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Crianças: 10 estratégias de e-commerce para aumentar suas vendas no dia das crianças

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  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:5 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:22 minutos de leitura

Atualmente, o dia das crianças é uma das datas comemorativas do ano em que empreendedores digitais utilizam estratégias de e commerce com intuito de dobrar o faturamento. 

E esse efeito positivo para vendas, não se estende apenas a loja virtual, muitas lojas físicas aproveitam do clima que deixa o coração de qualquer papai e mamãe super maleável  para gerar promoções, renovar o estoque e apostar em publicidades que enchem os olhos principalmente dos pais.

Afinal de contas, qual é o pai que vai resistir a um pedido carinhoso de um filho? Ainda mais quando esse pedido vem em um dia tão especial, não é mesmo?

Apesar de vivermos um momento econômico não tão favorável é fato de que muitos pais, mães, tios, avós e até parentes mais próximos não abrem mão de presentear a criança nem que seja só com uma lembrancinha.

Um fato curioso com relação ao dia das crianças é que nos últimos anos, cada vez mais pessoas estão optando por comprar presentes com antecedência através dos sites de ecommerce.

E esse movimento vem mantendo uma certa constância, por causa da otimização de tempo e principalmente por causa dos preços convidativos.

Se você é relativamente novo dentro do contexto do marketing digital e não entende muito bem o que é, e como funciona o  e-commerce, separei abaixo uma explicação sucinta e que irá te ajudar a entender um pouco melhor sobre o assunto.

O que é e como funcionam as estratégias de e commerce?

O e-commerce ou em bom portugues comércio eletrônico,  é um modelo de negócio caracterizado por venda de produtos e serviços através da internet. Toda transação acontece de forma online, desde a seleção do produto dentro do site passando pela forma de pagamento sendo finalizado na parte de entrega.

Vantagens de comprar em um e-commerce?

Carrinho de mercado para ecommerce

Um dos pontos positivos de adquirir produtos através de e-commerce  é que você otimiza tempo, sem ter a necessidade de ficar horas batendo perna pelos shoppings e grandes centros comerciais à procura de um presente.

Importante frisar que toda compra pode ser feita na comodidade da sua casa ou do ambiente que você tiver através do notebook ou celular.

Porque o empreendedor deve investir em estratégias de e commerce?

Ponto positivo de você montar e antes montar estratégias de e-commerce é que você acaba poupando alguns investimentos que seriam necessários serem feitos  em uma loja física. Como por exemplo: Aluguel, contratação de funcionários via CLT, entre outros impostos e taxas que estão embutidos em um espaço físico.

Movimentar vendas online através de e-commerce é algo mais prático e acessível a qualquer pessoa que tenha o mínimo de marketing digital. Para montar a loja online só é necessário ter custo com domínio, hospedagem, além do investimento para criar o site, fora o estoque.  

10 Estratégias de E commerce Para o dia das Crianças

  1. Mapei as suas vendas
  2. Selecione data com antecedência para realizar negociações 
  3. Priorize o Prazo de entrega
  4. Treine a sua equipe
  5. Esteja preparado para devoluções e trocas
  6. Realize promoções
  7. Oferece descontos progressivos 
  8. Invista em anúncios coloridos e criativos
  9. Seja flexível com relação às formas de pagamento
  10. Invista em parcerias com influenciadores

1, Mapei as suas vendas

Ao mapear as vendas, você consegue entender melhor quais são os produtos que mais estão em evidência e principalmente tendo aceitação do seu público no seu e-commerce. 

Depois de realizar esse passo, com o intuito de facilitar a sua logística é só utilizar estratégias de e commerce para identificar quais produtos ganharão um reforço nos pedidos. Óbvio que por ser dia das crianças, sua loja virtual terá alguns itens com muito  mais procura e que merecem uma maior atenção.

2. Selecione data com antecedência para realizar negociações 

Como todos nós já sabemos, o dia das crianças acontece em 12 de outubro. A partir dessa informação, o correto é você entrar em contato com os seus fornecedores, pelo menos 2 ou 3 meses antes. 

Dessa forma, você consegue ter um custo de compra menor garantindo uma excelente vantagem na sua margem de lucro.

3. Priorize o Prazo de entrega

Priorizar o prazo de entrega envolve basicamente também a fase de planejamento. Por isso, determine uma data limite das vendas, fazendo com que a mercadoria chegue ao cliente antes do feriado que é o  dia das Crianças.

4. Treine a sua equipe

Com a demanda nesse período geralmente alta, você deve treinar a sua equipe de atendimento. Mantenha o foco em explicar sobre os produtos do estoque e instigue e aceite ideias dos seus colaboradores. 

Para sua equipe está feliz você, como um bom empreendedor digital, precisa transmitir confiança. Acredite, essa postura os deixará felizes, principalmente por eles estarem fazendo parte da construção das estratégias de e commerce.

