Você já se fez essa pergunta? Você por um acaso sabe qual é o lugar que nunca deve deixar o seu celular? Nos dias atuais o aparelho móvel para maioria das pessoas praticamente virou uma extensão do próprio corpo. Podemos dizer que a maioria das pessoas tem como um de seus primeiros hábitos pela manhã despertar através do celular.
O fato é que, seja para acordar, conferir as notícias do dia ou trocar mensagens pelas redes sociais como WhatsApp ou Instagram, o celular pode se tornar extremamente nocivo, se não for utilizado com consciência. Por isso, separei aqui alguns lugares que você nunca deve deixar o seu smartphone.
Contéudo
Conheça 6 Lugares Que Você Nunca Deve Deixar o Seu Celular
Considerado um dos instrumentos fundamentais de trabalho da atualidade, em determinados locais o aparelho pode provocar riscos à saúde. Confira abaixo:
- Sutiã
- Cama
- Banheiro
- Praia
- Bolso
- Colo
1. Sutiã
Pode parecer inusitado, mas muitas mulheres têm esse hábito, principalmente quando não estão carregando suas bolsas, quando vão a shows ou simplesmente há algum evento, ou lugar em que elas não queiram que o aparelho seja visto. Contudo, já existem estudos, que relatam que manter o celular por horas dentro ou próximo ao sutiã, pode facilitar o aparecimento de câncer de mama em mulheres, principalmente as com menos idade.
Além dessa situação é válido ressaltar que o aparelho muito aquecido próximo à temperatura do corpo além de proliferar bactérias, por transitar em vários locais pode provocar assaduras e até queimaduras, principalmente em mulheres que possuem a pele mais sensível.
2. Cama
Indiscutivelmente a cama é um dos locais onde mais os brasileiros utilizam o celular, principalmente ao acordar e antes de dormir. Além disso, uma boa parte ainda tem o péssimo hábito de colocar o celular para recarregar próximo à cabeceira que fica ao lado da cama e alguns mais corajosos ainda ousam carregar o aparelho embaixo do travesseiro.
O fato é que já existem pesquisas científicas que comprovam que tanto as luzes de alta intensidade, quanto as notificações, chamadas e vibrações emitidas, podem afetar drasticamente o sono, pois prejudica a produção de melatonina, que é justamente o hormônio responsável por regular o nosso sono.
Fora isso, é importante salientar que o uso exagerado de smartphones no escuro prejudica a saúde dos nossos olhos, provocando cansaço e irritação. E os malefícios não param por aí!
Geralmente as mesmas pessoas que têm o hábito de dormir com o celular ao lado da cama, tem a prática de colocar o aparelho para carregar por tempo indeterminado, essa ação favorece o superaquecimento do smartphone, o que pode provocar um choque ou até mesmo um incêndio.
3. Celular no Banheiro
Acredito que esse seja um dos lugares mais previsíveis e que você já imaginava que não devia deixar o seu celular. Afinal de contas, podemos afirmar que o vaso sanitário mais o celular é uma combinação meio nojenta, né?
Entretanto, os problemas de saúde vão além da proliferação de bactérias e o alto grau de contaminação. O péssimo hábito de sentar no vaso sanitário, como a mão no celular, pode fazer com que a pessoa desenvolva hemorroidas. E a justificativa é simples! Por estar distraído com o celular, o usuário instintivamente poderá fazer uma maior pressão para evacuar.
Um outro aspecto bem nojento é que os vírus e as bactérias presentes no banheiro, ficam na superfície do celular, após a descarga.
Caso você tenha essa mania de usar o celular dentro do banheiro, a recomendação é higienizar seu smartphone com álcool isopropílico 70% ou álcool etílico 75%.
4. Celular na Praia
De todos os tópicos que citei até o momento, acredito que a praia seja o menos nocivo, digo, de forma direta para a saúde humana. Contudo, uma boa parte dos brasileiros que possuem o celular tem o hábito de levar o aparelho para praia. Um grande problema nisso, é a exposição solar a qual o smartphone é submetido. Essa ação pode gerar superaquecimento, diminuindo assim, a vida útil da bateria do celular.
Caso você tenha esse hábito e ele seja constante, e caso o seu celular não seja muito antigo, observe se seu aparelho já não apresenta sinais como interrupção de funções e desempenho mais lento de alguns aplicativos.
5. Bolso
Apesar de parecer inofensivo, a prática de carregar o celular no bolso pode provocar sérios danos à saúde. Já existem pesquisas científicas internacionais que comprovam, que este hábito pode ser considerado um problema.
Pois pode causar uma série de complicações como por exemplo: dor nas pernas e nádegas, riscos de ferimento em caso de algum impacto fora isso ele pode aumentar consideravelmente a radiação eletromagnética e o calor nos órgãos genitais prejudicando a fertilidade masculina. Por isso, o bolso é um lugar que você nunca deve deixar o seu celular.
6. Colo
Quem nunca usou o celular em cima das pernas, que atire a primeira pedra. Quando a pessoa participa de muitos eventos, congressos ou até mesmo reuniões, esse hábito é muito comum. Válido ressaltar que essa posição faz com que sua cabeça fique inclinada para baixo, gerando assim sobrecarga na coluna cervical.
Os principais danos à saúde são: tensão muscular, rigidez, lesões por esforço repetitivo, podendo chegar a complicações como hérnia de disco.
Conclusão
Como o celular já está inserido de forma bem dinâmica na rotina da maioria das pessoas, fica meio complicado racionalizar qual o momento ideal para utilizar o aparelho.
Claro que existem situações óbvias, como a do banheiro, por exemplo, mas o fato é que o celular hoje, como já foi dito aqui no artigo, é praticamente a extensão do próprio corpo da maioria das pessoas. Parece forte essa frase, mas é a realidade.
Uma boa parte dos brasileiros utilizam o smartphone para fazer a maioria das suas atividades cotidianas, como ler notícias, fazer compras, pagar contas, conversar com alguma pessoa e trabalhar.
O aparelho hoje está inserido em mais de 70% das atividades diárias. Se isso é saudável ou não acredito que esse seja um questionamento para um outro artigo. Contudo, é necessário sim, sabermos utilizar o smartphone de forma consciente pelo bem da nossa saúde e principalmente desenvolvermos o filtro para saber quais são os principais lugares que nunca devemos deixar o celular.