Você sabia que a Nomofobia é um dos transtornos causados pelo uso demasiado de tecnologias? O fato é que não temos para onde correr, quase todos nós estamos excessivamente apegados ao celular e rodeados por diferentes modelos de tecnologias e inteligências artificiais constantemente.
Por mais que afirmemos que não estamos dependentes, o fato é que a maioria das pessoas não consegue ficar sem olhar o celular por horas, nem que seja para checar pelo menos as notícias do dia. E esse hábito pode acabar trazendo vários tipos de transtornos.
As redes sociais, entre outras ferramentas digitais que na prática, surgiram para melhorar as nossas relações interpessoais e as nossas vidas têm gerado impactos na nossa saúde física e mental, e esse ônus vem carregado de prejuízos que são originários da falta de limites que deveriam ser impostos pelos próprios usuários.
Infelizmente muitas das doenças já podem ser relatados por jovem em adultos que podem ser chamados de réus confesso, por não saberem lidar e principalmente dosar as ferramentas digitais.
Confira abaixo os principais transtornos que já estão sendo vivenciados por nós seres humanos.
Contéudo
- 1 Como os transtornos associados ao uso de tecnologias afetam a saúde mental?
- 2 Quais são as doenças emocionais causadas pelo transtorno de tecnologia?
- 2.1 1. Síndrome de Burnout Digital
- 2.2 2. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
- 2.3 3. Transtornos de Autoimagem e Insatisfação Corporal
- 2.4 7. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) Digital
- 2.5 8. Síndrome da “FOMO” (Fear of Missing Out)
- 2.6 9. Problemas de Relacionamento e Isolamento Social
- 3 7 Transtornos Associados a Dependência Tecnológica
- 4 1. Ansiedade
- 5 2. Depressão
- 6 3. Nomofobia
- 7 4. Síndrome do Túnel do Carpo e Outras Lesões por Esforço Repetitivo (LER)
- 8 5. Insônia e Transtornos do Sono
- 9 6. Transtornos de Atenção e Concentração
- 10 7. Estresse e Sobrecarga de Informação
- 11 8. Problemas Visuais (Síndrome da Visão de Computador)
Como os transtornos associados ao uso de tecnologias afetam a saúde mental?
O uso excessivo de tecnologias pode afetar a nossa saúde mental de inúmeras formas, contribuindo com transtornos psicológicos. E isso acontece por causa da forma como interagimos com dispositivos digitais, o conteúdo que consumimos e a quantidade de tempo que ficamos expostos no ambiente online.
Ao decorrer desse artigo você vai conferir alguns transtornos que são provocados por causa do uso de tecnologia em excesso.
Quais são as doenças emocionais causadas pelo transtorno de tecnologia?
A pressão psicológica gerada por causa da hiper conectividade vem ocasionando diversos tipos de doenças e distúrbios que mexem não só com as funções cognitivas como com a autoestima. Separei abaixo alguns dos muitos problemas que o uso em excesso de tecnologia vem causando.
1. Síndrome de Burnout Digital
Muito comum ser associada ao trabalho, a síndrome de burnout também ocorre no contexto digital. Ela é caracterizada por exaustão mental e emocional provocada pela pressão de estar constantemente conectado e disponível online. Mas comum do que pensamos, o burnout digital afeta não só os profissionais, mas também estudantes e pessoas que dependem de tecnologia de forma intensa no seu dia a dia.
2. Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
Com TDAH sendo classificado com transtorno neurodesenvolvimento, cada vez mais os diagnósticos vêm sendo relatados com uso excessivo de tecnologias. A sobrecarga de estímulos das telas reduz a capacidade de atenção e foco, contribuindo para sintomas de desatenção e impulsividade.
3. Transtornos de Autoimagem e Insatisfação Corporal
A exposição contínua a imagens que são especialmente projetadas para as redes sociais, principalmente de artistas e influenciadores, vem causando insatisfação com a própria aparência e baixa autoestima.
Esse problema é vivenciado geralmente por jovens e adolescentes. O curioso é que por mais que existam causas que defendem “o corpo livre”, ainda é muito comum encontrar pessoas com problemas de autoimagem que podem gerar transtornos alimentares e ao desenvolvimento de comportamentos prejudiciais.
7. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) Digital
Pouco falado, o TOC digital é a compulsão por verificar notificações, mensagens e redes sociais repetidamente. Esse comportamento compulsivo é característico do TOC tradicional, mas ocorre especificamente no contexto digital. Se não tratado, ele pode causar ansiedade e prejudicar a produtividade e o bem-estar.
8. Síndrome da “FOMO” (Fear of Missing Out)
A síndrome é caracterizada pelo medo de perder algum assunto online importante que pode ser uma notícia ou uma atualização de amigos em uma rede social. A síndrome faz com que as pessoas fiquem conectadas, causando ansiedade, insatisfação e dependência digital.
