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8 Estratégias de Trade marketing para Impulsionar Vendas no Digital

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:29 de janeiro de 2025
  • Tempo de leitura:11 minutos de leitura
8 Estratégias de Trade Marketing

Quem é graduado no marketing raiz, provavelmente sabe o que é trade marketing. Quando menciono marketing raiz, me refiro ao profissional que aprendeu as principais técnicas dentro da universidade, quando o marketing digital não existia e por isso, não reinava em absoluto. 

Como todos nós sabemos, atualmente estamos vivenciando uma fase que envolve transição tecnológica, com isso muitas ciências e inclusive profissões vem buscando se adaptar a esse novo normal. Um exemplo disso é a profissão de marketing.

A popularização do marketing digital fortaleceu os sites de ecommerce, e essa adaptação foi extremamente necessária. Podemos citar como exemplo o trade marketing que envolve estratégias que visam fortalecer a relação entre os setores de atacado e varejo. 

Você vai ver aqui neste artigo que atualmente atividades como: Merchandising, ações promocionais  e até mesmo treinamento de equipes, são feitas com a mesma base de ensino, entretanto com adaptações para o universo digital.

Pois hoje a forma como os produtos são comercializados, obviamente acontece de forma um pouco mais prática dentro das lojas online.

Confira abaixo qual a principal relevância dentro do trade marketing durante o processo de vendas e saiba como aplicar essa estratégia de forma simples e intuitiva.

O que é Trade Marketing?

É uma prática do marketing que tem como principal foco fortalecer a relação entre fabricantes e distribuidores, como por exemplo:  Atacadistas e varejistas, com o objetivo de impulsionar as vendas no ponto de venda. Dentro do âmbito digital tem o objetivo de conquistar o consumidor no ponto de venda online.

O intuito da abordagem é criar ações e iniciativas que incentivem o canal de distribuição a promover os produtos do fabricante de maneira mais eficaz, gerando maior visibilidade e melhor desempenho no mercado.

4 principais objetivos do Trade marketing?

  1. Aumentar a demanda no ponto de venda: Feito através  de promoções, ações de merchandising e incentivos para os varejistas.
  2. Fortalecer a relação com parceiros: Tem a intenção de criar um vínculo estratégico com distribuidores e varejistas para garantir uma presença sólida no mercado.
  3. Garantir melhor exposição no PDV: É composto por técnicas de layout, organização e destaque dos produtos.
  4. Gerar vantagem competitiva: O quarto objetivo tem como principal intuito, fazer com que os produtos da marca sejam mais atrativos para os consumidores finais.

8 principais estratégias do Trade marketing

  1. Merchandising
  2. Ações promocionais exclusivas
  3. Treinamento de vendedores
  4. Gestão de categorias
  5. Incentivos comerciais
  6. Digitalização do Trade Marketing
  7. Ações e parcerias de co-branding
8 estratégias de Trade Marketing
  1. Merchandising

 O merchandising envolve o planejamento da apresentação dos produtos no PDV, como gôndolas, displays e vitrines. Hoje com a digitalização, o merchandising é feito praticamente da mesma forma, só que obviamente existe uma adaptação para os aplicativos. 

  1. Ações promocionais exclusivas

Ações promocionais, como o nome mesmo diz, tem em seu escopo a realização de  campanhas específicas para alavancar vendas em determinados períodos. Atualmente as pessoas têm utilizado o tráfego pago, e divulgação através de influenciadores, como forma de criar uma maior visibilidade para determinados produtos.

  1. Treinamento de equipe

Sem o preparo devido é praticamente impossível uma equipe traçar metas com a finalidade de atingir os principais objetivos. Por isso, é primordial capacitar as equipes de vendas para destacar os diferenciais do produto. Apesar de existirem Chatbots que são responsáveis por automatizar e melhorar a comunicação e consequentemente o desempenho durante as vendas. Sites como Mercado Livre, Shoppe, Magalu seguem essa estratégia à risca com objetivo de fortalecer a branding  e impulsionar cada vez mais vendas no digital. 

  1. Gestão de categorias

Organização estratégica de categorias no ponto de venda para maximizar o desempenho das vendas. No ambiente digital, podemos acompanhar esse processo no Menu dos sites, com objetivo de facilitar a vida do consumidor final.

  1. Incentivos comerciais

Podemos dizer que Campanhas de incentivo é um fator essencial para engajar a equipe. E não são apenas profissionais internos que devem ser reconhecidos. Parceiros e vendedores externos, on ou offline, também precisam receber incentivos. Diante da ampla variedade de marcas disponíveis, um estabelecimento comercial. Por isso, grandes e comércios têm o hábito de criar programas de recompensa para varejistas e distribuidores que atingem metas de vendas.

  1. Digitalização do Trade Marketing

       Apesar de não parecer, ainda existem empresas um pouco mais    conservadoras com relação à expansão digital. Uma excelente estratégia é usar ferramentas digitais, como aplicativos ou plataformas de gestão, para acompanhar o desempenho de campanhas, controle de estoque e execução no ponto de venda. E investir  em campanhas que integrem o varejo físico com o online.

  1. Ações e Parcerias de Co-branding

O interessante aqui, para impulsionar mais vendas é trabalhar em conjunto com outras marcas que compartilham o mesmo público para criar ações conjuntas.

Por exemplo: Uma fabricante de bijuterias e acessórios  pode se associar a marcas de roupas em promoções combinadas. De forma estratégica, outra ideia bacana é fazer parcerias com influenciadores que casem com o segmento trabalhado.

7 benefícios de utilizar o trade marketing em 2025

1. Maior visibilidade – Consumidores até 10 vezes mais atraídos pelo produto

2. Fortalecimento da relação com parceiros – Melhores condições de espaço e promoção no PDV.

3. Aumento das vendas e da conversão – Personalização de ofertas baseada em dados locais.

4. Adaptação às novas tecnologias e canais – Uso de QR codes e aplicativos para promoções personalizadas no PDV.

5. Melhoria na experiência do consumidor – Integração entre o físico e o digital (estratégias omnichannel).

6. Otimização de investimentos – Redução de desperdício em ações genéricas.

7. Vantagem competitiva sustentável – Oferecer experiências exclusivas ou inovadoras no ponto de venda.

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Conclusão

A expansão digital além de ter proporcionado o surgimento de novos ofícios ela  tem feito muitas profissões e muitos setores buscarem a reinvenção e  isso  obviamente envolve adaptação. Podemos comprovar isso através do trade marketing. Há quinze anos atrás, por exemplo, não contávamos com essa infinidade de ofertas sugeridas de forma estratégicas  pelos e commerces.  Os meios de comunicação eram outros, a venda habitual e massiva era feita no modo presencial.

Nos dias atuais, tanto a aplicação de estratégias quanto os módulos de treinamento, contato com cliente e finalização de vendas podem ser feitos dentro do ambiente online. Proporcionando mais conforto, otimização de tempo e com muito mais chances de realizar o dobro ou triplo de vendas, pois tudo é feito no digital. Onde é possível aplicar estratégias de trade marketing com o foco em alcançar uma quantidade infinita de pessoas através de aplicativos e redes sociais que possuem recordes de público, como por exemplo Tik Tok e Instagram.

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