Podemos afirmar que há pouco mais de uma década conseguimos passar três, quarto e até mesmo 5 horas sem nenhum acesso às redes sociais, e isso, pasmem! Não afetava em nada a nossa saúde mental.
Entretanto, hoje, para a maioria das pessoas essa história é um pouco diferente.
O uso excessivo das redes sociais vem impactando o comportamento humano, de forma positiva, proporcionando dinamismo, agilidade, produtividade, porém também existe o lado negativo, que vem gerando consequências que podem se tornar irreversíveis com ansiedade, insônia, dependência, depressão.
É complicado admitir isso, mas chegamos ao ponto de sermos dependentes do celular. Existem pessoas que não conseguem sair de casa sem ele, o aparelho móvel se tornou praticamente a extensão do próprio corpo. E sim! Apesar de não parecer, isso pode ocasionar problemas graves de saúde.
Contéudo
5 Problemas causados pelo uso excessivo das redes sociais
- Depressão
- Transtorno de Ansiedade
- Stress
- Isolamento Social
- Insônia
1. Depressão
Tida com o mal do século, segundo pesquisa da Organização Mundial de Saúde (OMS), atualmente a depressão faz parte da vida de 11 milhões de brasileiros, e o Brasil é o país com a maior prevalência desta doença na América Latina.
Podemos atribuir esse grave problema de saúde mental, a fatores como uso excessivo principalmente das redes sociais, principalmente aplicativos como Instagram, TikTok, onde a maioria das pessoas faz uma espécie de curadoria de suas vidas postando apenas o lado positivo. Viagens, festas, conquistas, o chato é que grande parte das vezes nada disso é realidade, é simplesmente pelo simples prazer de ostentar.
Não estou condenando quem faz da sua rede social uma novela apenas com capítulos bons, como o nome já diz é uma rede social, o espaço é democrático e todos podem usufruir da forma e da maneira que quiser.
Contudo, não são todas as pessoas que assimilam que a maioria das redes sociais como o Instagram, por exemplo, os influenciadores e aspirantes utilizam como uma espécie de faz de conta, onde as pessoas postam o que querem.
Essa falta de discernimento é o que faz a maioria das pessoas cair em depressão. Elas encaram as fotografias como a mais pura realidade e entram no dilema da comparação e isso as faz levar consigo sentimentos ruins como de inadequação, derrota e inferioridade com relação às suas próprias vidas.
2. Transtorno de Ansiedade
O uso excessivo das redes sociais também gera consequências para nossa saúde mental, como transtorno de ansiedade. Afinal de contas quem nunca postou uma foto e ficou esperando quantos likes ela ganharia, existe também aquele time que fica verificando de minuto em minuto as notificações. Já é comprovado cientificamente que essa dependência da luz azul é um dos principais motivadores do hormônio do stress.
3. Stress
Por falar em stress, olha ele aí, na nossa lista de problemas que afetam a nossa saúde mental.
Você que está lendo esse artigo provavelmente fica um pouco estressado (a), quando envia uma mensagem no WhatsApp e o receptor demora para responder.
Uma outra situação que podemos citar, quem nunca foi ler uma notícia ou carregar uma foto para própria rede social e a internet perdeu a conexão. Situações assim corriqueiras e que em muitos casos podemos nomear como banais, são responsáveis por ocasionar os hormônios do stress.
4. Isolamento Social
Apesar de parecer uma bobagem, considero o isolamento social um dos sintomas mais graves de problemas de saúde mental e que pode afetar de forma avassaladora o desenvolvimento principalmente das crianças.
Como já presumimos a máquina nunca vai substituir o contato e a conexão humana, somos feitos de carne e osso, precisamos sempre e muito que aconteçam trocas, uma conversa feita através por uma tela, nunca substituirá, um encontro com uma amiga no shopping em uma praça, uma brincadeira seja de rua, ou até mesmo um simples carteado, cercado por muitas pessoas, nunca poderá substituir brincadeiras online.
As pessoas precisam internalizar que as redes sociais existem como uma espécie de suporte, operação tapa-buraco e que elas raras vezes devem ser substituídas pela interação ou contato humano. As conexões significativas precisam existir para que haja desenvolvimento.
5. Insônia
Podemos afirmar que atualmente a maioria das pessoas tem o péssimo hábito de dormir com o celular no quarto, próximo à cabeceira. E essa simples ação faz com que a gente não perceba que aquele momento não é uma hora boa para usar o celular.
Afinal de contas, quem nunca ficou rolando o feed do Instagram ou do TikTok, ou simplesmente engatou uma conversa com uma amiga e quando se deu conta já tinha passado e muito da hora de dormir?
A luz azul do celular gera estímulos que provocam transtorno do sono, podendo ocasionar no uso excessivo de aparelhos eletrônicos, como tablet ou celular. Esse excesso de estímulo contribui muito com a dependência excessiva das redes sociais afetando a saúde mental. O ideal na hora de dormir é manter o celular desligado e fora do quarto.
Conclusão
Rede social, ter ou não ter? Acredito que da forma como o mundo está desenhando hoje, não seria interessante para a maioria das pessoas não ter uma rede social.
Quando utilizada de forma saudável, sem ser de maneira excessiva, as redes sociais podem trazer fatores extremamente positivos, principalmente com relação à saúde.
Um exemplo disso é que podemos encontrar profissionais competentes como médicos, cientistas, e psicólogos que estão ali para prestar informação de qualidade e fazem parte dela e podem contribuir muito com a nossa saúde mental.
O questionamento que foi levantado aqui é o uso excessivo, principalmente em aplicativos como TikTok e Instagram. Existe uma pesquisa Global feita pelo site We em parceria com o Hootsuite que relata que o brasileiro passa em média 3 horas por dia em uma rede social, o que corresponde a pouco mais de 15 horas dentro de uma média mensal.
Até aí, tudo bem. Mas o fato é: Como estão sendo utilizadas essas 3 horas? Trabalho? Pesquisa? Estudo? Provavelmente não seja esse o caso, acredito que se fosse, não teríamos um número tão expressivo de pessoas ansiosas dentro do nosso território.
Com isso acho super válido avaliar até que ponto o uso excessivo das redes sociais de forma irresponsável pode afetar a nossa saúde mental.