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8 Principais Estratégias de Marketing Não Convencional

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:25 de junho de 2024
  • Tempo de leitura:10 minutos de leitura

Se você atua na área de vendas e estratégias de marketing, com certeza já deve ter percebido que o mundo digitalizado vem trazendo cada vez mais um mercado super competitivo.

Afinal de contas, quem em pleno século XXI não tem uma loja no Instagram ou em uma rede social vizinha? 

Por causa dessa concorrência acirrada, principalmente dentro das plataformas que funcionam como rede social, o bom empreendedor que tem a pretensão de manter e conquistar cada vez mais leads,  precisa ter bastante resiliência e conhecer as principais estratégias de marketing convencionais que ainda funcionam em 2024.

Confira abaixo algumas táticas convencionais que estão além de recursos como Instagram e Tik Tok e que com certeza vão te ajudar a reter e principalmente converter novos leads.

Veja 8 Principais  Estratégias de Marketing Não Convencional Que Funciona

  1. Marketing direto
  2. Marketing de Eventos
  3. Publicidade em mídia tradicional
  4. Marketing de boca em boca
  5. Marketing de influência
  6. Marketing de guerrilha
  7. Marketing de Experiência
  8. Marketing de Conteúdo

1. Estratégias de marketing direto

Optei por iniciar por uma das formas de marketing mais antigas que é o marketing direto. Através dele é possível construir uma comunicação que tem abordagem completamente direta com o cliente. Podendo ser feito através de e-mails, mensagens de textos, telefonemas. 

O produto ou serviço é divulgado de forma personalizada e direta com o seu lead, onde você oferece descontos especiais, passa informações relevantes e até mesmo ofertas exclusivas. Confira nosso artigo sobre como se tornar um estrategista de marketing

2. Marketing de Eventos

Já a segunda estratégia, que é o marketing de eventos, é uma prática um pouco mais global, pois ela faz com que a Organização ou Empresa participe de eventos que reúnam o público do seu nicho em conferências, como por exemplo em: workshops e feiras comerciais. 

Esses eventos são uma excelente oportunidade para as empresas que querem se conectar e obter um contato mais próximo com o cliente, fazendo com que ele tenha um contato mais próximo com o cliente, fazendo ele ter informações mais detalhadas referente ao produto e serviço.

De forma resumida, podemos afirmar que o marketing de eventos ajuda a solidificar o relacionamento entre empresa e cliente.

3. Estratégia de marketing de publicidade em mídia tradicional

Publicidade em mídia tradicional

Muitos empreendedores e principalmente empresários ainda consideram a publicidade em mídia tradicional um dos principais pilares do marketing de divulgação.

Ela é feita através de revistas, rádios, jornais, televisão e por incrível que pareça pode alcançar uma parcela considerável de um público que não tem muita familiaridade com as redes sociais.

Um ponto positivo é muito interessante é que a publicidade tradicional permite que você segmente seu público alvo com base e interesses dos consumidores alcançando um grande público de forma rápida, podendo essa ser considerada uma das 6 principais estratégias de marketing que funcionam em 2024.

4. Marketing de boca em boca

Podemos considerar e afirmar que o marketing de boca a boca faz parte de uma estratégia orgânica e muitos empreendedores ainda subestimam essa estratégia. 

Contudo, se utilizado de forma certeira  o marketing de boca a boca pode ter muito efeito. 

Geralmente as empresas utilizam essa tática oferecendo experiências fora da caixa para os seus leads. Óbvio que essa prática envolve produtos de qualidade e bom atendimento. 

5. Marketing de influência

Apesar de não parecer por causa das redes sociais, o marketing de influência é uma estratégia não convencional. 

Atualmente as empresas têm optado por contratar não só celebridades como influenciadores digitais para divulgar os seus produtos e serviços em suas próprias redes como por exemplo Youtube, Tik Tok e também através da publicidade em mídia tradicional.

Acho importante lembrar que há alguns anos atrás o marketing de influência era feito apenas por atores, cantores e personalidades da mídia que divulgavam os produtos através de campanhas feitas através de rádios, outdoor, revistas e tv, pois nesta época não existiam redes sociais personalizadas.

6. Marketing de guerrilha

Uma outra prática muito interessante  é o marketing de guerrilha.  Essa prática consiste em  chamar a atenção do público de forma criativa e inesperada, é óbvio que tudo é feito com orçamento limitado.

A estratégia consiste em explorar locais públicos, eventos fechados e até mesmo o ambiente online com objetivo de criar experiências únicas e memoráveis. 

O marketing pode envolver ações fora da caixa, como intervenções artísticas, instalações interativas ou flash mobs. Geralmente costumamos presenciar esse tipo de ação nos grandes Centros Urbanos e Shopping Centers em épocas como Natal.

Atualmente com a inserção do marketing digital e o fácil acesso às plataformas de redes sociais a estratégia do marketing de guerrilha é potencializado através de atividades que geram buzz e compartilhamento nas redes sociais, aumentando a visibilidade da empresa e gerando interesse do público

7. Marketing de Experiência

Nessa abordagem, que também é considerada uma estratégia não convencional, as empresas têm como foco fazer com que o lead vivencie experiências únicas que vão além da venda do produto ou serviço. 

As organizações fazem o marketing de experiência através de eventos nichados como workshops interativos com demonstrações em espaços físicos, que tem o intuito de fazer com que o cliente tenha as primeiras impressões acerca do que ele quer vender.

O marketing de experiência como o nome mesmo define o seu propósito tem a finalidade de estimular os sentidos e despertar emoções, fazendo com que a empresa se conecte de forma profunda com o seu consumidor final. 

Podemos usar como exemplo, o show da cantora Anitta, onde artista que é patrocinado pela marca Rexona, tem o papel de passar desodorante no seu público. 

8. Marketing de conteúdo

Marketing de conteúdo

Podemos afirmar que o marketing de conteúdo é uma das estratégias mais simples e delicadas desse universo. Pois é necessário ter feeling para conseguir gerar conexão com o público do seu nicho. 

Nessa prática as organizações são responsáveis por criar e distribuir conteúdo relevante para o seu público-alvo. Segue abaixo alguns exemplos

  • Infográficos;
  • Artigos
  • Vídeos
  • Podcasts;
  • E-books;

Conclusão

Hoje, investir em uma ou mais estratégias do  marketing não convencional pode ser considerado uma das formas mais rápidas de conseguir gerar leads e principalmente fazer vendas no mercado. 

Afinal de contas, você há de concordar comigo que  impulsionar vendas contando apenas com o marketing do próprio Instagram, Tik Tok e adjacências, pode ser considerado um tiro no pé, pois existem milhões de negócios parecidos com o seu e o problema nesse caso não se restringe apenas a concorrência e sim a quantidade de tempo e energia que você está disposto a investir. 

Por isso, se você quer conquistar resultados mais rápidos principalmente no que diz respeito à captura de leads, a melhor alternativa é  utilizar estratégias de marketing não convencional.

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