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5 Principais Tendências de E Commerce no Brasil em 2024

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:4 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:7 minutos de leitura

Não é segredo para ninguém que o comércio eletrônico de e commerce tem se tornado cada vez mais popular no Brasil e isso tem feito cada vez mais brasileiros investirem em lojas online.

Segundo relatório da Global Payments Report, divulgado pela Worldpay FIS, as vendas através do e commerce no Brasil devem crescer mais de 95% até o final de 2025. Veja abaixo porque os dados estão super otimistas.

4 Motivos que estão fazendo o consumidor Investir cada vez mais em Compras Online

  1. Facilidade e Diversificação na hora de efetuar o pagamento
  2. Antes de adquirir o produto poder comparar o preço com outras lojas
  3. Comodidade tanto para fazer a compra, quanto para receber o produto em casa
  4. Preços mais diversificados.

Se esses dados chamaram a sua atenção e você ficou empolgado e está decidido a montar uma loja virtual, separei aqui abaixo 7 tendências de e – commerce que segundo pesquisas estão sendo considerados promissores em 2024.

4  Tendências de E Commerce que Vão Bombar em 2024

  • Social commerce 

Indiscutivelmente hoje as redes sociais influenciam em mais de 80% a vida dos brasileiros e isso obviamente impacta na decisão de compra dos consumidores.

 Segundo estudo realizado pela Bornlogic, mais de 61% dos brasileiros costumam pesquisar produtos nas redes sociais e mais de 20% desse público utiliza o mesmo canal para fazer compras. Esse fator deu espaço para que surgisse a social commerce.

O intuito da social commerce é criar ambientes colaborativos onde os usuários vão poder interagir, podendo emitir suas opiniões, fazendo avaliações podendo também realizar a compra. A função do social commerce pode ser comparada ao papel do jornalista, que é de produzir conteúdos relevantes para o seu público, interagindo com os consumidores e os incentivando a compartilharem suas experiências, utilizando ferramentas voltadas para dentro das plataformas como Facebook e Instagram Shopping, além de otimizar Seo para as redes sociais.

  • IA generativa

Quem acompanha o progresso da tecnologia sabe que a Inteligência Artificial (IA) foi uma das tecnologias mais utilizadas em 2023, e já adianto que em 2024 não vai ser diferente.

Principalmente quando falamos do Midjournet e do popular ChatGPT que são capazes de criar conteúdos como num passe de mágica. Vale ressaltar que já está em fase de testes IA generativa para produção de comunicação em textos e imagens, otimização de campanhas feitas no tráfego pago e automatização do atendimento ao cliente.

  • Entrega Expressa

Considerado um dos calcanhares de aquiles dentro do campo de vendas online no Brasil e também um fator decisivo para efetivação da compra. A modalidade de mercado de envio expresso com entrega no mesmo dia, já vem sendo ofertada pelas grandes varejistas como apps de delivery e marketplaces. Cada vez mais e -commerces vem estudando para adotar   a medida de envio expresso. 

  • Realidade Aumentada

Essa tecnologia tem revolucionado o comércio eletrônico. Já é possível ter acesso à realidade aumentada tanto em feiras de tecnologia, quanto na hora de adquirir imóveis. A Construtora MRV pode ser citada como exemplo, eles cada vez mais tem investido em plantas virtuais na hora de apresentar os imóveis.

Isso permite que o usuário interaja com os produtos virtualmente antes de adquiri-los. Hoje, a experiência através da Realidade Aumentada é feita através de um par de óculos que faz projeção do futuro através da realidade virtual. 

Conclusão

O mercado de e-commerce no Brasil está em constante expansão, impulsionado tanto pela evolução das tecnologias quanto pelo aumento da confiança dos consumidores nas compras online. As tendências apresentadas, como o social commerce, IA generativa, entrega expressa e realidade aumentada, mostram como o setor está se adaptando rapidamente para atender às novas demandas dos consumidores, que buscam cada vez mais praticidade, personalização e interatividade.

Investir nessas tendências não só aumenta as chances de sucesso para quem deseja empreender no e-commerce, mas também fortalece a experiência do consumidor, que passa a contar com processos mais rápidos, meios de pagamento variados e a possibilidade de explorar os produtos virtualmente.

Essas inovações, somadas a outros recursos como o uso do PIX e das compras por voz, consolidam uma nova fase do comércio digital, onde a tecnologia atua como um elemento central de atração e retenção de clientes.

Ao considerar a implementação dessas estratégias em seu negócio, o empreendedor está um passo à frente, aproveitando um mercado que deve crescer quase 100% até 2025, segundo dados da Worldpay FIS. Com isso, quem souber se adaptar e inovar, aplicando as melhores práticas e tendências, tem grandes chances de se destacar no cenário nacional de e-commerce e conquistar uma base de clientes leal e engajada.

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