Você sabe qual é as marcas favoritas da geração Z? Apesar de se enquadrar entre os grupos mais conscientes, a Geração Z encabeça o topo do ranking como uma das comunidades mais consumistas do século. E podemos atribuir esse feito a nova era tecnológica, onde a digitalização favorece de forma constante e intuitiva a forma como adquirimos os produtos e serviços.
Hoje, para adquirir um produto por exemplo, basta ter um dispositivo móvel com acesso à internet, na sequência é só entrar no buscador do Google para pesquisá-lo, e em poucos cliques, como em um passe de mágica, após adquiri-lo, em dias, ou no mesmo dia dependendo da região que você more, o produto estará na sua casa.
E é desse jeito que caminha a humanidade, mas precisamente a Geração Z, Como a informação e notícia acontecem de forma muita rápida e dinâmica, necessariamente a forma como o consumidor se comporta segue acompanhando esse ciclo. Afinal de contas, a informação e a comunicação são ferramentas-chave, dentro do processo de vendas.
Essa facilidade de compra tem feito a geração Z consumir de forma massiva produtos que passeiam pelo nicho de moda, tecnologia, beleza e alimentação.
Se você está curioso para saber quais são as marcas preferidas da Geração Z, sugiro que continue acompanhando esse artigo.
Contéudo
- 1 O que é geração Z?
- 2 15 Marcas Favoritas da Geração Z
- 3 Moda e Vestuário
- 4 Shein e Zara
- 5 Adidas e Nike
- 6 Tecnologia
- 7 Apple
- 8 Sony e Nintendo
- 9 Redes Sociais e Entretenimento
- 10 Tik Tok
- 11 Netflix e Spotify:
- 12 YouTube
- 13 Beleza
- 14 Fenty Beauty
- 15 Alimentação
- 16 Starbucks
- 17 Coca Cola e Pepsi
- 18 O que a geração Z mais consome?
- 19 Com relação a forma de consumo, o que é mais valorizado pela geração Z?
- 20 Como funciona o padrão econômico da Geração Z?
- 21 Como a Geração Z lida com o dinheiro?
O que é geração Z?
Pessoas nascidas entre os anos de 1995 e 2010, a Geração Z é muito popular por ter como uma de suas principais características estar sempre conectada, sincronizada com as tendências digitais Importante ressaltar que esse grupo é muito influenciado pela cultura pop e principalmente pelas redes sociais.
Geralmente as marcas favoritas dessa Geração apresentam características em comum: autenticidade, valores alinhados com diversidade e sustentabilidade, inovação, e forte presença digital. Ou seja, se a sua empresa não tiver uma rede social, dificilmente você será visto por esse grupo.
15 Marcas Favoritas da Geração Z
Segue abaixo marcas de vários segmentos que são constantemente consumidas por essa geração. De antemão deixo claro, que existem outras marcas que, por razões óbvias, optei por não incluir nessa lista.
- Shein
- Zara
- Nike
- Adidas
- Apple
- Sony
- Nintendo
- TikTok
- Spotify
- Netflix
- YouTube
- Fenty Beauty
- Starbucks
- Coca-Cola
- Pepsi
Moda e Vestuário
Shein e Zara
No segmento de moda temos a acessível Shein e a loja de departamento refinada Zara. Com o slogan embutido de moda acessível, a Shein ganhou muita notoriedade na rede social TikTok. Dentro do e-commerce é possível encontrar moda para todos os gostos e bolsos e principalmente para todas as ocasiões.
Já a Zara, tanto loja física quanto o e-commerce possuem um estilo mais clássico, com roupas que seguem as tendências dos maiores desfiles de moda. Mesmo com preços não tão acessíveis, a Zara é considerada uma das marcas preferidas da geração Z.
Adidas e Nike
Entra ano e sai ano e essas duas marcas seguem firmes e super consolidadas dentro do mercado. Líderes no nicho de moda esportiva e streetwear. Tanto a Adidas quanto a Nike estão inseridas como um dos itens mais consumidos pela Geração Z.
