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Pessoa Digitando estratégia do Google Trends no laptop

Google Trends: 5 Dicas Para ganhar dinheiro

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:5 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:15 minutos de leitura

Todo profissional de marketing que se preze já usou a ferramenta do Google Trends para realizar alguma pesquisa, com objetivo de ajustar métricas, na intenção de alavancar algum produto e obviamente ganhar dinheiro. 

Criado no ano de 2006, a ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google tem como uma de suas principais funções, acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico.

Acredito que eu nem preciso afirmar que com essa informação, muitos profissionais que atuam na área de marketing digital, como por exemplo: O Estrategistas digital, o gerador de conteúdo entre outros, conseguem identificar de forma eficaz quais são os pontos fortes e o que precisam ser considerados, dentro de uma campanha no Google.

E essa informação, se utilizada de forma estratégica, pode ser um prato cheio para quem tem a pretensão de ganhar dinheiro no digital.

O mais incrível de toda essa história é que o Google Trends é uma ferramenta extremamente completa que faz com que o usuário consiga identificar por localização, qual é a região que o seu produto está em alta.

Além disso, através dela é possível realizar pesquisa de palavras-chave, realizar campanhas publicitárias e ainda fazer análise da concorrência. Perfeito, né?

Bom, se você curtiu esses benefícios, aconselho que continue aqui nesse artigo, pois certamente você vai poder conferir muito mais.

5 Dicas Para ganhar dinheiro com Google Trends
5 Dicas Para ganhar dinheiro com Google Trends

O que é o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta de busca, criada pelo Google, onde é possível analisar a popularidade de termos que estão sendo buscados. 

O aplicativo tem a função de fornecer dados, orientando quantidade de vezes que foi realizada uma pesquisa em um determinado assunto, durante um período específico, além disso, ele oferece insights com tendências regionais e comparações entre termos que são distintos.

Como usar o Google Trends?

Segue abaixo a forma correta de utilizar o Google Trends. Optei por fazer o passo a passo, pois acredito que dessa forma, fica muito mais didática para quem quer testar a ferramenta pela primeira vez.

  • Primeiro Passo: Digite uma palavra-chave na barra de pesquisa do próprio Google Trends para começar a sua análise.
  • Segundo Passo: Agora é só ajustar os filtros de localização, período e categorias para refinar os dados;
  • Terceiro Passo: Compare no máximo cinco termos simultaneamente para ver como diferentes tópicos performan
  • Quarto Passo: A Partir daqui você já pode explorar as tendências de pesquisa para identificar temas que estão ganhando popularidade
  • Quinto Passo: Agora você pode utilizar os dados de pesquisas relacionadas para descobrir novas ideias e expandir sua estratégia

Por que usar o Google Trends?

Eu poderia listar aqui inúmeras vantagens de utilizar o Google Trends. Inclusive a ferramenta é perfeita para quem atua nas áreas de marketing, pesquisa, desenvolvimento de conteúdo e análise de dados.

Entretanto, separei aqui 10 motivos para você investir na ferramenta.

8 Dicas Para Ganhar Dinheiro Com o Google Trends

Se você está pensando em abrir uma loja virtual, ou já tem uma, separei aqui algumas dicas super interessantes e que fará você utilizar o Treds a seu favor.

  • O primeiro passo é escolher o nicho de mercado que você quer trabalhar
  • Agora a dica é você buscar categorias de produtos que sejam relevantes
  • O terceiro passo é usar o Google Trends para buscar palavras – chave
  • Agora chegou a vez de você criar campanhas de marketing com o intuito de anunciar tendências específicas
  • O quinto passo é fazer atualização de conteúdo dentro da sua loja.
  • A partir de agora você cria conteúdos com assuntos que estão em alta 
  • Localize oportunidades regionais ou locais
  • Utilize o recurso “comparar” para monitorar a concorrência

Listei acima uma forma básica e intuitiva para me motivar a baixar o Trends. Você pode acompanhar através dos tópicos que não é nenhum bicho de 7 cabeças utilizar a ferramenta.

10 Benefícios de Usar o Google Trends

Seguem abaixo algumas das principais funcionalidades que fazem com o Google Trends seja considerado uma ferramenta de alto potencial na área de pesquisa, principalmente no que diz respeito a compreender melhor o comportamento do público.

  1. Identificação de Tendências
  2. Pesquisa de Palavras-Chave
  3. Planejamento de Conteúdo Estratégico
  4. Análise de Concorrência 
  5. Segmentação Geográfica
  6. Identificação de Oportunidades
  7. Planejamento de Campanhas Publicitárias
  8. Insights sobre Mudanças Culturais
  9. Acompanhamento de Eventos
  10. Facilidade de Uso

7 Dicas Para Vender Mais com o Google Trends

Se você quer otimizar os seus produtos ou serviço nas pesquisas, confere abaixo as principais dicas para você monetizar mais

  1. Identifique Tópicos em Alta

Aproveite os recursos do Google Trends para identificar quais produtos, serviços ou tópicos estão em alta. A partir dessa informação o recomendado é que você ajuste a estratégia de marketing e estoque com objetivo de atender a demanda que está por vir.