9. Problemas de Relacionamento e Isolamento Social
Esse sintoma pode ser vivenciado em crianças. O uso excessivo de tecnologia pode levar a um dos transtornos mais conhecidos pela população atual que é o distanciamento emocional das pessoas do nosso convívio, o que gera dificuldades de relacionamento e sensação de isolamento social. A dependência de interações virtuais afeta diretamente na qualidade das relações e podem causar solidão e baixa autoestima, contribuindo para doenças de cunho emocional.
7 Transtornos Associados a Dependência Tecnológica
- Ansiedade
- Depressão
- Nomofobia
- Síndrome do Túnel do Carpo e Outras Lesões por Esforço Repetitivo (LER)
- Insônia e Transtorno do sono
- Déficit de atenção e concentração
- Estresse e sobrecarga de informação
- Problemas visuais
1. Ansiedade
Você já parou para pensar quantas vezes ao dia você checa o celular? O uso constante de redes sociais como Instagram e TikTok, por exemplo, infelizmente levam uma boa parcela dos usuários a criar um grau de comparação com a vida alheia, o que segundo psicólogos e especialistas em comportamento humano, passa a gerar sentimentos de inadequação e isolamento, levando a quadros de ansiedade. A velocidade que os fatos acontecem também são um prato cheio para quem tem transtorno de ansiedade.
2. Depressão
Podemos dizer que o excesso de ansiedade, se não tratado, pode acabar se transformando em depressão. Principalmente por causa das redes sociais onde as pessoas fazem uma espécie de “curadoria” de suas vidas, postando apenas momentos, bons e felizes do seu dia a dia. Infelizmente muitos usuários acreditam nesse mundo perfeito e acabam acreditando que suas vidas são um fardo. Por isso, é necessário ter cautela e maturidade para entender que muitas pessoas que estão ali querem apenas impressionar o algoritmo.
3. Nomofobia
A dependência digital tem um nome: Nomofobia e essa doença é caracterizada pela necessidade compulsiva de usar o celular, geralmente o usuário tem o hábito de verificar notificações ou navegar nas redes sociais por horas. O indivíduo tem medo e pavor de ficar sem o celular, levando as pessoas a um estado de ansiedade e desconforto quando não está perto dele.
4. Síndrome do Túnel do Carpo e Outras Lesões por Esforço Repetitivo (LER)
Muitos profissionais de marketing digital e os que atuam diretamente com a área de tecnologia, precisam ficar atentos para não desenvolverem a Síndrome do Túnel do Carpo. Ela se manifesta por causa do uso prolongado do teclado, mouse e celular, ocasionando dores nos pulsos, mãos e ombros, especialmente devido a movimentos repetitivos e má postura. A síndrome do túnel do carpo e outras LERs são comuns entre usuários que utilizam muito o mouse e o computador em excesso.
5. Insônia e Transtornos do Sono
A dependência das ferramentas e redes sociais, faz com que fiquemos horas e horas expostos à tecnologia e essa exposição à luz azul emitida por telas, principalmente no período da noite, com ênfase para hora de dormir. Esse fator prejudica a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono. Acarretando distúrbios do sono, como insônia e dificuldade para ter uma noite de sono, que é essencial para que sigamos o dia bem.
6. Transtornos de Atenção e Concentração
Quem nunca usou a TV e o celular ao mesmo tempo? Quase todo mundo né? Ainda mais nessa era tecnológica, onde todo mundo está habituado a consumir notícias de forma excessiva. Acontece que o uso de várias telas ou aplicativos ao mesmo tempo, pode prejudicar a nossa capacidade de concentração e atenção. E isso acontece porque o cérebro se acostuma a alternar rapidamente entre estímulos, dificultando a realização de tarefas que exigem foco prolongado.
7. Estresse e Sobrecarga de Informação
O excesso de informações chega no seu ápice quando o cérebro é bombardeado por um volume excessivo de dados. Provocando estresse, ansiedade e dificuldades para tomar decisões, contribuindo muito com a fadiga mental.
8. Problemas Visuais (Síndrome da Visão de Computador)
Acho que nem preciso mencionar o cansaço visual que acontece por causa do uso excessivo de telas. Os sintomas físicos podem ser diagnosticados por causa de olhos secos, visão embaçada e fortes dores de cabeça. A síndrome da visão de computador afeta principalmente pessoas que trabalham muitas horas em frente a tela.
Conclusão
Espero que esse artigo tenha te ajudado a esclarecer quais são os principais transtornos mentais provocados pela tecnologia. Infelizmente esse tema ainda não é tão abordado quanto deveria, principalmente porque em muitos casos pode envolver crianças e adolescentes que estão em fase de formação e precisam ser conduzidos com sabedoria diante de um ambiente extremamente tecnológico. O uso excessivo de telas pode acabar provocando transtornos que se não diagnosticados a tempo, podem prejudicar a saúde física e mental do indivíduo, comprometendo completamente a sua rotina.