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Feed Instagram: 7 Dicas Para Você Organizar Melhor Perfil Profissional

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:5 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:21 minutos de leitura

Hoje o Instagram é visto por mais de 82% dos brasileiros como uma grande vitrine capaz de realizar a impulsão de negócios. Por isso, é correto afirmar que  ter o Feed Instagram organizado de forma estratégica é uma maneira inteligente de alcançar uma maior visibilidade dentro da plataforma.

Tendo essa estratégia como um dos recursos, que serve para atrair novos seguidores que tem vasto potencial para se tornarem possíveis  leads ou clientes que compraram seu produto ou serviço.

Todavia, nem tudo é tão fácil quanto aparenta ser.

Como o Instagram é uma plataforma mega intuitiva, muitos usuários ainda  acreditam que montar um negócio dentro da rede social  é algo simples. Basta colocar fotos bonitas no feed, aparecer com frequência nos stories e ir fazendo postagens diárias.

Entretanto, com a quantidade de contas profissionais que são criadas diariamente existe mais de 95% de chances de alguém já ter um modelo de negócio parecido com o seu. Com isso podemos concluir que  para chegar a ascensão profissional dentro da rede social  é necessário seguir uma série de estratégias.

Se você faz parte do time que tem uma conta no Instagram e andou percebendo uma certa estagnação na rede por causa das mudanças do algoritmo, sugiro que leia esse artigo até o final, pois aqui vou abordar algumas dicas cruciais que vão te ajudar a se posicionar melhor no mercado digital

O que é feed Instagram?

Podemos afirmar que o “feed do Instagram” é a seção principal que fica no aplicativo, onde você tem acesso a  postagens feitas por contas que você segue. 

Esse espaço é uma sequência de fotos, vídeos e carrosséis (várias imagens ou vídeos em uma única postagem) que aparecem em ordem cronológica ou com base em um algoritmo que prioriza postagens relevantes para o usuário.

Dentro do feed Instagram estão postagens de pessoas que você segue, anúncios e sugestões de perfis. É correto afirmar que essa é a parte mais acessada do Instagram, onde você pode conferir as principais atualizações e conteúdos novos..

Porque organizar o Feed Instagram?

Manter o feed Instagram organizado é uma tarefa crucial para as pessoas que têm uma conta profissional com objetivo de vender produto ou serviço e também para os influenciadores. 

Quando você coloca o foco em manter o feed organizado automaticamente a sua rede social tem mais chances de melhorar o engajamento atraindo muito  mais seguidores.

Ou seja, manter a “casa arrumada” ou feed é uma forma estratégica de fortalecer a branding, ampliando o alcance e principalmente o engajamento do seu perfil profissional.

5 Vantagens de Organizar o Feed Instagram

  1. Impressão Profissional  
  2. Identidade Visual
  3. Ampliação do Engajamento
  4. Aproximação do público alvo
  5. Muito Mais Seguidores

1. Impressão Profissional

Pessoa passando uma boa impressão

Acredito que podemos comparar o Instagram a uma casa, quase ninguém aprova ou gosta de bagunça, não é mesmo? Por exemplo, se você é um advogado e quer se posicionar dentro do Instagram de forma estratégica e o seu foco é na área de família. 

É mais do que necessário que você utilize a estratégia de marketing de conteúdo para trabalhar esse tema dentro do seu feed Instagram. Não é recomendado que você intercale postagens com tema: tributos ou com foco na área penal, isso pode confundir o seu possível cliente e principalmente o algoritmo do Instagram. 

Quanto mais clara e objetiva for o conteúdo da sua rede social, mais chances você terá de impulsionar o seu Instagram, causando uma boa impressão profissional. 

Importante internalizar e não esquecer aquele ditado de que a primeira impressão é a que fica.

2. Identidade Visual

Acho que não preciso nem comentar que a identidade visual é um dos pontos primordiais mais relevantes  para marcas e influenciadores. 

E isso acontece porque é ela que vai determinar se o público vai ficar ou não na sua página..

Uma boa dica é  seguir uma paleta de cores, um estilo de edição ou um tema específico,  dessa forma você personaliza o seu perfil tornando ele facilmente associado a você ou à sua marca.

3. Ampliação do Engajamento

Agora que já falamos de impressões profissionais e identidade visual é hora de focar na ampliação do engajamento. Afinal de contas,  um feed bem planejado, principalmente com a estratégia de marketing de conteúdo,  tem potencial para incentivar  seguidores a interagir cada vez mais com as  suas postagens. 

Dessa forma você consegue aumentar de forma orgânica as  curtidas, comentários e compartilhamentos. Opte por postagens que você acredite que vá gerar conexão com o seu conteúdo. Uma boa opção é você se questionar os principais tópicos que as pessoas mais querem saber.

4. Aproximação do público alvo

Manter um feed Instagram organizado e com conteúdos que gerem conexão com o seu usuário é uma forma de gerar aproximação com os seus seguidores. Internalize que quanto mais prático e informativo for o seu Instagram, mais chances você tem de fazer com que os seus seguidores retornem ao seu perfil.

