Quem imaginaria que o Instagram viria com a versão sem filtros em 2025?
Mas calma! Nem tudo está perdido.
A decisão que veio por parte da empresa Meta, parece não ser definitiva, promovendo a extinção completa de todos os filtros.
Os filtros do Instagram que não vão mais aparecer na configuração do aplicativo, são aqueles que foram criados por terceiros. Ou seja, usuários da plataforma, influenciadores digitais.
Contudo, não podemos negar que essa novidade pegou muita gente de surpresa, principalmente os viciados em Instagram que têm o hábito de fazer postagens frequentes e os que utilizam o aplicativo como uma fonte de renda.
A empresa Meta alegou que o fim da Meta Spark, plataforma responsável por criar efeitos para Instagram Facebook e Messenger, aconteceu, por acreditar que a empresa deve priorizar os produtos que estão alinhados com a sua própria missão empresarial, pois dessa forma ela conseguirá atender de forma mais satisfatória os seus clientes.
Contéudo
Quando os filtros Instagram irão acabar?
A previsão é que os filtros acabem no dia 14 de janeiro de 2025. A partir desse dia os usuários não conseguirão mais acessar suas contas do Meta Spark e os filtros serão removidos da interface do Facebook, Messenger e Instagram.
Por que o Filtros Instagram vão acabar?
Porque a empresa Meta acredita que deve priorizar os produtos que estão alinhados com a sua própria missão empresarial. A Meta ainda afirma que essa é uma forma de atender melhor os seus clientes.
Quem faz Filtros Instagram ganha dinheiro?
Sim. Muitos profissionais que atuam na área de marketing digital e tecnologia aproveitam para faturar uma renda extra com filtros do Instagram.
Segundo informações do portal Correio24horas, um influenciador chega a faturar até 4 mil reais por filtro. Tudo depende da complexidade.
Como Fazer Filtros Instagram?
Para fazer Filtro Instagram basta instalar o software gratuito Spark Ar Studio que é fornecido pela Meta e atualmente está disponível para Mac e Windows.
A partir daí você cria um projeto, exporta o filtro criado e executa suas configurações na rede social. A partir daí é só a utilizar nos Stories e engajar com o público.
5 Mudanças Provocadas Fim dos Filtros Instagram
1. Pouco alcance para quem atua através da ferramenta.
2. Muito Menos chance de monetização
3. Diminuição das possibilidades de trabalhar o reconhecimento de uma marca.
4. Possível engessamento da plataforma
1. Pouco alcance para quem atua através da ferramenta
Podemos afirmar que a notícia que envolve o fim dos filtros do Instagram em 2025, não foi vista como um ponto positivo através do ponto de vista de muitos profissionais que atuam como social media, cuidado da rede de algum influenciador. Já que essa decisão da empresa Meta, implica no alcance de menos seguidores para a plataforma.
2. Muito Menos chance de monetização
Os influenciadores digitais e até mesmo pessoas comuns que criaram e possuem filtro Instagram, monetizaram criando e vendendo filtros customizados. O preço dos filtros variava de acordo com a complexidade do produto.
Muitos criadores, aproveitavam desse recurso para criar filtros exclusivos e super criativos e esses profissionais ainda instigam o público a testar suas criações e compartilhar com os seus próprios seguidores.
Essa é uma excelente estratégia para ampliar o alcance da marca e gerar o user-generated content (UGC) que é uma tática onde os próprios clientes impulsionam a marca.
Uma outra alternativa de monetizar com filtros do Instagram é através do programa de afiliados, onde o criador passa a receber comissionamento por cada filtro que é baixado.
3. Diminuição das possibilidades de trabalhar o reconhecimento de uma marca
Esse é um outro ponto não tão positivo, para notícia Instagram sem filtros 2025. Explicando de forma mais detalhada, quando um influenciador impulsionava o seu próprio filtro em mais de 85% das vezes, esse filtro tinha o seu nome, ou nome da marca.
Um belo exemplo disso é da modelo e empresária Yasmin Brunet, que teve criou um filtro Instagram com uma boa aceitação do público. A partir desse ponto positivo a modelo conseguiu trabalhar o reconhecimento da sua marca. Quem baixava o filtro e ainda não sabia quem era Yasmin, passava a conhecê-la por causa dessa estratégia.
4. Possível engessamento da plataforma
Uma outra situação muito comentada na perspectiva do Instagram sem filtros 2025, é sobre o engessamento da plataforma. Sim, como ficará o aplicativo a partir de janeiro de 2020? Só terá a cara da Meta? Atenderá apenas as perspectivas da empresa? Será que o Instagram deve ser tratado realmente como uma ferramenta amplamente corporativa?
10 Melhores Filtros Instagram Stories
Se você ama gerar conteúdo no Instagram e está um pouco cansada de usar os filtros populares do aplicativo. Segue abaixo alguns modelos super interessantes.
- Filtro de Paris
- Filtro Retrô
- Filtro Kodak
- Moods
- Filtro de desenho animado
- Sobreposições de cor e luz
- Filtro bronzeador
- Efeitos KiraKira
- Efeito do dia das Bruxas
- Filtro de orgulho
Os 10 modelos citados acima podem ser baixados através do aplicativo YouCam Perfect, nele é possível encontrar vários efeitos gratuitos para personalizar ao nosso gosto.
6 Motivos Para Filtro Instagram não Aparecer no meu celular
- Incompatibilidade de formato
- Celular antigo
- Filtros em mídias carregadas
- Efeitos removidos
- Aplicativo do Instagram desatualizado
- Instabilidade no Instagram
1. Incompatibilidade de formato: Importante deixar claro que efeitos dos Reels do Instagram podem não funcionar em fotos estáticas. O mesmo acontece com filtros para fotos do story podem ser incompatíveis com vídeos.
2. Celular antigo: Aparelho celular antigo, geralmente não suporta recursos como giroscópio e sensores de movimento que são usados em alguns efeitos do Instagram.
3. Filtros em mídias carregadas: Para quem não sabe é importante frisar que o Instagram limita os filtros em mídias carregadas e pode fazer com que não apareça todos os efeitos disponíveis no carrossel.
4. Efeitos removidos: Fique ligado! Pois o efeito excluído do Instagram pelo dono não poderá mais ser usado pelos usuários da plataforma.
5. App do Instagram desatualizado: Muitas pessoas não sabem mais, uma versão desatualizada do Instagram pode não suportar filtros e outras funcionalidades que foram lançadas posteriormente;
6. Instabilidade do Instagram: É muito comum que funcionalidades do Instagram como Stories, DMs, curtidas e efeitos deixem de funcionar quando os servidores da rede social estiverem instáveis.
Conclusão
Enfim, muita gente que vive do marketing digital vem levantando questionamentos no que diz respeito ao fim dos filtros Instagram. Explicando de forma mais detalhada, os filtros contribuíam de forma mais intuitiva para o alcance de um público maior para o perfil daquela página.
Gerando visibilidade de marca para o influenciador e renda extra para o profissional de tecnologia.
Não é segredo para ninguém que muitos influenciadores digitais não receberam essa notícia de forma positiva, pois muitos desses profissionais utilizavam o recurso do Filtro Instagram como estratégia para impulsionar a sua própria marca.
Com isso, diante desse novo cenário que será criado em 2025, muitos profissionais de marketing digital e principalmente os que atuam com foco em gerar conteúdo estão buscando e reformulando estratégias com objetivo de gerar novas alternativas para conseguir prospectar uma nova captação de público sem ser através dos Filtros Instagram.