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Marketing de Voz e os impactos na sociedade atual

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:5 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:11 minutos de leitura

Esse artigo vem com o intuito de abordar o tema: marketing de voz e os principais impactos dentro do nosso cotidiano, principalmente no que diz respeito ao comportamento do consumidor e dentro das estratégias corporativas.

Com o intuito de  destacar  as principais oportunidades que essa tecnologia que foi construída através de uma perspectiva do marketing digital, pode apresentar para os profissionais que atuam como estrategista digital.

Acredito que a palavra marketing de voz, não esteja muito presente ou impregnada no seu vocabulário, contudo existe uma grande possibilidade dela fazer ou já ter feito, parte da sua rotina. 

A forma como interagimos no mundo contemporâneo vem trazendo cada vez mais para a nossa bolha as assistentes virtuais que funcionam através de uma inteligência artificial. Essas inteligências geralmente são comandadas por assistentes virtuais que atuam sobre comando de voz disseminando informação de forma real. 

O que é o marketing de voz?

É uma tática do marketing digital que utiliza a voz para se comunicar com os clientes por meio de chatbots de voz, smart speakers e assistentes virtuais.

 Benefícios do marketing de voz para empresa

  1. Fornecer informações importantes e personalizadas – O formato de áudio é mais prático do que a leitura, o que acaba exigindo menos esforço e permite que o usuário execute mais de uma atividade.
  2. Oferecer suporte em tempo real melhorando experiência do cliente Algumas empresas utilizam essa estratégia no setor de atendimento com objetivo de otimizar resultados e principalmente  melhorar a experiência do cliente 
  3. Impulsionar o engajamento e a lealdade do cliente – A agilidade no suporte de atendimento através do marketing de voz tem o poder de fidelizar o cliente.

Qual objetivo do marketing de voz no contexto do marketing digital?

Qual objetivo do marketing de voz no contexto do marketing  digital

Fazer com que as marcas entendam as mensagens das campanhas que vão além das telas do tablet, computador ou celular. O marketing de voz ou marketing de áudio inclui um campo vasto como por exemplo: anúncios de áudio e jingles.

O que podemos esperar no futuro do marketing de voz?

De forma tímida podemos afirmar que anúncios de voz hoje são uma excelente forma de alcançar consumidores. Podemos comprovar isso através de plataformas de podcasts e dispositivos em formato de inteligência artificial que são adaptados ao público específico do programa.

4 Técnicas Para Otimizar Marketing de Voz em conteúdo para SEO

Independente da estratégia que seja adotada, o papel da empresa é proporcionar uma experiência orgânica o mais natural possível para o cliente. Confira abaixo as principais técnicas de SEO.

  1. Utilizar palavras-chave long-tail e perguntas completas;
  2. Ter o foco em respostas diretas e concisas;
  3. Ajustar o tom de voz para uma comunicação mais informal e amigável;
  4. Priorizar informações para locais relevantes.

5 Diferenciais do Marketing de voz no comportamento do consumidor?

Indiscutivelmente o marketing de voz vem transformando o comportamento do consumidor de diversas formas, ao passo que assistentes virtuais, como Alexa, Google Assistente e Siri, se tornam cada vez mais integrados ao cotidiano. 

Confira abaixo os 5 principais diferenciais que esse modelo de inteligência artificial vem proporcionando.

  1. Mudança na Jornada de Compra
  2. Personalização
  3. Ampliação do Consumo de Conteúdo de Áudio
  4. Mais Independência nas Interfaces Visuais
  5. Aumento da fidelidade e confiança
  6. Menos Comparação de preço
  7. Acessibilidade e Inclusão
  8. Mudança na forma de busca

1. Mudança na Jornada de Compra

De forma geral, o marketing de voz facilita a pesquisa e compra de produtos por comandos de voz, tornando a jornada do consumidor muito mais simples e dinâmica. Ou seja, em vez de pesquisar manualmente por produtos em sites ou apps, o consumidor pode pedir diretamente ao assistente virtual que está sobre o comando do marketing de voz, para encontrar e até mesmo comprar itens. Esse mecanismo torna o processo de compra mais rápido e conveniente, incentivando a tomada de decisões. 