Um outro ponto que acho interessante abordar é que você sempre está interagindo sempre aos comentários da sua página. Tanto na parte externa quanto no direct. Esse movimento faz com que seu público se conecte mais ainda contigo e se sinta importante.

5. Muito Mais Seguidores

Seguir os quatro primeiros passos que listei aqui no tópico deste artigo, fará com que você atraia muito mais seguidores, que no final das contas é o principal objetivo dos usuários que utilizam o Instagram de forma profissional.

E o bom é que manter o feed Instagram organizado de forma estratégica, fará com que você conquiste no seu perfil seguidores engajados com o seu conteúdo.

7 Dicas Para Organizar o feed

  • Escolha uma paleta de cores
  • Aposte em um tema ou estilo
  • Faça um cronograma de postagens
  • Distribua o seu conteúdo
  • Mantenha a Simetria e o Espaçamento
  • Seja frequente com as  postagens
  •  Invista em legendas estratégicas

1. Escolha uma paleta de cores

Sua paleta de cores precisa identificar sua marca ou estilo pessoal. Busque manter essa paleta em  fotos pessoais, principalmente na forma como se veste,, no cenário ou na edição. Essa tática faz com que você transmita para o seu público uma  aparência consistente e harmoniosa. 

A dica aqui é usar o Lightroom, que é uma ferramenta de edição que  permite aplicar os mesmos filtros em várias fotos para manter a uniformidade.

2. Aposte em um tema ou estilo

Você deve escolher um tema para o seu feed de forma objetiva, exemplo: viagens, estilo de vida. E a partir dessa decisão você deve  adotar um estilo de fotografia, que pode ser uma estética vintage. Tudo com objetivo de manter uma consistência visual.

3. Faça um cronograma de postagens

Na hora de fazer o cronograma de postagens você pode contar com aplicativos como: UNUM, Preview ou Planoly. Eles vão te ajudar a visualizar como suas fotos se alinham entre si antes de publicá-las. Dessa maneira é possível criar uma disposição equilibrada e evitando a postagem de imagens que ocasionam a poluição do feed.

4. Distribua o seu conteúdo

Na hora de organizar o seu feed Instagram é necessário, claro, se você quiser ter bons resultados a nível de alcance e engajamento que haja uma distribuição  de diferentes tipos de postagens. Podemos citar como exemplo. 

Se o seu nicho for salão de beleza:  fotos de pessoas, produtos, citações do próprio espaço físico. Todo o feed deve ser organizado de  forma equilibrada, promovendo assim, a  diversidade e o interesse visual. A intenção é manter o feed Instagram dinâmico, para que o seu público cativo não se canse e para que os usuários novos fiquem instigados a te seguir.

5. Mantenha a simetria e o espaçamento

Para manter a simetria e o espaçamento é necessário que você intercale fotos com o maior número de informações que você conseguir. A dica aqui é usar  imagens mais simples, criando uma sensação de calmaria, paz, conexão e  respiro. Fotos mais detalhadas podem ser seguidas por imagens minimalistas ou espaços em branco, com objetivo de manter uma coerência e um equilíbrio visual.

6. Seja frequente com as postagens

Esse tópico parece ser o mais fácil da nossa lista. Contudo, não se engane! Fazer postagens de forma regular no feed Instagram pode ser considerada uma missão desafiadora, principalmente para quem não tem nenhum planejamento.  

Uma excelente dica, que já mencionada aqui no artigo é você manter a estratégia de criar conteúdos de forma antecipada. Entretanto, internalize que apesar de não existir a necessidade de postagens diárias no feed Instagram, é muito importante manter a frequência de forma consistente. 

Faça isso entregando conteúdo relevante para os seus seguidores, isso vai te ajudar  a garantir que o feed esteja sempre em desenvolvimento constante.

7. Invista em legendas estratégicas

Por mais que hoje o Instagram possua um forte e grande apelo visual, saiba que as legendas também fazem parte e contam muitos pontos dentro da estética do feed do Instagram . 

Busque utilizar  um tom de voz consistente em suas descrições e crie uma narrativa que tenha haver  com o conteúdo visual que você quer postar. Isso reforça a identidade da sua página na rede social, garantindo uma comunicação mais fluida.

Importante lembrar que se você optar por aplicar todas essas dicas de forma estratégica, isso irá contribuir de forma positiva com um feed atraente, com grandes chances para conquistar novos seguidores Instagram, ampliando o seu engajamento e isso vale, seja para um perfil pessoal ou para negócios.

Qual aplicativo organiza o feed Instagram?

Listei aqui os 5 principais apps que são utilizados principalmente por agências de marketing e profissionais que atuam com marketing digital para organizar o feed do Instagram.

1. UNUM

O app UNUM é uma ferramenta que te dá a permissão para arrastar e soltar fotos, a partir daí você consegue ter uma pré-visualização de como elas vão se alinhar no seu perfil antes da publicação. 

O UNUM também oferece recursos como agendamento de postagens, análise de desempenho e edição básica de fotos.

2. Planoly

O Plano é uma ferramenta perfeita para organizar  visualmente o feed do Instagram e ela é excelente também para quem precisa atuar com planejamento de conteúdo. 

