritmo – Aprender a obedecer e se conformar com atualizações do algoritmo
Vender pelo Instagram em 2024 é ruim?
Sim. Apesar de existir muitos benefícios, principalmente visuais, o Instagram não pode ser considerado uma unanimidade perfeita no que se diz respeito a modalidade de vendas online. Tanto que grande ecommerce utilizam a plataforma como uma espécie de extensão ou complemento dos seus sites de ecommerce.
Evidente que existem empresas que conseguem emplacar vendas através do Instagram, contudo uma boa parte dessas empresas possui contas antigas, ou elas têm mais de 90% do público dentro da plataforma.
Sem falar que se você optar por criar um site do zero aquele espaço é seu. Já o Instagram não.
6 Motivos Para Vender Online sem ser pelo Instagram
Não é segredo para ninguém que cada vez mais as pessoas têm optado pelo modo de compras online. Por isso, montar um ecommerce é a melhor alternativa para quem quer emplacar vendas de forma ágil.
- As pessoas passam mais de 70% do tempo delas online – É assustador mais é real
- Otimização de tempo – O alcance geográfico é surpreendente
- Excelente custo benefício – Existem plataformas como sites e rede sociais que são gratuitas e muito intuitivas
- O consumidor passou a gostar mais da praticidade do comércio digital – Apesar de estarmos em fase de adaptação, o volume de vendas no digital, segue crescendo
- Você é dono do seu tempo – Horários flexíveis
- Facilidade para acompanhar métricas – O próprio ambiente online, disponibiliza de ferramentas, onde é possível analisar taxa de conversão (CVR), ticket médio, taxa de rejeição.
Qual a Melhor Forma de Impulsionar Vendas Sem ser Pelo Instagram Online?
Com certeza é através do tráfego orgânico. Através dele é possível reforçar a sua marca (branding) e conquistar leads de acordo com o seu nicho de forma eficaz.
Hoje no Brasil fala-se muito em tráfego pago e quase nada em tráfego orgânico. Sendo que com essa modalidade de impulsionamento você pode também vender pelo Instagram reforçando a sua branding.
Para quem não conhece o tráfego orgânico, além de ajudar a emplacar vendas, ele é excelente por causa do custo benefício baixo.
Conclusão
O mundo neste exato momento está conectado, é praticamente impossível alguém não está com o celular ou um laptop na mão, agora.
Cada vez mais a tecnologia tem feito parte das nossas rotinas, seja para o lazer ou trabalho a dependência por tecnologia vem se fazendo presente em nossas vidas e isso tem mudado o comportamento de consumo das pessoas. Por isso, vender pelo Instagram ou até mesmo fora dele é uma forma inteligente de otimizar tempo e trabalhar de forma paralela sua marca, com grandes chances de monetizar.