2. Personalização

Como já presumimos, as assistentes virtuais têm a capacidade de aprender com os hábitos e preferências de cada usuário ou consumidor, o que permite que as marcas ofereçam recomendações personalizadas. Com isso, é correto afirmar que a personalização é um fator-chave que influencia o comportamento do consumidor, por tornar as interações mais relevantes, ampliando a probabilidade de conversão.

3. Aumento do Consumo de Conteúdo Áudio

O crescimento de podcasts, audiolivros e músicas através comandos de voz, ocasionaram uma mudança no consumo de conteúdo digital. E isso tem feito diversas marcas aproveitarem essa nova tendência, criando conteúdos de áudio otimizados para esses canais, através de anúncios em podcasts ou skills interativas para assistentes de voz.

4. Mais Independência nas Interfaces Visuais

O marketing de voz reduz a necessidade de interfaces visuais tradicionais, como websites e apps, mudando a forma como os consumidores interagem com as marcas. Essa simplificação afeta tanto a pesquisa quanto a consideração de opções de compra, já que o consumidor pode receber respostas simplificadas e diretas, em vez de navegar por várias opções.

 5. Aumento da Fidelidade e Confiança

Hoje, as assistentes de voz proporcionam uma interação mais direta e pessoal com os consumidores, o que pode acabar criando um senso de familiaridade e confiança. Isso faz com que as marcas que conseguem oferecer um bom serviço por meio de assistentes de voz saiam na frente aumentando a lealdade dos clientes.

6. Menos Comparação de Preços

Caso você não saiba, a pesquisa de produtos utilizando o marketing de voz, muitas vezes resulta em sugestões mais diretas e limitadas, o que pode reduzir a prática de comparação de preços. Tudo é feito de forma instintiva, quando um consumidor pede ao assistente para comprar um item, ele tende a confiar na primeira recomendação ou em uma lista reduzida de opções.

7. Acessibilidade e Inclusão

Acredito que dentre todos os diferenciais que listamos aqui esse seja o ponto mais forte, pois o marketing de voz torna as compras e o acesso a informações mais acessíveis para pessoas com deficiências visuais ou limitações físicas, criando um impacto positivo na inclusão digital e ampliando o alcance das marcas a novos públicos.

8. Mudança na Forma de Busca

Apesar de não parecer, a busca por voz é mais conversacional e informal do que a digitação em mecanismos de pesquisa do Google, fazendo assim, as marcas a otimizar seus conteúdos e estratégias de SEO para melhor atender às consultas de voz, que tendem a ser mais longas e específicas.

Essas ações mostram como o marketing de voz está transformando a forma de se relacionar com a compra entre os consumidores, tornando as interações mais rápidas, personalizadas e convenientes. As marcas que conseguem se adaptar a essa tendência podem se beneficiar ao oferecer uma experiência fluida e inovadora para os usuários.

O que é audio marketing?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas ou ficam confusas quando escutam essa palavra, entretanto o áudio marketing consiste em envolver e produzir conteúdos que seriam no formato de texto ou visual, para o modelo de áudio. Geralmente o áudio marketing é utilizado em conteúdos de topo de funil, meio ou final., com o objetivo de atrair, converter e fidelizar os consumidores. 

Conclusão

Bom, se você chegou até aqui, possivelmente consegui entender quais são os impactos positivos que o marketing de voz têm gerado no comportamento do consumidor. 

A forma de oferta de produtos não é mais a mesma há algum tempo e isso vem criando novas oportunidades otimizadas dentro do mercado digital atual. Dessa forma podemos considerar que existem sim mais pontos positivos do que negativos, quando analisamos o universo do marketing de voz e das assistentes virtuais. 

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