Atualmente, cada vez mais empresas vem contratando profissionais que são especialistas em criar campanhas no Google Ads. Podemos afirmar que a ferramenta é uma excelente opção para monetizar e principalmente conquistar visibilidade para a marca.
Se você tem algum modelo de negócio online e no momento está pesquisando informações referente a plataforma, separei aqui algumas dicas cruciais que vão te ajudar a montar uma campanha de sucesso dentro do Google.
Contéudo
O que é Google Ads?
O Google Ads é uma plataforma criada pelo Google que tem a finalidade de impulsionar campanhas de forma estratégica.
Como Funciona o Google Ads?
O Google Ads, que é um aplicativo de publicidade online, tem a função de exibir anúncios pagos que aparecem nos resultados de pesquisa do Google e em outros sites através da Rede de Display do Google e do programa Google AdSense.
Ele funciona como uma espécie de outdoor virtual que tem a função de fazer anúncios e converter vendas online.
O Google Ads é gratuito?
Não. Você precisa fazer um investimento mínimo inicial para criar uma campanha de sucesso na plataforma
Qual o valor mínimo para investir no Google Ads?
Qualquer pessoa pode investir no Google Ads. O valor mínimo para investir na plataforma é de R$10.
Quanto devo investir em anúncios no Google Ads?
Se você tiver iniciando um negócio e não tiver um capital bom e disponível para investir. Eu recomendo que você inicie na plataforma colocando R$20 por dia. A quantidade de dias que deve estipular.
Com esse valor você consegue gerar pelo menos um mínimo de impressões para o seu negócio. Mas adianto que o Google não dá nenhuma garantia de vendas. Independente do valor que você investir.
6 Dicas Para Criar Campanha no Google
- Trace bem os seus objetivos
- Faça uma pesquisa de palavras-chave
- Atue com segmentação de público
- Trabalhe com Otimização das páginas de destino
- Foque em anúncios com extensões eficientes
- Acompanhe as métricas
1. Trace bem os seus objetivos
Antes de iniciar o processo de campanhas dentro do Google Ads eu recomendo que você elabore um planejamento. Podemos afirmar que traçar metas é uma forma inteligente de acabar não se perdendo.
Ah! Acredito que não preciso lembrar que essa dica serve para qualquer projeto de vida.
Voltando…
Por isso você deve definir o que você espera da sua campanha dentro do Google Ads. Gerar leads? Aumentar Vendas? Ampliar ou Melhorar o reconhecimento de marca, direcionar tráfego para o seu site. Quando você trata bem os seus objetivos, menos complicado fica para alcançar o seu destino.
2. Faça uma pesquisa de palavras-chave
Atenção! A pesquisa de palavras -chave deve ser feita com muito cuidado, pois ela é a base das campanhas de pesquisa do Google Ads. Como recurso, você pode utilizar o próprio planador de palavras-chave do Google Ads.
É através da palavra chave bem posicionada que o seu público vai chegar até o seu produto.
Uma boa dica é focar em palavras específicas de cauda longa que sempre ficam na lista das menos competitivas e mais eficientes para alcançar um público qualificado que faça parte do seu segmento.
3. Atue com segmentação de público
Atuar através de segmentação de público é uma mão na roda para quem precisa trabalhar com otimização de tempo.
Na hora de fazer campanhas no Google Ads, você pode fazer anúncios segmentados por gênero, idade, localização geográfica e atualmente por comportamento de navegação e até mesmo interesses do seu nicho.
A segmentação de público bem planejada amplia a relevância dos anúncios que você quer impulsionar, melhorando o desempenho da campanha.
Por isso você deve ter muita paciência e ficar atento aos mínimos detalhes na hora de criar a sua campanha.
4. Trabalhe com Otimização das páginas de destino
Se você quer mesmo criar uma campanha de sucesso no Google Ads é necessário internalizar que é preciso ficar atento a todos os detalhes.
Com isso, você deve sempre analisar quais são as páginas de destino que o seu anúncio está apontando. As páginas de destino precisam ser relevantes e precisam possuir qualidade, antes de serem otimizadas para conversão.
Além disso, elas devem respeitar a promessa feita no anúncio e garantir uma boa experiência para o usuário.
Por isso os textos precisam ser persuasivos, as imagens necessariamente precisam ser atraentes e recheadas de CTAs que são as chamadas para ação e os títulos precisam ser curtos e claros.
5. Foque em anúncios com extensões eficientes
Um dos seus papéis dentro do Google Ads é o de criar campanhas que chamem atenção do seu cliente com informações relevantes e que de fato venha fazer a diferença na vida dele. Busque sempre por extensões de anúncios que tenham informações como: Snippets de sites ou números de telefone, localização, além de links adicionais.
Importante lembrar que os números de telefone tem potencial para ampliar a taxa de cliques (CTR) dos anúncios criados por você.
6. Acompanhe as métricas
Como todos nós sabemos o Google Ads é uma plataforma extremamente completa e famosa também por oferecer uma extensa riqueza de dados.
Após a criação das campanhas o recomendado é utilizar essas informações para acompanhar com anda o seu desempenho dentro do Google.
O ideal é fazer isso realizando testes com abordagens diferentes utilizando alteração de palavras-chave e principalmente experimentação de anúncios com otimização das páginas de destino.
Acompanhar as métricas e realizar otimização contínua é uma das formas de melhorar o retorno do investimento a longo prazo.
Vale a pena investir no Google Ads?
Sim. Contudo é necessário atuar com profissionais qualificados que tenham experiência para elaborar, executar, monitorar e principalmente otimizar campanhas.
Conclusão
Hoje, grande parte dos empreendedores digitais têm o hábito de apostar todas as suas fichas no Google Ads. Grande parte desses profissionais fazem isso com a pretensão de gerar vendas ou ampliar o reconhecimento da sua marca.
Contudo, não são todos que alcançam o sucesso.
A verdade é que para conquistar bons resultados através da plataforma do Google Ads é necessário ter experiência para não acabar ficando no prejuízo. Pois o fator determinante para o sucesso não é o quanto você investe e sim como você investe. Existem pessoas que investem por exemplo, mil reais em uma campanha e conseguem.