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6 profissões mais promissoras do marketing

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:4 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:9 minutos de leitura

Se você tem como um de seus principais talentos a comunicação e no momento está pesquisando as profissões mais promissoras da atualidade com objetivo de dar uma guinada profissional na sua carreira. Acho oportuno te informar que a área do marketing é uma boa alternativa.

A expansão do marketing digital fez com que surgissem novas profissões. Por isso, se você gosta de gerenciar, é uma pessoa criativa e principalmente tem talento para lidar com a área business, eu recomendo que você cole neste artigo.

Aqui abordaremos as principais profissões da área do marketing que estão em expansão e que garantem bons salários e crescimento de carreira.

O que é marketing digital?

Podemos afirmar que marketing digital é um conjunto de estratégias que têm a função de prospectar, atrair e converter clientes no ambiente digital.

6 profissões mais promissoras do marketing

  1. Gerente de Mídias Sociais
  2. Especialista em SEO
  3. Estrategista Digital
  4. Produtor/ Estrategista de Conteúdo
  5. RP Digital
  6. Especialista em Email marketing

1. Gerente de Mídias Sociais

O Gerente de Mídias Sociais está entre uma das principais profissões mais promissoras da área do marketing. E não é pra menos, né? Vivemos em um dos países onde mais consome rede social no mundo.

Com isso, podemos afirmar que as redes sociais funcionam como uma espécie de vitrine que serve para alavancar médios, pequenos e grandes negócios. 

O Gerente de Mídias Sociais tem a função de conhecer a fundo o público alvo que consome a principal rede que ele administra, gerenciando a parte de conteúdo, entendendo assim, as formas de engajamento desses potenciais clientes.

Além disso, esse especialista tem a função de montar e acompanhar o calendário editorial de postagens, criar campanhas e monitorar resultados dentro da rede.

2. Especialista em SEO

Bom, nessa área eu posso falar com um pouco de propriedade porque eu atuo nela. O Especialista em SEO, onde a sigla significa Search Engine Optimization em inglês e é a otimização do conteúdo para mecanismos de busca.

O Especialista em SEO tem a missão de manter o site, blog, produto ou serviço daquele determinado cliente nas primeiras colocações da ferramenta de busca através do tráfego orgânico.

O tráfego orgânico é um fator crucial para empresas que têm a pretensão de construir uma branding (marca) forte no mercado. Atualmente grandes empresas que atuam com tráfego, estão recrutando esses profissionais com objetivo de obter lucros através dessa estratégia.

Importante internalizar que o Especialista em SEO, precisa sempre está passando por processos de atualização com objetivo de acompanhar a flutuação e as alterações dos algoritmos.

3. Estrategista Digital

Podemos afirmar que o Estrategista Digital é a pessoa que constrói todos os planos de venda de produtos que são comercializados na internet. A principal missão dele é trabalhar a imagem da marca, com foco nas necessidades do usuário e principalmente nos objetivos da empresa. O Estrategista Digital também é responsável por monitorar avaliações e principalmente cuidar do gerenciamento das redes sociais.

 4. Produtor/ Estrategista de Conteúdo

Produtor/ Estrategista de Conteúdo

O Produtor ou Estrategista de Conteúdo tem a função de estudar bem o perfil do seu cliente com objetivo de produzir matérias otimizadas para SEO, organizando informações que sejam interessantes ao nível de mercado.  

Um bom produto ou estrategista de conteúdo sempre está de olho no que aquele determinado público alvo está consumindo e ele sempre tem um calendário editorial eficiente com objetivo de gerenciar bem as redes sociais e um bom profissional sempre faz uso de ferramentas analíticas com intuito de descobrir quais são os assuntos que mais promovem engajamento com objetivo de direcionar aquele tráfego para as redes sociais da empresa.

O produtor ou estrategista de conteúdo precisa ter um perfil criativo, deve ser um profissional organizado, deve gostar de se relacionar com as pessoas, além de ter forte habilidade de escrita e compreensão dos mecanismos de pesquisa.  

Válido ressaltar que o gerente de conteúdo que coordena uma equipe, deve sempre estar atento a solicitar conteúdos que funcionem em diversos canais como vídeos, blog posts e legendas com objetivo de atender a todos os públicos.

5. RP Digital

O RP digital é tido como um Relações Públicas, ele tem a função de elaborar atividades estratégicas com foco em fortalecer a branding da empresa a longo prazo.   Podemos dizer que o RP digital é também um estrategista digital, pois ele atua através de estratégias que visam promover a marca, os produtos e o serviço daquela empresa dentro das plataformas que existem na internet. 

Esse profissional tem a responsabilidade de atrair novos leads (clientes) aumentado a visibilidade e a reputação online daquele determinado negócio, promovendo a marca, o produto ou serviço de maneira eficiente e atraente. 

6. Especialista em Email marketing

Especialista em Email marketing

Considerada uma das ferramentas de marketing mais antigas e eficazes, o email marketing é umas das principais estratégias utilizadas dentro do Inbound, para quem não sabe o inbound é uma técnica focada em atrair, converter e principalmente encantar clientes.

Os especialistas em email marketing tem a missão de gerar conteúdos atrativos nos emails e através desta comunicação transformar aquele lead em um potencial comprador.

O profissional que atua com e-mail marketing precisa ter experiência e vivência em redação, edição e ter a escrita persuasiva. O especialista em email marketing também é responsável por elaborar campanhas além de fazer atividades de relações-públicas.

O texto deve ser sempre impecável e esse profissional deve sempre analisar formas de trazer mais pessoas para o site. Com a finalidade de gerar um extenso banco de dados.

Conclusão

Se você gosta da área do marketing ou da comunicação, espero que esse artigo tenha te dado um norte com relação a novas profissões que surgiram nos últimos anos no mercado. 

​​Como já foi dito aqui, a expansão do marketing digital fez com que novas profissões surgissem, abrindo uma nova e grande demanda no mercado. 

Atualmente, o mercado de marketing vem buscando cada vez mais profissionais capacitados. E como muitas profissões são novas existe espaço sim, principalmente para profissionais que demonstram competência.

Eu listei aqui 6 profissões promissoras do marketing, mas é óbvio que se você pesquisar você vai encontrar outras.

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