5. Esteja preparado para devoluções e trocas

Esta etapa não tem jeito, mas infelizmente ou felizmente ela existe e geralmente gera muita dor de cabeça para o empreendedor digital, portanto, deixe em evidência os prazos e as regras da sua política de devolução e trocas. Proteja seu e-commerce de todas as situações  possíveis com intuito de garantir uma boa reputação da sua loja virtual.

6. Realize promoções

É correto afirmar que as promoções são praticamente a chave do sucesso de qualquer loja que  utiliza esse recurso para fisgar o seu público.  Afinal de contas, as “promoções” podem ser consideradas  uma das  estratégias de e commerce. 

Por isso, crie promoções atraentes com preços convidativos. Uma boa dica é oferecer descontos especiais progressivos, tipo compre 3 peças e pague apenas 2. Já é mais do que comprovado também que o Frete Grátis é um grande gerador e impulsionador de vendas.

Principalmente por causa da extensão territorial do Brasil, existem compras virtuais que acabam não compensando para o consumidor por causa do valor do frete. Agora, é evidente que se você for optar por esse desconto, é necessário que exista um cálculo específico para que você não acabe saindo no prejuízo.

Ah! É super válido pensar fora da caixa…

Se você quer fisgar o seu cliente para o topo do funil de forma certeira, a dica é promover uma campanha com um título convidativo, exemplo:   “Semana da Diversão”. 

Ao decorrer desse período  especial, manteremos o  foco em garantir uma  experiência interativa no site. A partir daí, basta  oferecer vídeos que estejam relacionados com o tema “dia das crianças”. 

Podemos dizer que também é  super válido ter como uma das estratégias de e commerce  trazer para o seu site demonstrativos de brinquedos que estão em alta,  tutoriais de jogos  infantis online. Nesta ação você gera conexão ao fazer com que as crianças  experimentem os produtos de forma digital.

7. Oferece descontos progressivos 

Frisei os descontos progressivos, no tópico 6 onde mencionei sobre promoções. Mas como já foi explicado aqui, o país vive um momento econômico delicado e o fato é que muitos brasileiros não estão podendo investir muito. 

Entretanto, a oportunidade de descontos progressivos ou até mesmo possíveis promoções são vistos como gatilhos de oportunidade para quem precisa presentear mais de uma criança.

8. Invista em anúncios coloridos e criativos

Crianças fazendo compras em mercado

O Dia das Crianças nos pede cores e muitos consumidores são atraídos por campanhas alegres e carregadas de chamadas convidativas. Frases de efeito, como por exemplo: “Não perca! Só aqui 10%”  ou “Ajuda no Desenvolvimento do seu Filho” são super convidativas, entretanto, cuidado! Certifique-se de que as frases realmente fazem parte do contexto apresentado pelo produto.

9. Seja flexível com relação às formas de pagamento

Agora que você conquistou o cliente o próximo passo é ter um e-commerce extremamente flexível com relação às opções de pagamento. Por isso, além de ter como opção o pagamento em crédito através de todas as bandeiras, hoje é necessário que você disponibilize também o pagamento via pix. 

Acredito que nem preciso comentar que a opção Menu, com toda transação de pagamento do seu site, deve passar segurança  na hora da compra. Muitos usuários que optam por realizar compras online nos e commerces, acabam abandonando os carrinhos, justamente porque algumas lojas não transmitem credibilidade.

10. Invista em parcerias com influenciadores

Não é segredo para ninguém que muitas lojas utilizam como uma das estratégias de e commerce o recurso de contratar influenciadores para divulgar os seus produtos e serviços. 

E todo esse movimento acontece porque nos dias atuais, praticamente todos os brasileiros que possuem um aparelho móvel, tem alguma conta ativa em alguma rede social. Seja Instagram, Tik Tok, Kawai, Youtube ou até mesmo Facebook, o fato é que nós amamos e somos usuários assíduos das redes.

Eu afirmaria que é uma estratégia super inteligente contratar influenciadores que tenham ligação com o seu nicho para divulgar os produtos e promoções do seu site de ecommerce.

Com a democratização das redes sociais e com a profissão de digital influencer estando super em alta é possível contratar profissionais que cobrem preços acessíveis, principalmente quando tratamos de Instagram.

5 Lojas Online Que Utilizam  Estratégias de e commerce Para Vendas no dia das Crianças 

Mãe comprando presente com criança

Segue uma lista com cinco dos maiores e commerces e marcas do Brasil. Essas são umas das empresas que mais faturam no dia das crianças.

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar essa palavra, o marketplace tem haver com um conceito de vendas online mais coletivo. As plataformas de marketplace, lojas de diversos segmentos  anunciam produtos variados, dando ao cliente uma variedade de opções.

Qual é a diferença entre marketplace e e commerce?

Como foi dito no parágrafo anterior o marketplace tem um conceito de vendas mais coletivo. Explicando de forma simplificada é quando qualquer empreendedor digital pode anunciar o seu produto naquele espaço/ site. Já o site e a exposição de diferentes mercadorias ou produtos de um único empreendedor digital

Como Criar estratégias de e Commerce do Zero?

Como Criar estratégias de e Commerce do Zero

Segue abaixo os 7 principais passos que você deve seguir caso decida criar o seu e-commerce.