  1. Pesquise Palavras-Chave Relevantes

Uma outra dica é utilizar a ferramenta para fazer análise de palavras-chave que tenham a ver com o seu nicho. Aproveite para incluir essas palavras em seu conteúdo, anúncios e descrições de produtos com objetivo de melhorar o SEO e atrair mais tráfego qualificado.

  1. Aproveite a Sazonalidade

Estudar tendências sazonais com o intuito de entender quando seus produtos ou serviços estão sendo mais procurados é uma forma inteligente de alavancar o seu negócio. Por isso, é super válido planejar promoções e campanhas publicitárias dentro dos períodos estratégicos com objetivo de maximizar as vendas.

  1. Crie Conteúdo Relevante:

Crie conteúdos que abordem tópicos populares, interessantes, pois dessa forma você tem mais chances de engajar. Dentro dessa tática você pode incluir blogs, vídeos e postagens em redes sociais que coincidam com o interesse do seu público alvo.

  1. Segmentação Geográfica

Esse tópico serve para te lembrar que você pode utilizar a análise geográfica do Google Trends com o intuito de entender onde seu produto é mais popular. Esse recurso facilita muito na segmentação de campanhas de marketing e na personalização de mensagens para diferentes regiões.

  1. Compare Concorrentes

Agora que você já segmentou a campanha, é hora de utilizar o recurso de comparação. Através dele você consegue analisar como sua marca se posiciona em relação aos concorrentes. Com essa informação, você automaticamente e obviamente através de uma análise, consegue identificar quais serão as oportunidades que farão você se destacar no mercado.

  1. Ajuste Suas Campanhas em Tempo Real

Conferir as métricas, monitorando as tendências em tempo real durante campanhas de marketing, também é um dos recursos que farão você vender mais. Se notar um aumento repentino em algum tópico específico, ajuste suas mensagens e ofertas para capitalizar sobre esse aumento.

5 Características do Google Trends

Segue abaixo os cinco principais motivos que levam empreendedores digitais e profissionais que atuam na área de marketing digital a utilizarem o Trends.

  1. Tendências de Pesquisa
  2. Comparação de Termos
  3. Filtros
  4. Insights Históricos
  5. Notificações de Tendência
  1. Tendências de Pesquisa

Permite a visualização de tópicos que estão em alta em diferentes regiões e em diferentes períodos.

  1. Comparação de Termos

Você consegue comparar a popularidade de dois ou mais termos de pesquisa, conseguindo identificar qual é o mais relevante. 

  1. Filtros

Faz com que o usuário filtre os dados por categoria e localização geográfica.

  1. Insights Históricos

É possível acessar dados históricos que mostram a evolução, auxiliando no planejamento de conteúdo e estratégias de SEO.

  1. Notificações de Tendência

Possibilita aos usuários o recebimento de notificações sobre novas tendências em determinados tópicos.

5 Benefícios de Usar o Google Trends

O excelente custo benefício está entre os principais benefícios de utilizar a ferramenta.

  1. Aplicativo Gratuito 
  2. Ferramenta Intuitiva de fácil entendimento, até para os menos tecnológicos
  3. Mais de uma funcionalidade, dentro de uma única ferramenta
  4. Métricas Confiáveis
  5. Grandes Chances de Monetização, com o impulsionamento do produto de forma correta e estratégica

Qual é a diferença entre Google Trends e Google Shopping?

O Google Trends tem como principal objetivo fornecer dados sobre tendências de pesquisa e popularidade de termos na internet. Já o Google Shopping é uma plataforma de ecommerce que tem como principal foco facilitar a compra de produtos diretamente nos resultados de pesquisa do Google. 

Principais Diferenças:

  • Google Trends: Focado na análise de tendências e comportamento de pesquisa.
  • Google Shopping: Focado na venda e compra de produtos online. Enfim, transações comerciais.

Conclusão

Você pode conferir neste artigo que é possível acompanhar as métricas de forma intuitiva e gratuita no Google Trends. A ferramenta é tão completa que através dela é possível identificar o comportamento do seu público de forma minuciosa.

Entre os inúmeros benefícios do Trends, ferramenta criada pelo Google, também estão o planejamento de campanhas publicitárias, e análise de concorrência, que de fato pode ser um ponto determinante para quem trabalha com vendas. 

Importante lembrar que a análise de concorrência também te dá liberdade para mudar a rota de uma campanha, por exemplo, caso ela não esteja surtindo efeito.

Enfim, podemos dizer que o Google Trends é uma ferramenta perfeita para o empreendedor digital que está tentando vender algum produto ou serviço iniciando do zero, com pouco dinheiro e precisa acompanhar as métricas do seu próprio negócio.

 

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