Na hora de utilizar o app, é só arrastar fotos para planejar a disposição, agendar postagens e visualizar o feed de forma antecipada. O Planoly também permite que você gerencie stories e analise dados de desempenho.

3. Preview

Um outro aplicativo muito popular que atua com organização do feed do Instagram é o Preview. Através da ferramenta é possível editar imagens, aplicar filtros, além de planejar e agendar postagens. 

O Preview ainda permite que você organize o feed da sua rede social  por cor, tema ou estilo e visualizar o perfil antes de postar as imagens.

4. Later

O Later é uma plataforma de agendamento de postagens super intuitiva que também tem como opção a visualização de feed. Com ele é possível planejar e organizar seu conteúdo. 

Caso você tenha se interessado pelo Later, saiba que ele  oferece uma interface fácil que pode agendar postagens, incluindo vídeos. Essa ferramenta é muito utilizada por estrategistas digitais que tem a intenção de  criar um feed coeso acompanhando a  interação das postagens com análises detalhadas.

5. Plann

A quinta opção da nossa lista oferece uma visualização drag-and-drop para organizar seu feed, além de opções de edição de fotos e filtros. 

O Plano também possui recursos de agendamento de posts, análise de engajamento, e até sugestões de melhores horários para postar. 

Considero essa ferramenta super completa e ideal para quem tem planejamento de conteúdo com uma periodicidade um pouco mais  extensa.

6. Mosaico

Acredito que o Mosaico seja o aplicativo mais intuitivo e básico dos 6 tópicos selecionados. Utilizando a ferramenta Mosaico, você consegue planejar e organizar fotos no seu feed de forma simples. Ele não oferece tantas funcionalidades como outros apps mais robustos, o que automaticamente torna o app muito mais simples e prático, e ele também  é ótimo para quem quer focar na organização visual do feed.

Qual é a diferença entre feed e story?

Pessoa olhando Reels instagram

Podemos encontrar 5 diferenças que notoriamente muda o formato de possíveis divulgações. Caso você utilize o seu Instagram como perfil profissional.

Formato 

O feed é a parte principal do perfil onde fotos e vídeos ficam posicionadas de forma estática. Já no stories as postagens são temporárias e só ficam visíveis por um tempo determinado.

Duração 

No feed as postagens ficam de forma permanente nos stories o conteúdo publicado só fica disponível no período de 24 horas.

Visibilidade  

 As postagens do feed aparecem no perfil do usuário e no feed de seus seguidores, sendo exibidas conforme o algoritmo do Instagram. As interações duram mais tempo e a visibilidade depende do engajamento que a postagem recebeu (curtidas, comentários, compartilhamentos). 

Já nos stories ficam visíveis em uma barra na parte superior da ferramenta, onde aparecem os ícones de perfil das pessoas que você segue. A visibilidade é limitada ao tempo que o story está ativo, e eles geralmente são mais casuais e interativos.

Interação  

Pessoa interagindo em foto do instagram

No feed, os seguidores podem interagir por meio de curtidas, comentários e  compartilhamentos, e essas interações são públicas. Nos stories as interações acontecem via mensagens diretas (DMs) ou reações rápidas, e são privadas. 

Além disso, os stories oferecem recursos interativos, como enquetes, caixas de perguntas e contagens regressivas. Onde você pode se comunicar de forma discreta e direta com o seu público.

Objetivo 

Geralmente, o feed é usado para conteúdos mais elaborados e permanentes, como fotos de alta qualidade, vídeos mais longos, ou informações importantes. Podemos dizer que o feed é uma espécie de vitrine virtual do  perfil.

Os stories são ideais perfeitos para postagens de conteúdos instantâneo e temporário, como por exemplo: Bastidores, atualizações rápidas ou interações mais dinâmicas com os seus próprios seguidores.

Tanto feed quanto stories possuem mecanismos distintos de divulgação. Acredito que eles se complementam. Essas duas funcionalidades permitem aos usuários diferentes maneiras de compartilhar momentos e se conectar com seus seguidores.

Conclusão

Já tem um tempinho que o Instagram é visto como uma rede social que tem a capacidade de gerar e provocar a expansão de grandes negócios.  E não é para menos, grande parte de nós brasileiros criamos o hábito de passar mais de 1 hora interagindo dentro da ferramenta. 

E os números não mentem!

Com aproximadamente 2,35 bilhões de usuários ativos espalhados pelo mundo. O Instagram é um fenômeno mundial  que tem um forte e grande apelo popular, principalmente aqui, em terras tupis. 

Atualmente no Brasil, segundo dados Statista, DataReportal (We Are Social), e relatórios de empresas como Hootsuite,  a ferramenta conta com 140 milhões de contas ativas. 

E o mais interessante é que mesmo com a grande aceitação do Tik Tok, esses números de contas criadas dentro do Instagram não param de crescer.

Podemos dizer que a grande quantidade de usuários é um dos grandes e principais motivos que fazem as pequenas, médias e até mesmo empresas que já estão consolidadas no mercado  a muitos anos apostaram em estratégias para o Feed no Instagram.

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