A comunicação organizacional é prática garantida em todas as empresas bem sucedidas que possuem um quadro razoável de funcionários. A implementação da estratégia de forma correta tem a função de facilitar toda e qualquer mensagem dentro de uma organização que ocupa públicos distintos.
Como o nome mesmo diz, a comunicação organizacional é a ferramenta essencial que promove um ambiente de trabalho mais estável, diminuindo as chances de que sejam gerados ruídos como fofocas, intrigas e fake news.
Como vivemos em uma era, onde a tecnologia reina de forma massiva. A comunicação organizacional pode ser tida como uma ferramenta necessária para filtrar e esclarecer as principais informações externas e internas a cerca de uma determinada Instituição.
Toda grande empresa, geralmente tem um assessor de imprensa ou algum profissional da comunicação que é responsável pela elaboração e a implementação da estratégia dentro da empresa.
Separei abaixo, quais são os principais pilares e qual importância da comunicação organizacional em um mundo tão hiper conectado.
Contéudo
- 1 O que é Comunicação Organizacional?
- 2 Qual é a principal função da comunicação organizacional?
- 3 Quais são os 4 tipos de Comunicação Organizacional?
- 4 Quais são as 3 Principais Categorias da Comunicação Organizacional?
- 5 5 Principais Funções da Comunicação Organizacional
- 6 10 dicas para melhorar a comunicação organizacional
- 7 1. Estabeleça canais de comunicação claros
- 8 2. Realize Feedback
- 9 3. Promova a transparência e a consistência
- 10 4. Colabore para escuta ativa
- 11 5. Personalize a comunicação
- 12 6. Trace metas de comunicação
- 13 7. Realize treinamentos regulares
- 14 8. Crie oportunidades para interações informais
- 15 9. Aproveite as ferramentas de tecnologia
- 16 10. Monitore e avalie constantemente os resultados
- 17 5 Passos Para Aplicar a Comunicação Organizacional em Sua Empresa
O que é Comunicação Organizacional?
Podemos dizer que comunicação organizacional é um conjunto de estratégias e práticas que envolve troca de informações dentro de uma empresa, traçando um paralelo entre ela e seus públicos externos.
Qual é a principal função da comunicação organizacional?
A principal função da comunicação organizacional é ampliar e melhorar o repertório de mensagens, contribuindo para um bom relacionamento entre os diferentes ofícios dentro da empresa. Entre os profissionais estão: colaboradores, gestores, clientes, fornecedores, comunidade, entre outros.
Quais são os 4 tipos de Comunicação Organizacional?
A comunicação organizacional é dividida em quatro estruturas, a mercadológica cuida do setor de marketing e vendas e administrativa, interna e institucional tem como gestores os profissionais de relações-públicas e assessores de imprensa.
- Mercadológica
- Administrativa
- Interna
- Institucional
Quais são as 3 Principais Categorias da Comunicação Organizacional?
- Comunicação Institucional
- Comunicação Mercadológica
- Comunicação Interna
5 Principais Funções da Comunicação Organizacional
- Diminuir ruídos entre os setores
- Ampliar o nível de resultados
- Diminuir o churn (saída de clientes)
- Manter a equipe unida e engajada
- Aproximar clientes e fornecedores
10 dicas para melhorar a comunicação organizacional
- Estabeleça uma comunicação clara
- Realize Feedbacks
- Promova Transparência e Consistência
- Colabora Para a Escuta Ativa
- Personalize a comunicação
- Trace metas de comunicação
- Realize Treinamentos regulares
- Crie oportunidades para interações informais
- Aproveite as ferramentas de tecnologia
- Monitore e avalie constantemente os resultados
1. Estabeleça canais de comunicação claros
Quanto mais claro e objetivo você for na comunicação, menos chances você dá para que aconteçam ruídos.
Por isso, você deve usar ferramentas que promovam uma comunicação direta, como por exemplo: Chats corporativos, e-mails, realizar reuniões em plataformas específicas como meet, zoom, enfim… Aproveitar todos os canais digitais que facilitam e otimizam a comunicação. Após essa etapa, verifique se todos que atuam na Instituição sabem utilizar os diferentes canais sugeridos.
