Google ou Instagram? Google AdWords ou Tráfego Orgânico? Qual é o melhor funil de vendas para o meu negócio? Muitos empreendedores digitais ainda têm dúvidas de qual é o melhor canal para monetizar no ambiente online. Contudo, antes de responder essa pergunta é necessário identificar algumas situações que estarei destrinchando nas próximas linhas, e saber de fato o que e como funciona o funil de vendas, por isso fique de olho nesse artigo e veja qual é o melhor canal para você conseguir impulsionar as suas vendas em 2024.
Contéudo
- 1 O Que É um Funil de Vendas?
- 2 Quais São os 3 Principais Estágios do Funil de Vendas?
- 3 Qual a principal função do Funil de Vendas?
- 4 Por que eu preciso entender o Funil de Vendas?
- 5 4 Passos Para Identificar Se o Google ou Instagram é o melhor funil de vendas para você?
- 6 Cada Canal Possui Funções Diferentes
- 7 Afinal, Qual Canal É Melhor Para O Meu Funil De Vendas?
O Que É um Funil de Vendas?
Explicando de forma clara e objetiva, o funil de vendas é uma representação visual do caminho que um cliente percorre, que vai desde o primeiro contato com sua empresa até a conversão em uma compra.
Quais São os 3 Principais Estágios do Funil de Vendas?
- Conscientização
- Consideração
- Decisão
Qual a principal função do Funil de Vendas?
Podemos dizer que o funil de vendas tem a função de direcionar e orientar os clientes em potencial durante todas as etapas de uma compra. E todo esse processo é feito a partir de todo conteúdo e todas as informações que são geradas por aquela determinada empresa.
Resumindo… Quando você entende como o cliente se comporta em cada estágio do funil de vendas, você facilmente consegue montar uma estratégia de marketing e publicidade que em 95% dos casos vai conseguir atender e compreender suas necessidades e expectativas dentro daquela campanha.
Por que eu preciso entender o Funil de Vendas?
Quando você entende como funciona o funil de vendas, você automaticamente passa a identificar quais são os melhores canais de marketing para cada processo de compra. Dessa forma é possível controlar melhor os recursos aumentando os ganhos em publicidade.
4 Passos Para Identificar Se o Google ou Instagram é o melhor funil de vendas para você?
- Formato de Anúncio
Formato de Anúncio
Antes de decidir qual é a melhor plataforma é extremamente importante você definir, qual é o formato de anúncio que você quer utilizar. O Google AdWords, por exemplo, oferece anúncios de texto, display, vídeo e até mesmo shopping. E esses anúncios exibem-se nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros da Rede de Display do Google e no YouTube.
Um outro modelo é o Instagram Ads, que oferece anúncios em formato de imagem, vídeo, carrossel, stories e anúncios de coleção. Os anúncios aparecem no feed de notícias e também na aba Explorar e nos stories do Instagram.
Antes de você escolher qual é o melhor canal para realizar funil de vendas em 2024, é muito importante saber quem é o seu público alvo, pois provavelmente o você chegará ao seu público através de um desses canais.
Cada Canal Possui Funções Diferentes
Agora que você entendeu a importância do funil de vendas, vamos explicar melhor sobre os canais em questão neste artigo. Já adianto que tanto o Google Adword, como o Instagram Ads são plataformas de publicidade online com diferenças significativas em termos de formato de anúncio, público-alvo e objetivos de marketing.
Formato de Anúncio
Google AdWords: oferece anúncios de texto, display, vídeo e shopping. Os anúncios exibem-se nos resultados de pesquisa do Google, em sites parceiros da Rede de Display do Google e no YouTube.
Instagram Ads: oferece anúncios em formato de imagem, vídeo, carrossel, stories e anúncios de coleção. Os anúncios exibem-se no feed de notícias, na aba Explorar e nos stories do Instagram.
Público-Alvo
Google AdWords: permite segmentar os anúncios com base em palavras-chave, interesses, localização geográfica e outros critérios demográficos e comportamentais dos usuários.
Instagram Ads: oferece opções de segmentação com base em dados demográficos, interesses, comportamentos, localização e conexões do usuário na plataforma.
Objetivos de Marketing
Google AdWords: ideal para alcançar usuários que estão ativamente procurando por produtos ou serviços específicos, ajudando a direcionar o tráfego para o site da empresa.
Instagram Ads: mais adequado para aumentar o reconhecimento da marca, engajamento com o público-alvo e impulsionar as vendas de produtos ou serviços por meio de anúncios visuais altamente envolventes.
Contexto e Experiência do Usuário
Google AdWords: os anúncios são exibidos em um contexto de pesquisa, quando os usuários estão buscando ativamente informações relevantes para suas necessidades.
Instagram Ads: os anúncios são exibidos em um ambiente altamente visual e envolvente, onde os usuários estão mais propensos a consumir conteúdo de forma passiva e exploratória.
Afinal, Qual Canal É Melhor Para O Meu Funil De Vendas?
Depende. Além de considerar as diferenças entre o Google AdWords e o Instagram Ads em termos de formato de anúncio, público-alvo e objetivos de marketing, é essencial entender que o melhor canal de publicidade é aquele que resulta em lucro para sua empresa.
Ambas as plataformas oferecem oportunidades únicas para alcançar e envolver seu público-alvo, mas o verdadeiro sucesso vem da capacidade de converter esse engajamento em resultados financeiros concretos.
Portanto, ao decidir entre o Google AdWords e o Instagram Ads para o seu funil de vendas, é essencial avaliar não apenas o alcance e a visibilidade dos anúncios, mas também sua eficácia em impulsionar as vendas e gerar retorno sobre o investimento.
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