Ei! Você faz parte do time que está com sede de empreender em 2025 e não vê a hora de mudar de carreira? Saiba que 2025 é um excelente momento para dar esse passo. E um dos motivos é a evolução tecnológica que estamos presenciando.
O surgimento de novas inteligências artificiais AI, tem feito surgir novos negócios e profissões a todo momento. O comércio eletrônico e profissões como influenciador e RP digital, não existiam e nem tinham tanta credibilidade a 10 anos atrás.
Um outro fator curioso é a utilização das redes sociais de forma profissional, ninguém pode imaginar que plataformas como Facebook, Instagram e até mesmo o irreverente Tik Tok monetizar iam de forma meteórica dando a oportunidade de milhares de pessoas mudarem de vida.
Enfim, contudo a introdução de novas tecnologias, acabou contribuindo também para que existisse uma espécie de boom em alguns setores que pareciam estar estagnados.
Se você ficou curioso, sugiro que acompanhe esse artigo. Separei alguns negócios físicos que são considerados segmentos interessantes para empreender em 2025 e alguns setores que estarão em alta ao longo deste ano.
Contéudo
8 Setores para empreender em 2025
Segue lista com alguns nichos que dificilmente não ficam aquecidos com o passar dos anos e por isso, são considerados muito interessantes para quem começar a empreender em 2025.
- Designer gráfico
- Distribuidora de bebidas
- Escritório de consultoria
- Fábrica de produtos de chocolate
- Loja de cosméticos e perfumaria
- Papelaria
- Imobiliária
- Pet shop
1. Designer gráfico
O surgimento do marketing digital e das novas tecnologias fez com o designer gráfico se tornar o protagonista de várias Agências de marketing e publicidade. O legal é que o profissional é uma das peças fundamentais na criação de campanhas.
Como vivem em uma era, onde quem impera é a digitalização. Cada vez mais o profissional de Design Gráfico vem sendo requisitado. O salário desse profissional contratado pode chegar a 4 mil reais. Porém, uma boa parcela desses profissionais prefere atuar de forma autônoma, ou por campanha.
2. Distribuidora de bebidas
Podemos afirmar que o setor de bebidas no Brasil vive um cenário muito positivo. Com isso, montar uma distribuidora de bebidas pode ser uma excelente alternativa. Contudo, é necessário levar em consideração alguns fatores, como por exemplo: Localização que deve ser estratégica por causa do fluxo de pessoas, atendimento, horários de atendimento e comunicação.
Como vivemos em uma era, o que impera são as redes sociais. É muito interessante para o perfil ter uma conta que divulgue combos e promoções em alguma das ferramentas e que tenha o sistema de entrega delivery.
Segundo informações do Sebrae, esse foi o modelo de negócio mais procurado em 2022.
3. Escritório de consultoria
Se você é paciente, tem o dom da comunicação, gosta de ensinar e de trabalhar com o público, prestar consultoria é uma boa alternativa. Agora, óbvio que você precisa atuar e ser muito bom em algum segmento. Atualmente existe no mercado, profissionais que abrem mão da CLT, para atuar como autônomos prestando consultoria em fábricas e indústrias.
4. Fábrica de produtos de chocolate
O chocolate é uma paixão nacional. E montar uma fábrica com produtos oriundos do chocolate pode ser considerado uma excelente ideia. Um exemplo disso é a Cacau Show, onde o atual dono Ale Costa, iniciou o seu negócio comercializando trufas da sua mãe. Agora atenção! Se você não tem capital para investir em uma franquia ou mini franquia conhecida. O conselho é só apostar em artesãos que sabem de fato fazer um bom chocolate. Esse é um dos pontos cruciais para garantir a clientela e fidelizar clientes. Afinal de contas, não é à toa que esse é um dos melhores segmentos para empreender em 2025.
5. Loja de cosméticos e perfumaria
O nosso quinto tópico da lista, pode ser considerado unanimidade nacional. Quase todo brasileiro, é consumidor assíduo de perfumes e hidratantes. Por isso, investir em franquias de nacionais como Natura, Boticário ou até mesmo Jequiti, pode ser uma boa opção. Importante lembrar que a indústria nacional voltada para os cosméticos é bem vasta, isso te possibilita pesquisar outras empresas que também possuem produtos de qualidade. Caso você queira investir.
