Se você quer gerar mais tráfego para o seu site ou blog e vem buscando opções diferentes do Instagram saiba que o Pinterest é uma boa alternativa. Nos últimos meses cada vez mais empresas vêm apostando nos recursos do Pinterest com objetivo de ampliar engajamento e impulsionar vendas.
Para quem não sabe ou ainda tem dúvidas, o Pinterest é uma rede social que tem como foco a postagem de conteúdos visuais que podem ser imagens ou vídeos que são chamados de Pins. Através deles é possível organizar suas inspirações pessoais em diversas pastas públicas e privadas que podem ser compartilhadas na rede social.
Contéudo
O que é o Pinterest?
Explicando de forma um pouco mais objetiva, o Pinterest é uma plataforma de descoberta visual onde o usuário tem a possibilidade de encontrar inspirações de moda, casa, estilo, receitas entre outros. Com bilhões de contas ativas, o aplicativo tem como principal objetivo ajudar as pessoas a encontrar ideias inspiradoras.
8 Dicas Para Gerar Tráfego no Pinterest
- Aproveite para Criar Pins atrativos
- Utilize SEO no Pinterest
- Seja Assíduo
- Aposte nos Painéis (Boards)
- Participe de forma ativa de Grupos e Comunidades
- Aposte na Integração do Pinterest com o seu site
- Aproveite para Criar Pins atrativo
- Analise as Métricas
- Invista em Network com outros criadores
- Acredite em você, seja autêntico
- Aproveite para Criar Pins atrativo
A primeira dica é caprichar no marketing de conteúdo da sua página. Por se tratar de aplicativo que tem um forte e grande apelo visual você deve apostar em imagens de alta qualidade com textos de linguagem simples e bem elaborados. As cores precisam estar em harmonia e chamar atenção para a mensagem que você quer passar.
- Utilize SEO no Pinterest
Foque em palavras-chave que sejam relevantes no título e nas descrições dos seus Pins. Isso faz com que o robô do Pinterest entenda melhor o seu conteúdo, melhorando a sua visibilidade nos resultados de busca interna.
3. Seja Assíduo
Se você quer colher bons frutos lá na frente, a dica é postar Pins com uma certa assiduidade. Isso vai fazer com que o Pinterest valorize o seu trabalho. Eles gostam de contas que fazem postagens constantemente.
4. Aposte nos Painéis (Boards)
Outro fator super importante é a organização. Por isso você deve organizar os seus pins e painéis bem estruturados. Ah! Um detalhe que também é mega importante. Atenção nos títulos, hein? Eles precisam ser claros. Isso facilita muito a vida do usuário na hora de encontrar o seu conteúdo. Não preciso nem afirmar que isso amplia as chances de compartilhamento.
5. Participe de forma ativa de Grupos e Comunidades
Essa é uma das melhores formas de divulgar o seu trabalho. Pois participando desses grupos amplia em mais de 90% a exposição do seu conteúdo.
6. Aposte na Integração do Pinterest com o seu site
Com o objetivo de melhorar o seu alcance e engajamento na rede você deve adicionar botões de Pin ou widgets do Pinterest ao seu blog, land page ou site, essa é uma forma de fazer com que os visitantes compartilhem seu conteúdo na plataforma.
7. Aproveite para Criar Pins atrativo
Caso você não saiba, o Pinterest tem a opção de promover Pins pagos. Essa é uma forma de alcançar um público mais diversificado direcionando tráfego de qualidade para o seu site.
8. Analise as Métricas
Aposte na ferramenta de análise do próprio Pinterest para analisar quais tipos de Pins estão obtendo um alcance mais amplificado. A partir dos resultados que você coletar, você remodela sua estratégia com base nessas métricas.
9. Invista em Network com outros criadores
Colaborar com outros criadores é uma das melhores formas de construir parcerias e criar network. Essa também é uma maneira de expandir o seu alcance e ampliar o seu engajamento no Pinterest. Essa ação pode gerar Pins ou Boards compartilhados.
10. Acredite em você, seja autêntico
Saia da zona de conforto e deixe a sua criatividade fluir. No aplicativo o que conta muitos pontos é isso e principalmente a originalidade. Aproveite o espaço para criar Pins originais e criativos e que principalmente agregue e gere valor para o seu usuário.
Como Funciona o Marketing no Pinterest ?
Planejamento Estratégico é o ingrediente principal utilizado pelo empreendedor que quer promover um produto ou serviço através do Pinterest.
Como o Pinterest é uma plataforma extremamente visual, muitos empreendedores digitais aproveitam desse espaço para atrair clientes através de imagens convidativas e conteúdos relevantes que geram bastante impacto.
Se você tem um negócio digital e ficou interessado em também migrar para o Pinterest, separei abaixo algumas dicas que vai fazer com que você utilize a ferramenta de forma super profissional.
5 Dicas Para Usar os Recursos do Pinterest para Empresa
- Insira o botão salvar para sites – Já comentamos sobre esse recurso nesse artigo. Contudo o principal objetivo é levar o usuário a fazer isso com os posts da sua marca dentro de outros canais
- Invista nos Rich Pins – Rich Pins sào Pins orgânicos, mais avançados responsável por sincronizar de forma automática as informações do seu site e os pins.
- Utilize o Shop The Look – Esse recurso foi criado para estimular vendas por meio da plataforma. Através dele os varejistas conseguem mostrar vários produtos em um único anúncio, podendo finalizar venda no próprio site.
- Gere Pincodes – Podemos chamar o Gere Pincodes de códigos especiais criados com intuito de compartilhar o seu perfil do Pinterest no mundo real. A partir do momento que a pessoa vê o seu Pincode, ela consegue fazer uma busca pela câmera. O Gere Pincodes funciona como uma espécie de QR Code que carrega informações sobre a rede social.
Conclusão
O mundo digitalizado tem feito cada vez mais empreendedores impulsionarem os seus negócios através das redes sociais. E podemos afirmar que o Pinterest vem ganhando cada vez mais popularidade no Brasil. A multifuncionalidade da plataforma e o forte apelo visual tem feito muitos empreendedores digitais acreditarem no potencial da ferramenta.
Como hoje todos os holofotes estão para o Instagram, onde o nível da concorrência é bastante acirrado. Acredito que gerar tráfego no Pinterest é uma maneira inteligente de sair na frente com o intuito de impulsionar vendas.