Tecnologia
Apple
Integrando de forma predominante a cultura do status o iPhone e todo a sua “família” de produtos pode ser considerado um dos itens mais desejados pela Geração Z. Como vivemos em uma era de alta e intensa conectividade, é muito difícil não encontrar um único indivíduo que faça parte dessa geração que não goste, admire ou tenha algum desses produtos. É correto afirmar que no quesito tecnologia a Apple é uma das marcas mais fortes e predominantes entre os jovens.
Sony e Nintendo
Entra ano sai ano a cultura dos videogames segue fazendo a cabeça tanto de adultos quanto de crianças. Hoje, os consoles como PlayStation e Nintendo Switch encabeçam a lista dos videogames mais populares entre os gamers da Geração Z.
Redes Sociais e Entretenimento
Tik Tok
O Tik Tok hoje pode ser considerado uma das plataformas líderes no que diz respeito ao consumo de conteúdo rápido, memes e tendências. Como vivemos em uma era, onde tudo mudo de forma rápida e dinâmica, a rede social se encaixa perfeitamente nos padrões de comportamento da Geração Z.
Netflix e Spotify:
Referências no consumo de entretenimento e música. A Netflix e o Spotify seguem englobando a cadeia de entretenimento. As plataformas de streams, filmes e músicas se adequam perfeitamente a essa geração por causa do seu dinamismo e versatilidade.
YouTube
Apesar de ser uma das redes sociais veterana, o YouTube continua sendo uma fonte principal de acesso para Geração Z, por causa dos seus tutoriais, vlogs e entretenimento visual.
Beleza
Fenty Beauty
No quesito beleza, a Fenty Beauty se encaixa como uma das marcas mais inclusivas, principalmente por ser uma das pioneiras na questão de celebrar a diversidade em tons de pele e estilo.
Alimentação
Starbucks
No segmento de alimentação a Starbucks está entre uma das lojas preferidas da Geração Z. Com a filosofia que envolve drinks customizáveis dos mais variados sabores. A Starbucks se destaca também pela sua forte presença em redes sociais.
Coca Cola e Pepsi
Mesmo indo na contramão da cultura fit, tanto a Coca Cola quanto a Pepsi são os refrigerantes preferidos da Geração Z. Ambas as marcas seguem firmes e fortes no mercado por causa do seu marketing bem estruturado e por causa das suas campanhas criadas especialmente para atrair e engajar o público jovem.
O que a geração Z mais consome?
Considerados nativos digitais a geração Z hoje, consome massivamente produtos ligados à tecnologia e alimentação.
Com relação a forma de consumo, o que é mais valorizado pela geração Z?
Por mais que seja considerado um grupo de fato, consumista, a geração Z é considerado um consumidor exigente, antes de adquirir o produto, leva em consideração a experiência. Sendo que uma grande parte dessa comunidade valoriza o consumo sustentável.
Como funciona o padrão econômico da Geração Z?
De acordo com pesquisas, mais de 70% da geração Z está disposta a pagar um pouco mais para obter produtos sustentáveis.
Como a Geração Z lida com o dinheiro?
De modo geral, essa geração tem como principal foco as tecnologias e principalmente o consumo consciente. E ela tem o hábito de buscar ferramentas digitais, como por exemplo, aplicativos bancários e fintechs que tem como principal foco, gerir o seu dinheiro.
Conclusão
Obviamente existe uma infinidade de marcas que são apreciadas pela geração Z, como por exemplo as que vou citar aqui: McDonald ‘s, Samsung, Xiaomi, Motorola, Nubank entre outras marcas que fazem a cabeça desse grupo que podemos chamar de super tecnológicos. Entretanto, não é possível fazer uma lista amplificada, porque se não o artigo ficaria extremamente extenso.
Mas você conferiu aqui que uma das principais características que levam a Geração Z a querer consumir algum tipo de produto é a forte presença digital e principalmente o modo como cada empresa se posiciona com relação à inclusão e sustentabilidade. E apesar de serem bastante consumistas, essa geração valoriza e preza muito a experiência e gostam de ter a sensação de que valeu a pena cada real investido logo após aquisição de algum bem material.