Aplicar estratégias de SEO que envolvem os links dofollow e nofollow pode ser considerado um dos pontos cruciais para as empresas que querem alcançar as primeiras posições do ranking do Google.
Principalmente porque ambos os links são usados como tática por muitas Agências de Marketing que focam nessa estratégia com intuito de aumentar a autoridade, agilizando assim o processo de ranqueamento.
Além disso, dentro da estratégia de SEO, os links do follow e nofollow influenciam muito a maneira como o Google e outros buscadores rastreiam e atribuem valor aquele site ou produto que está para ser ranqueado.
O fato é que saber utilizar os links na hora e no momento correto pode alavancar resultados extremamente positivos dentro da sua plataforma, reforçando a branding do produto ou serviço, obtendo assim, muito mais chances de ampliar o leque de vendas.
Entretanto, por se tratar se uma estratégia que requer tempo e bastante atenção, o recurso faz com que muitos profissionais que atuam com marketing digital ainda acreditem que aplicar os links dofollow e nofollow pode ser considerado uma missão um tanto quanto complexa. Já que é necessário ter um pouco de sagacidade e experiência para conseguir montar uma estratégia que alcance resultados duradouros.
Contudo, você vai ver aqui neste artigo, como e quando é o melhor momento de utilizar a estratégia de tráfego orgânico que envolve os links dofollow e nofollow.
Contéudo
- 1 O que é link dofollow?
- 2 O que é link nofollow?
- 3 O que é link juice?
- 4 Por que o Link Juice é importante?
- 5 3 Principais Características do link dofollow
- 6 3 Principais Características do link nofollow
- 7 Quando devo usar o link dofollow?
- 8 Quando devo usar o link nofollow?
- 9 Como saber se o link é nofollow ou dofollow?
O que é link dofollow?
O dofollow é um link que permite que os motores de busca, como o Google, sigam o link e transfiram “link juice” ou autoridade para a página de destino. O seu principal papel é ajudar a melhorar o SEO da página de destino ao sinalizar para os buscadores que essa página é relevante e confiável, o que pode contribuir para um melhor ranqueamento nos resultados de pesquisa.
O que é link nofollow?
Já o nofollow tem a função de instruir o Google, a não seguir link nem transferir “link juice” ou autoridade para a página de destino. Ou seja, em termos de SEO, o link não contribui diretamente para melhorar o ranqueamento da página de destino nos resultados de busca.
O que é link juice?
O Link juice é um termo muito popular entre os profissionais de SEO ele é utilizado para descrever a autoridade que um link passa de uma página para outra. Essa “autoridade” indica que a página é confiável, fazendo os motores de busca como o Google utilizam isso para avaliar a relevância e importância de páginas na internet. Quanto mais link juice uma página recebe, maior a chance de ela se classificar bem nos resultados de pesquisa.
Por que o Link Juice é importante?
O link juice é importante porque ele ajuda a melhorar a posição de uma página dentro do Google, uma vez que páginas que recebem mais links (e de fontes mais confiáveis) geralmente são vistas como mais relevantes e confiáveis.
3 Principais Características do link dofollow
- Responsável por transferir parte da autoridade do site para o site de destino.
- Impulsiona o SEO da página de destino assim que recebe os links do follow de sites de alta autoridade, a página de destino pode apresentar ranqueamento positivo nos resultados de busca.
- Ele é o padrão: A menos que um link seja explicitamente marcado como nofollow, ele geralmente é considerado dofollow.
3 Principais Características do link nofollow
- Não tem a função de transmitir autoridade – Ou seja, o link nofollow não ajuda a aumentar a autoridade ou relevância da página de destino
- Evita associação direta: esse modelo de link é usado quando você deseja referenciar uma página, mas não quer que ela receba benefícios de SEO do seu site.
- Geralmente é utilizado em links pagos e conteúdo gerado por usuários: É utilizado para links de anúncios, links patrocinados, comentários e fóruns para evitar manipulações de SEO.
Quando devo usar o link dofollow?
- Quando o conteúdo for relevante e confiável utilize o link dofollow para links que apontam para páginas ou sites com conteúdos de qualidade e autoridade, que complementam e enriquecem o seu conteúdo.
- Através de parcerias e colaborações quando você está linkando para parceiros, recomendações ou páginas com as quais quer estabelecer uma associação positiva, dofollow ajuda a passar autoridade.
- Nos Links internos: sempre use dofollow no seu próprio site, pois isso distribui a autoridade entre suas páginas e melhora a estrutura de SEO interna.
- Nas fontes de referência quando você citar uma fonte confiável para sustentar seu conteúdo, um link dofollow pode reforçar a credibilidade.
Quando devo usar o link nofollow?
- Através de conteúdo gerado por usuários principalmente em seções onde os usuários podem inserir links, como em comentários de sites, blogs, fóruns ou avaliações, é recomendável utilizar o nofollow com objetivo de evitar spam e evitar também que o site seja associado a conteúdo irrelevante ou de baixa qualidade.
- Nos links patrocinados e anúncios: Qualquer link que seja pago (como anúncios ou links de conteúdo patrocinado) deve ser no follow para estar em conformidade com as diretrizes dos mecanismos de busca e evitar penalizações.
- Aproveite os sites externos de baixa autoridade: Se você precisa linkar para uma página de baixa autoridade ou cujo conteúdo você não pode garantir, é melhor usar nofollow para evitar riscos de SEO.
- Em parcerias não relacionadas ao SEO: Caso você tenha links para parceiros ou fornecedores com os quais não deseja compartilhar autoridade, use nofollow.
Como saber se o link é nofollow ou dofollow?
Para checar se um link realmente é dofollow e nofollow, você pode inspecionar o código HTML da página. Separei abaixo como funciona todo o processo de verificação.
1. Primeiro: Inspecione o código da página:
- Clique com o botão direito sobre o link que deseja verificar e selecione “Inspecionar” (no Google Chrome, Firefox e na maioria dos navegadores).
- Isso abrirá o painel de ferramentas de desenvolvedor, mostrando o código HTML da página.
2. Segundo: Verifique o atributo rel do link:
Procure pelo link em questão no código. Você verá algo assim:
html
Copiar código
<a href=”https://www.exemplo.com” rel=”nofollow”>Texto do Link</a>
- Se o link tem o atributo rel=”nofollow”, ele é nofollow.
- Se não há o atributo rel=”nofollow” (ou qualquer outro atributo rel), o link é dofollow por padrão.
3. Terceiro: Extensões e ferramentas:
Muitas pessoas até mesmo que atuma com Seo, ainda se atrapalha com isso, mas existem várias extensões de navegador que podem ajudar a identificar automaticamente links nofollow e dofollow em uma página, destacando-os com cores diferentes:
- NoFollow (para Chrome): essa extensão destaca links nofollow em vermelho.
- SEOquake e MozBar: essas ferramentas de SEO mostram o tipo de link, além de outras métricas de SEO.
Esses são os métodos que facilitam a identificação rápida do tipo de link em qualquer página, seja para análise de SEO ou validação de links externos.
Conclusão
Você viu aqui que é possível utilizar estratégias de SEO com o único e simples objetivo de otimizar o link juice, que consequentemente aumenta a visibilidade e a autoridade de páginas específicas.
Explicado de forma mais simples, a estratégia de utilizar links dofollow e nofollow consiste em aplicar uma combinação de links internos e externos de forma estratégica para um determinado site.
Essa prática além de trazer resultados positivos de ranqueamento também pode aumentar o alcance e autoridade de uma determinada empresa com chances de provocar a impulsão de vendas.