2. Realize Feedback
Por melhor que sejamos, sempre temos tempo para melhorar. E nós seres humanos, principalmente no campo profissional, necessitamos de retorno. Então a dica é incentivar sempre as pessoas que atuam na empresa a receberem feedback de forma construtiva, dessa forma você cria uma atmosfera aonde todos vão se sentir à vontade para compartilhar ideias e preocupações.
3. Promova a transparência e a consistência
Quando trabalhamos com muitas pessoas, a comunicação tem como principal função ser clara e objetiva. Por isso as mensagens que partem da liderança precisam ser transparentes e consistentes. Quanto menos ruído de comunicação, mais chances existem de a mensagem atingir o seu principal objetivo.
4. Colabore para escuta ativa
Um dos principais papéis de quem atua nessa área é ensinar a importância de ouvir com atenção e responder de forma cortês. Isso contribui para um ambiente muito mais estável, contribuindo para a redução de conflitos.
5. Personalize a comunicação
Por mais que não pareça, se comunicar é algo complexo. Afinal de contas, cada um pode interpretar uma mesma mensagem de formas distintas. Dessa forma, o meio mais inteligente de evitar ruídos de comunicação é adaptar a mensagem para o público alvo daquela Instituição. Por exemplo, a abordagem usada para equipes operacionais é diferente da equipe que compõe a alta gestão.
6. Trace metas de comunicação
As metas são os principais caminhos que nos ajudam a conquistar nossos principais objetivos. Por isso, quanto mais clareza você tiver sobre o que deseja alcançar em cada mensagem, seja informar, motivar ou resolver problemas, mais chances de atingir o sucesso você terá.
7. Realize treinamentos regulares
O escopo de uma boa comunicação organizacional necessita de investimentos e capacitações. A principal finalidade desse investimento é ajudar a promover o conhecimento dos colaboradores, fazendo com que eles melhorem habilidades como redação, oratória e comunicação interpessoal.
8. Crie oportunidades para interações informais
Sai um pouco do escopo de trabalho diário, podem melhorar a produtividade e principalmente as relações interpessoais. Por isso, a dica é realizar eventos, happy hours ou reuniões descontraídas que ajudam a aproximar mais os membros da equipe.
9. Aproveite as ferramentas de tecnologia
Como já abordamos aqui no artigo, as plataformas digitais na maioria das vezes, contribuem muito para o trabalho de quem atua com comunicação organizacional, Aplicativos como Slack, Microsoft Teams e Zoom tem potencial para ampliar a comunicação em tempo real, principalmente para equipes remotas ou híbridas.
10. Monitore e avalie constantemente os resultados
A nossa última dica e não menos importante é a de acompanhar toda a estratégia que será aplicada. Você pode fazer isso através de pesquisas e coletando feedback sobre a eficácia dos métodos de comunicação, e ir realizando ajuste conforme necessário.
5 Passos Para Aplicar a Comunicação Organizacional em Sua Empresa
- Entender como funciona a empresa e conhecer principais gostos do público alvo
- Agora que você conhece a sua persona, defina os desafios e objetivos que precisam ser superados
- Realize reuniões de alimento com os times que mantém contato direto com os clientes
- Estude e entenda como funciona o fluxo de trabalho a Instituição
- Analise se os canais de comunicação que você utiliza estão sendo eficientes, caso não seja, mude para um que mais se adequa a sua equipe.
Conclusão
A partir desse artigo podemos afirmar que uma comunicação organizacional eficiente fortalece a cultura da empresa, aumenta a produtividade e promove um ambiente de trabalho mais saudável.
Entretanto, atualmente cada vez menos empresas vêm apostando na implementação dessa estratégia e isso acarreta danos que podem ser irreversíveis para instituição, como perda elevada de clientes, insatisfação intensificada de um grupo de funcionários.
O fato é que a era tecnológica, junto com a popularização das redes sociais, tem feito empresas de média e grande porte, empresas recentes, tá gente! Não darem tanta atenção para a tática de implementar a comunicação organizacional.
A parte chata é que isso, além de desmotivar toda uma equipe, acaba gerando ruídos que poderiam ser evitados de forma simples e intuitiva, apenas com aplicação dessa estratégia.