Você está visualizando atualmente Até que ponto o Tik Tok é saudável?

Até que ponto o Tik Tok é saudável?

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital / Tecnologia
  • Última modificação do post:4 de fevereiro de 2024
  • Tempo de leitura:5 minutos de leitura

No mês de janeiro de 2024 uma profissional de Ti americana, acabou virando manchete dos principais jornais mundiais após filmar e compartilhar no Tik Tok a sua própria demissão.

E não foi só esse vídeo que bombou na net, segundo o portal BBC, é possível encontrar alguns usuários da plataforma Tik Tok que estão expondo esse momento tão íntimo que é o da demissão em tempo real. 

Segundo o portal, em 2021, um vídeo de funcionários do McDonald ‘s no Reino Unido se demitindo no meio do expediente acabou viralizando.

Enquanto uns aclamaram a atitude, outros seguem questionando o posicionamento que podemos chamar de polêmico. Confesso que sou de uma geração em que demissão gerava um sentimento de culpa e vergonha. 

Onde nos questionávamos por centenas de vezes onde estava o nosso erro e levamos um tempo para processar o fato ocorrido.

O limite da Influência do Tik Tok

Contudo parece que hoje os jovens utilizam as redes de relacionamento para expor seu dia a dia de forma natural e espontânea, compartilhando qualquer tipo de situação. 

Não julgo a forma como os jovens estão lidando com as situações corriqueiras que acontecem em suas vidas, mas acho importante frisar que o Tik Tok é um aplicativo de influência, até que ponto podemos encarar este fato como uma ação positiva?

Mas Até que Ponto o Tik Tok é saudável

Como todos nós sabemos, o Brasil é um país que aprendeu a aderir em cheio as redes sociais, enquanto uns utilizam o Tik Tok para espairecer a mente, buscando vídeos engraçados de culinária comédia e afins, outros seguem vidrados em expor a sua própria vida com objetivo de gerar conteúdo.

O fato é que a impressão que se tem é que a exposição tem se tornado cada vez mais massiva e sem um determinado controle, me refiro por parte de quem tem o desejo de se tornar influenciador ou viralizar algum vídeo no Tik Tok.

Podemos citar como exemplo as celebridades da mídia de sei lá 15 anos atrás, óbvio que já existiam séries documentais expondo a vida da Paris Hilton, por exemplo, mas mesmo assim, existia um limite de gravação existia uma edição enfim… tinha uma espécie de curadoria para decidir o que poderia ser exposto.  

Hoje não acontece tudo em tempo real como num reality sem filtro sem avaliar as possíveis consequência dos que está sendo exposto. 

Qual a finalidade Tik Tok?

Quando foi criado o Tik Tok tinha como principal objetivo o compartilhamento de vídeos curtos com duração máxima de 15

 segundo onde os usuários podiam dublar, dançar, compartilhar vídeos engraçados.

Hoje, devido ao grande sucesso da plataforma, é possível compartilhar vídeos com mais tempo de duração e as pessoas têm se aproveitado desse recurso para tentar viralizar e causar na rede. O mais curioso é que essa tática para muitos tem dado certo. Tanto que muitos tem surfado na onda e vem buscando monetizar com a plataforma.

Conclusão

Engana-se quem pensa que o Tik Tok só serve para entreter e postar vídeos de dancinha. A quantidade de usuários na rede tem aberto os olhos de muita gente que tem o sonho da fama e principalmente mudar de vida. 

Isso vem fazendo cada vez mais jovens postarem conteúdos de forma frenética nas redes e quando dá certo a ferramenta acaba se transformando em um instrumento de trabalho. O mais curioso é que esse trabalho na maioria das vezes expõe a vida do usuário e não tem um limite de carga horária estipulada. Até que ponto isso é saudável?

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments