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Será que as lojas físicas vão acabar?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:31 de outubro de 2024
  • Tempo de leitura:6 minutos de leitura

Será que os boatos de que as lojas físicas vão acabar é mesmo verdade? Podemos afirmar que e-commerces como Shopee, Amazon, Shein e Magazine Luiza são bastante conhecidos até mesmo por quem não tem tanta familiaridade com a internet e isso vem ocorrendo graças ao mundo digitalizado. 

A visibilidade dessas empresas está cada vez mais entrando em expansão por causa das facilidades proporcionadas pelo marketing digital que vem fazendo com que 7 a cada 10 pessoas estejam conectadas facilmente ao celular e essa conexão tem estimulado cada vez mais indivíduos a fazerem compras online.

Mesmo não sabendo desenhar ao certo se a maioria das compras são feitas de forma consciente ou por impulso, é evidente que o brasileiro com o passar dos últimos anos vem consumindo cada vez mais produtos e serviços pela internet. 

E o que comprova isso são os dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), que relatou que somente no ano passado, as vendas registradas através de e-commerce atingiram a marca de R$185,7 bilhões. Isso significa que o brasileiro vem quebrando paradigmas e tem sentido cada vez mais segurança em fazer compras online.

8 Motivos que levam brasileiros a consumir através das lojas físicas?

Será que as lojas físicas vão acabar?
  1. Cartela variada com mais opções de produtos
  2. Muito mais variedade de lojas, principalmente nichadas
  3. O funcionamento do e commerce é em tempo integral
  4. Otimização de tempo
  5. Cupons promocionais com descontos
  6. Opinião de outros usuários antes de finalizar compra
  7. Muito mais variedade com relação às formas de pagamento
  8. Privacidade do usuário

Enfim, apesar de ainda existir uma série de vantagens optar pelo modelo de compras online, ainda tem pontos que precisam ser melhorados quando mencionamos o universo do e-commerce. Inclusive, podemos afirmar que esse um dos principais fatores que fazem muitos empresários optarem apenas por manter uma loja física.

Um ponto que podemos citar é a logística de entrega em algumas cidades do país.  Claro que quando menciono isso não estou me referindo a cidades bem estruturadas e organizadas como por exemplo: Curitiba e São Paulo.

Quando falamos na problemática com relação à logística de entrega, estou me referindo principalmente a cidades da região Norte e Nordeste. Óbvio que existem desafios que precisam ser levados em conta, como prazo de entrega dos próprios Correios e extensão territorial do país. 

Contudo, temos a notícia positiva de os pontos de distribuição nessas regiões vêm sendo cada dia mais ampliados se formos comparar com 5 anos atrás por exemplo.  Podemos citar como case, o Mercado Livre que desde 2021 vem multiplicando sua capacidade logística, construindo centros de distribuição em algumas capitais do Brasil. Inclusive a empresa a cada dia que passa tem otimizado muito o serviço de entrega.

4 Fatores Levam Brasileiros a Comprarem em Lojas Físicas

Será que as lojas físicas vão acabar?
  1. Pouca definição ou demora no prazo de Entrega em algumas regiões
  2. Tempo de resposta no suporte de atendimento
  3. Pouca descrição dos produtos
  4. Não poder tocar ou experimentar antes de efetuar a compra

Conclusão

O fato é que depois da Pandemia do Covid-19, principalmente durante o período do lockdown nós passamos a consumir bem mais os conteúdos que estão sendo expostos no mundo digital e consequentemente isso nos levou a fazer muito mais compras através dos e-commerce, desmistificando a ideia de que o brasileiro não sente muita segurança em fazer compras online.

Contudo, podemos afirmar que existe um pouco de exagero quando afirmamos que as lojas físicas vão acabar, aqui no Brasil. Principalmente por que a quantidade de pessoas que ainda optam por comprar em lojas ainda é muito expressiva.

Sendo assim, podemos afirmar que os preços convidativos e a grande cartela de ofertas e serviços expostos pelos e commerces tem feito o brasileiro consumir muito mais produtos através das telas. 

Entretanto, ainda existe um público que podemos chamar de um pouco mais de conservador que não abre mão de testar 4 dos 5 sentidos antes de definir o que quer comprar antes de passar o cartão de crédito.

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