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Pessoa acessando as redes sociais através do celular em frente ao computador

Social Media: Profissão Segue em Expansão em 2024

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:5 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:16 minutos de leitura

A grande popularidade do Instagram e outras redes sociais fez com que a profissão de social media se tornasse uma das mais requisitadas dentro do mercado de marketing digital.

E a grande procura por esse profissional vem fazendo com que grandes empresas e até mesmo Agências Especializadas de marketing passassem a recrutar esses profissionais de forma full time.

Todavia, e por se tratar de uma profissão relativamente nova, podemos afirmar que  ainda existe uma escassez de social media no mercado. E podemos atribuir essa brecha ao crescimento acelerado  de contas empresariais dentro de perfis como por exemplo, o Instagram.

Apesar da evolução tecnológica nos presentear com inúmeras vantagens como por exemplo, inteligências artificiais como Chat Gpt e Alexa, o fato é que ainda existem profissões que serão criadas no futuro e existe essa que é uma real necessidade do nosso presente.

Se você não sabe o que é um social medias, quais são suas principais atribuições e principalmente como ele se posiciona dentro do mercado. Acompanha aqui esse artigo que certamente vai tirar as suas principais dúvidas.

Social Media: Profissão segue em expansão no mercado
Social Media: Profissão segue em expansão no mercado

O que é um social media?

Podemos dizer que  social media é o profissional responsável por gerenciar e executar a presença digital de uma marca, empresa ou pessoa dentro de  redes sociais como Instagram, Youtube, Tik Tok

Esse profissional tem a incubencia de criar e  implementar estratégias com o objetivo de ampliar o engajamento, construindo uma reputação online, alcançando novos públicos e promovendo produtos ou serviços daquela rede social.

O que faz um social media?    

O social media tem o papel de desempenhar diversas funções relacionadas à criação, gerenciamento e análise de conteúdo para redes sociais, tendo a missão de aumentar o engajamento, promover marcas ou pessoas e tudo isso alinhado com os principais objetivos do marketing. 

Entre as principais responsabilidades do social media estão: Criação de conteúdo, fazer o planejamento estratégico, cuidar da gestão das redes sociais e analisar o desempenho de todo o trabalho que está sendo executado.

Quanto ganha um social media?

No Brasil, como o país é bastante extenso, o salário de um social media pode variar dependendo de fatores como a localização, o nível de experiência, o porte da empresa. Contudo, segundo informações da Catho, um social media iniciante/junior, está faturando hoje, entre R$ 1.500 a R$ 3.000 por mês.

Lembrando que esse salário é para profissionais que estão iniciando carreira e  possuem pouca experiência.

Já o Intermediário (pleno), tem um salário um pouco maior, o piso varia entre R$ 3.000 a R$ 5.000 por mês. E o Sênior tem a faixa salarial que varia entre R$ 5.000 a R$ 10.000, podendo variar para mais.

Geralmente o profissional Sênior, ocupa posições de liderança e tem experiência com gestão de equipes, possuindo um vasto conhecimento em marketing digital com uma visão estratégica muito mais ampla.

Quem atua como social media freelancer, geralmente cobra por projeto com mensalidades fixas. Os valores variam entre R$500 a R$8000 por cliente, isso varia conforme o escopo do trabalho que será executado.

Precisa fazer faculdade para ser social media?

Atualmente não é necessário ter um diploma universitário para exercer a função ou o papel de social media. Porém ter uma formação na área de comunicação, marketing, publicidade ou áreas relacionadas pode ser um grande diferencial 

7 Principais Habilidades de Um Social Media

Segue abaixo as principais habilidades de um social media  que eu listei, vocês irão notar que o profissional deve ter dominância em  aspectos criativos, estratégicos e analíticos 

  1. Ser Criativo
  2. Ter uma boa escrita – Técnicas de Copywriting
  3. Saber Analisar métricas
  4. Ter Gestão de tempo e senso de Organização
  5. Facilidade para dominar ferramentas e plataformas
  6. Ter uma boa comunicação e senso de comunidade
  7. Adaptação de Flexibilidade

1. Ser Criativo

Um bom social media precisa ter  capacidade de criar conteúdo original de valor e que seja visualmente atraente para o público que ele quer conquistar. Isso abrange tanto a parte visual quanto a escrita. Quanto mais técnicas de copywriting que a escrita persuasiva o social media tiver, mais chances ele tem de chamar atenção do público, capturando possíveis leads.

2. Ter uma boa escrita – Técnicas de Copywriting

Saber escrever textos que conquistem o público está entre uma das principais funções do social media. A comunicação precisa ser  clara, persuasiva e atraente e que principalmente converse com a marca que está para ser trabalhada dentro da rede social.