  • Selecione um nicho de mercado que combine com você
  • Estude o comportamento do seu público.
  • Estude e regularize sua empresa..
  • Faça o registro do seu domínio em plataforma confiável
  • Selecione sua plataforma de e-commerce.
  • Pesquise os melhores fornecedores.
  • Faça um bom planejamento de estoque.

Para criar um e-commerce do zero você precisa de um profissional de marketing ou tecnologia que entenda da plataforma ou você pode simplesmente se aventurar e pesquisar sobre empresas que disponibilizam modelos de layouts que já vem praticamente prontos. 

Podemos citar como exemplo: A Nuvemshop que é uma empresa super séria que vem ajudando vários empreendedores digitais a impulsionar os seus negócios. Além dela, é possível encontrar outras no mercado.

O que estratégias de e commerce mais vende no dia das crianças?

Segundo informações da empresa Social Miner junto com a empresa de pesquisa Opinion Box feita em 2020:

  1. Primeira Opcao: Brinquedos – 58%
  2. Segunda Opcao: Roupas – 35%
  3. Terceira Opção: Bonecas e Bonecos temáticos – 30%
  4. Quarta Opção: Jogos de Videogame – 23%
  5. Quinta Opção: Jogos de Tabuleiro- 22%
  6. Sexta Opção: Calçados – 20%

Apesar de não estar encabeçando a nossa lista, produtos eletrônicos como  tablets, videogames, notebooks e até mesmo celulares são itens que também fazem parte da lista das crianças.

6 Vantagens de uma empresa utilizar Ferramenta como estratégias de e commerce

Eu me atreveria a dizer que as lojas de ecommerce não são só o presente como o futuro do ambiente digital, devido às suas inúmeras comodidades. Segue abaixo algumas que merecem ser citadas.

  • Você com uma loja aberta 24 horas – sem custo adicional
  • Chances de conquistar um público maior em pouco tempo
  • É possível realizar atendimento ao cliente em qualquer lugar do mundo
  • Excelente custo benefício
  • Você pode acompanhar evolução da vendas
  • Divulgação de forma prática e ágil

4 Dicas Para Impulsionar o suas estratégias de  e commerce

  • Direcione sua loja digital para as redes sociais da sua empresa
  • Utilize técnicas de SEO no seu e commerce
  • Aposte em remarketing 
  • Gere conteúdos nas redes sociais

Direcione sua loja digital para as redes sociais da sua empresa

Seguir esse passo é muito importante principalmente porque muitas pessoas que acessam a internet passam a ter o seu primeiro contato com as lojas de e commerce através de campanhas que são realizadas nas redes sociais. 

Utilize técnicas de SEO no seu e commerce

Utilizar técnicas de SEO ( Search Engine Optimization) que traduzem para o portugues significa otimização de mecanismos de busca é uma excelente estratégia para se manter no topo de pesquisas do Google. Muitos profissionais que atuam como estrategista digital têm o hábito de associar essa tática com o tráfego pago e orgânico.

Aposte em remarketing 

Os profissionais veteranos que atuam na área de marketing digital têm o hábito de realizar o bom e velho remarketing. Através dele é possível ampliar o engajamento com os clientes, aumentando a taxa de conversão do e-commerce da empresa. Dessa forma existe mais possibilidades do cliente que já visitou sua página e fez comparações em outros sites, escolher um produto da sua loja virtual.

Gere conteúdos nas redes sociais

redes sociais

Você deve apostar pesado nas técnicas que envolvem o marketing de conteúdo e também fazer um planejamento que direcione os produtos do seu site para as redes sociais. Uma dica interessante para gerar muito mais vendas no seu e-commerce, é selecionar os produtos que você quer impulsionar e a partir daí criar campanhas com Chamadas Para Ação. 

Essa é uma alternativa super inteligente para ampliar o engajamento e divulgar o seu produto ao mesmo tempo.

Ah! Mais atenção, antes de selecionar o produto é super válido você conferir qual é a disponibilidade dele no estoque. Afinal de contas, seu e-commerce tem uma reputação a zelar. 

Conclusão

Criar promoções temáticas, fazer ofertas com kit e combos e criar experiências de compras interativas para  os clientes, são os principais recursos que os empreendedores visionários, que possuem estratégias de e commerce,  utilizam para atrair os clientes.

Hoje com a grande quantidade de marketplaces que existem, qualquer diferencial para atrair o público é super válido, principalmente quando o principal objetivo é tentar finalizar uma venda.

Com isso, além de criar promoções, uma dica super válida é gerar conexão com o seu público através das redes sociais. Como a temática principal do nosso artigo é o dia das crianças, um ponto crucial é realizar pesquisas com o intuito de saber o que está fazendo a cabeça da garotada no momento. Afinal de contas, desde a nossa própria infância sempre tem algum produto que acaba caindo no gosto popular nessa época.
E aí? Gostou do artigo? Clique aqui e confira na íntegra se vale a pena investir em estratégias de commerce.

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