Todo profissional de marketing que se preze já usou a ferramenta do Google Trends para realizar alguma pesquisa, com objetivo de ajustar métricas, na intenção de alavancar algum produto e obviamente ganhar dinheiro.
Criado no ano de 2006, a ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google tem como uma de suas principais funções, acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico.
Acredito que eu nem preciso afirmar que com essa informação, muitos profissionais que atuam na área de marketing digital, como por exemplo: O Estrategistas digital, o gerador de conteúdo entre outros, conseguem identificar de forma eficaz quais são os pontos fortes e o que precisam ser considerados, dentro de uma campanha no Google.
E essa informação, se utilizada de forma estratégica, pode ser um prato cheio para quem tem a pretensão de ganhar dinheiro no digital.
O mais incrível de toda essa história é que o Google Trends é uma ferramenta extremamente completa que faz com que o usuário consiga identificar por localização, qual é a região que o seu produto está em alta.
Além disso, através dela é possível realizar pesquisa de palavras-chave, realizar campanhas publicitárias e ainda fazer análise da concorrência. Perfeito, né?
Bom, se você curtiu esses benefícios, aconselho que continue aqui nesse artigo, pois certamente você vai poder conferir muito mais.
Contéudo
- 1 O que é o Google Trends?
- 2 Como usar o Google Trends?
- 3 Por que usar o Google Trends?
- 4 8 Dicas Para Ganhar Dinheiro Com o Google Trends
- 5 10 Benefícios de Usar o Google Trends
- 6 7 Dicas Para Vender Mais com o Google Trends
- 7 5 Características do Google Trends
- 8 5 Benefícios de Usar o Google Trends
- 9 Qual é a diferença entre Google Trends e Google Shopping?
- 10
O que é o Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta de busca, criada pelo Google, onde é possível analisar a popularidade de termos que estão sendo buscados.
O aplicativo tem a função de fornecer dados, orientando quantidade de vezes que foi realizada uma pesquisa em um determinado assunto, durante um período específico, além disso, ele oferece insights com tendências regionais e comparações entre termos que são distintos.
Como usar o Google Trends?
Segue abaixo a forma correta de utilizar o Google Trends. Optei por fazer o passo a passo, pois acredito que dessa forma, fica muito mais didática para quem quer testar a ferramenta pela primeira vez.
- Primeiro Passo: Digite uma palavra-chave na barra de pesquisa do próprio Google Trends para começar a sua análise.
- Segundo Passo: Agora é só ajustar os filtros de localização, período e categorias para refinar os dados;
- Terceiro Passo: Compare no máximo cinco termos simultaneamente para ver como diferentes tópicos performan
- Quarto Passo: A Partir daqui você já pode explorar as tendências de pesquisa para identificar temas que estão ganhando popularidade
- Quinto Passo: Agora você pode utilizar os dados de pesquisas relacionadas para descobrir novas ideias e expandir sua estratégia
Por que usar o Google Trends?
Eu poderia listar aqui inúmeras vantagens de utilizar o Google Trends. Inclusive a ferramenta é perfeita para quem atua nas áreas de marketing, pesquisa, desenvolvimento de conteúdo e análise de dados.
Entretanto, separei aqui 10 motivos para você investir na ferramenta.
8 Dicas Para Ganhar Dinheiro Com o Google Trends
Se você está pensando em abrir uma loja virtual, ou já tem uma, separei aqui algumas dicas super interessantes e que fará você utilizar o Treds a seu favor.
- O primeiro passo é escolher o nicho de mercado que você quer trabalhar
- Agora a dica é você buscar categorias de produtos que sejam relevantes
- O terceiro passo é usar o Google Trends para buscar palavras – chave
- Agora chegou a vez de você criar campanhas de marketing com o intuito de anunciar tendências específicas
- O quinto passo é fazer atualização de conteúdo dentro da sua loja.
- A partir de agora você cria conteúdos com assuntos que estão em alta
- Localize oportunidades regionais ou locais
- Utilize o recurso “comparar” para monitorar a concorrência
Listei acima uma forma básica e intuitiva para me motivar a baixar o Trends. Você pode acompanhar através dos tópicos que não é nenhum bicho de 7 cabeças utilizar a ferramenta.
10 Benefícios de Usar o Google Trends
Seguem abaixo algumas das principais funcionalidades que fazem com o Google Trends seja considerado uma ferramenta de alto potencial na área de pesquisa, principalmente no que diz respeito a compreender melhor o comportamento do público.
- Identificação de Tendências
- Pesquisa de Palavras-Chave
- Planejamento de Conteúdo Estratégico
- Análise de Concorrência
- Segmentação Geográfica
- Identificação de Oportunidades
- Planejamento de Campanhas Publicitárias
- Insights sobre Mudanças Culturais
- Acompanhamento de Eventos
- Facilidade de Uso
7 Dicas Para Vender Mais com o Google Trends
Se você quer otimizar os seus produtos ou serviço nas pesquisas, confere abaixo as principais dicas para você monetizar mais
- Identifique Tópicos em Alta
Aproveite os recursos do Google Trends para identificar quais produtos, serviços ou tópicos estão em alta. A partir dessa informação o recomendado é que você ajuste a estratégia de marketing e estoque com objetivo de atender a demanda que está por vir.