6. Papelaria
Apesar da digitalização, a papelaria é um nicho que nunca sai de moda. Principalmente por ser um negócio ultra nichado. A depender da localização e da região, o modelo de negócio pode ser extremamente lucrativo.
7. Imobiliária
Apesar de passar por uma fase não tão positiva, o setor imobiliário nunca sai de moda. Sempre existem pessoas que preferem alugar ou comprar. Por ser um segmento um pouco mais fechado, esse modelo de negócio pode monetizar em larga escala. Isso depende muito da região.
8. Pet shop
De uns anos para cá os Pet shop tem se tornado cada vez mais populares, isso acontece por que cada vez mais pessoas estão optando por ter um bichinho como companheiro. Com isso, surgiu a gourmetização do modelo de negócio, onde é possível encontrar roupas, acessórios, brinquedos… Enfim, uma infinidade de objetos e opções que tornam o comércio aquecido, fazendo com que cada vez mais pessoas se interessem em criar um bichinho em casa.
Qual é o melhor setor para empreender em 2025?
Como o nosso país é extenso, isso depende muito da região. Mas o mais recomendado são os setores que envolvem serviços e consultoria com foco para as áreas de marketing e tecnologia que prometem ser bem promissoras nos próximos anos. Principalmente por causa do surgimento de novas profissões.
Melhores Nichos Para Empreender em 2025
1. Nicho Sustentável – Produtos ecológicos, que também no segmento de energia limpa e uma terceira opção envolve gestão de resíduos que engloba reciclagem e reaproveitamento de materiais. Como uma boa parte das pessoas estão empenhadas e muito mais conscientes com relação às questões do planeta. Cuidar do meio ambiente é uma excelente opção para quem quer empreender em 2025.
2. Nicho de Tecnologia e Inovação – Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT): Produtos conectados, como dispositivos smart home e wearables e Cibersegurança: Proteção de dados e consultoria em segurança digital.
3. Nicho Saúde: Terapias online, aplicativos de meditação e mindfulness. Outro segmento interessante é o fitness em casa com equipamentos e plataformas de treino virtual. E o terceiro que envolve alimentação saudável, como por exemplo produtos orgânicos, plant-based e suplementos naturais.
4. Nicho de Educação e Treinamento – Cursos online que engloba treinamentos em tecnologia, finanças e soft skills e Consultoria profissional com Mentoria de carreira e especialização em setores específicos.
5. Nicho de e-commerce e Varejo Especializado – Produtos personalizados. Outro segmento é o setor de dropshipping com foco em nichos específicos.
6. Nicho que envolve entretenimento digital – Produção de vídeos, podcasts e streaming de games. Dentro desse nicho tem também a área que envolve desenvolvimento de jogos ou suporte a competições de esportes.
7. Nicho de Serviços para Empresas – A primeira opção seria consultoria de negócios que envolve estratégias de crescimento, gestão de crise e inovação. Um outro setor interessante mencionado aqui no artigo é a área de marketing digital, que envolve especialização em SEO, gestão de redes sociais e criação de conteúdo. Uma terceira opção seria a automatização de processos que inclui implementação de ferramentas para aumentar eficiência.
Conclusão
Como diz aquele velho ditado, ano novo, vida nova. Contudo, empreender em um novo mercado requer pesquisa, estudo e bastante cautela.
Se você quer montar um negócio e está na dúvida no que empreender em 2025, espero que esse artigo tenha te auxiliado de alguma forma. A nossa lista conta com algumas opções que, popularmente falando, nunca saem de moda.
Entretanto, eu acredito que apesar desse fator ter que ser levado em consideração, o sucesso do empreendedor depende dele gostar do que faz. Não adianta vender chocolates se o seu talento é para a área de tecnologia.
Acredito que esse seja um fator primordial, é o pilar de qualquer profissional bem-sucedido. Por isso é super válido pesquisar e principalmente avaliar quais são os melhores setores para empreender em 2025.