- Pesquise Palavras-Chave Relevantes
Uma outra dica é utilizar a ferramenta para fazer análise de palavras-chave que tenham a ver com o seu nicho. Aproveite para incluir essas palavras em seu conteúdo, anúncios e descrições de produtos com objetivo de melhorar o SEO e atrair mais tráfego qualificado.
- Aproveite a Sazonalidade
Estudar tendências sazonais com o intuito de entender quando seus produtos ou serviços estão sendo mais procurados é uma forma inteligente de alavancar o seu negócio. Por isso, é super válido planejar promoções e campanhas publicitárias dentro dos períodos estratégicos com objetivo de maximizar as vendas.
- Crie Conteúdo Relevante:
Crie conteúdos que abordem tópicos populares, interessantes, pois dessa forma você tem mais chances de engajar. Dentro dessa tática você pode incluir blogs, vídeos e postagens em redes sociais que coincidam com o interesse do seu público alvo.
- Segmentação Geográfica
Esse tópico serve para te lembrar que você pode utilizar a análise geográfica do Google Trends com o intuito de entender onde seu produto é mais popular. Esse recurso facilita muito na segmentação de campanhas de marketing e na personalização de mensagens para diferentes regiões.
- Compare Concorrentes
Agora que você já segmentou a campanha, é hora de utilizar o recurso de comparação. Através dele você consegue analisar como sua marca se posiciona em relação aos concorrentes. Com essa informação, você automaticamente e obviamente através de uma análise, consegue identificar quais serão as oportunidades que farão você se destacar no mercado.
- Ajuste Suas Campanhas em Tempo Real
Conferir as métricas, monitorando as tendências em tempo real durante campanhas de marketing, também é um dos recursos que farão você vender mais. Se notar um aumento repentino em algum tópico específico, ajuste suas mensagens e ofertas para capitalizar sobre esse aumento.
5 Características do Google Trends
Segue abaixo os cinco principais motivos que levam empreendedores digitais e profissionais que atuam na área de marketing digital a utilizarem o Trends.
- Tendências de Pesquisa
- Comparação de Termos
- Filtros
- Insights Históricos
- Notificações de Tendência
- Tendências de Pesquisa
Permite a visualização de tópicos que estão em alta em diferentes regiões e em diferentes períodos.
- Comparação de Termos
Você consegue comparar a popularidade de dois ou mais termos de pesquisa, conseguindo identificar qual é o mais relevante.
- Filtros
Faz com que o usuário filtre os dados por categoria e localização geográfica.
- Insights Históricos
É possível acessar dados históricos que mostram a evolução, auxiliando no planejamento de conteúdo e estratégias de SEO.
- Notificações de Tendência
Possibilita aos usuários o recebimento de notificações sobre novas tendências em determinados tópicos.
5 Benefícios de Usar o Google Trends
O excelente custo benefício está entre os principais benefícios de utilizar a ferramenta.
- Aplicativo Gratuito
- Ferramenta Intuitiva de fácil entendimento, até para os menos tecnológicos
- Mais de uma funcionalidade, dentro de uma única ferramenta
- Métricas Confiáveis
- Grandes Chances de Monetização, com o impulsionamento do produto de forma correta e estratégica
Qual é a diferença entre Google Trends e Google Shopping?
O Google Trends tem como principal objetivo fornecer dados sobre tendências de pesquisa e popularidade de termos na internet. Já o Google Shopping é uma plataforma de ecommerce que tem como principal foco facilitar a compra de produtos diretamente nos resultados de pesquisa do Google.
Principais Diferenças:
- Google Trends: Focado na análise de tendências e comportamento de pesquisa.
- Google Shopping: Focado na venda e compra de produtos online. Enfim, transações comerciais.
Conclusão
Você pode conferir neste artigo que é possível acompanhar as métricas de forma intuitiva e gratuita no Google Trends. A ferramenta é tão completa que através dela é possível identificar o comportamento do seu público de forma minuciosa.
Entre os inúmeros benefícios do Trends, ferramenta criada pelo Google, também estão o planejamento de campanhas publicitárias, e análise de concorrência, que de fato pode ser um ponto determinante para quem trabalha com vendas.
Importante lembrar que a análise de concorrência também te dá liberdade para mudar a rota de uma campanha, por exemplo, caso ela não esteja surtindo efeito.
Enfim, podemos dizer que o Google Trends é uma ferramenta perfeita para o empreendedor digital que está tentando vender algum produto ou serviço iniciando do zero, com pouco dinheiro e precisa acompanhar as métricas do seu próprio negócio.