3. Saber analisar métricas

O profissional de social media precisa entender de números. Umas das suas principais encubencias é ter habilidade de interpretar métricas e analisar dados de forma geral. Dessa maneira é possível compreender o desempenho das campanhas e fazer ajustes na estratégia, caso seja necessário. 

O social media geralmente conta com ferramentas como Google Analytics, Instagram Insights e Facebook Insights que ajudam a monitorar o KPIs (Key Performance Indicators), como engajamento, alcance e conversões da conta.

4. Ter Gestão de Tempo e senso de Organização

Como já foi dito aqui, entre uma das principais atividades estão: Saber gerenciar múltiplas plataformas, trabalhar com crianças de conteúdos regularmente e ainda monitorar resultados. Óbvio que esse excesso de funções exige: 

Organização! Um social media tem que saber planejar o calendário editorial, acompanhar cronogramas de campanhas e garantir uma rotina fixa de  postagens.

5. Facilidade Para Dominar Ferramentas e Plataformas

Apesar de parecer uma tarefa simples. Não é! Você já parou para pensar na quantidade de ícones que existem dentro de uma única ferramenta? 

Está certo que grande parte das plataformas funcionam de forma intuitiva, entretanto o social media precisar ter um conhecimento eu diria que quase clínico,  das principais redes sociais (Instagram, Facebook, TikTok, LinkedIn, Twitter, etc.).

Além disso, o profissional deve saber manusear ferramentas de gestão e agendamento de postagens, como por exemplo:  Hootsuite, Buffer ou Sprout Social, e de criação de conteúdo (Canva, Adobe Photoshop, etc.

6. Ter uma boa Comunicação e Senso de Comunidade

Ter  habilidade para  se comunicar de forma clara, empática e estratégica com o público é um fator determinante para quem atua como social media. Isso inclui saber responder de forma estratégica mensagens e comentários, moderar discussões e lidar com feedbacks, positivos e negativos que vierem a surgir.

7. Adaptação e Flexibilidade

Social Media: Profissão Segue em expansão em 2024
Social Media: Profissão Segue em expansão em 2024

O mundo digital está sempre em constante evolução, novas tendências, algoritmos e ferramentas sempre estão surgindo de forma constante. Por isso, um bom profissional que atua como social media precisa se adaptar rapidamente às mudanças nas plataformas e saber ajustar estratégias com o intuito de saber aproveitar novas oportunidades.

Importante reforçar que essas habilidades formam a base do trabalho de um social media eficiente, garantindo que ele possa atrair, engajar e converter o público de forma consistente.

7 Principais Ferramentas Utilizada Por Social Media

Separei aqui algumas ferramentas que todo social media utiliza para gerenciar e otimizar sua presença digital.

  1. Ferramentas Para Gestão de Redes Sociais
  2. Ferramentas Para Criação de Conteúdo
  3. Ferramentas Para Análise de Dados
  4. Ferramentas Para Monitoramento de Mídias Sociais
  5. Ferramentas Para Gestão de Anúncios
  6. Ferramentas Para Automação
  7. Ferramentas Para Colaboração e Produtividade

1. Ferramentas Para Gestão de Redes Sociais

  • Hootsuite: Responsável por agendar publicações, monitorar menções e analisar resultados em várias redes sociais a partir de um único painel.
  • Buffer: Tem como principal foco o agendamento de postagens, o aplicativo oferece uma interface intuitiva capaz de gerenciar várias muitas contas e fazer análise de desempenho das publicações.
  • Sprout Social: Podemos dizer que é uma plataforma robusta que tem desempenhado a função de combinar gerenciamento de redes sociais, análise de dados e funcionalidades focadas no atendimento ao cliente.

2. Ferramentas Para Criação de Conteúdo

  • Canva: Ferramenta que tem o papel de realizar design gráfico e permite criação de  imagens, infográficos e posts para redes sociais de forma fácil e rápida.
  • Adobe Spark: Tem a função de criar gráficos, páginas da web e vídeos curtos de forma simples.
  • Visme: Podemos dizer que é uma ferramenta que combina design de apresentações e infográficos. Ela é muito útil para criar conteúdo visual impactante.

3. Ferramentas Para Análise de Dados

  • Google Analytics: Aplicativo que ajuda a rastrear o tráfego de um site e entender como os usuários interagem com o conteúdo que está sendo divulgado nas redes sociais.
  • Facebook Insights: A ferramenta oferece dados com foco no desempenho das publicações e o engajamento da audiência na página do Facebook.
  • Instagram Insights: Entrega métricas sobre o desempenho de postagens, stories e informações demográficas sobre seguidores.

4. Ferramentas Para Monitoramento de Mídias Sociais

  • Mention: Monitora menções da marca, palavras-chave e concorrentes em tempo real, entregando o que está sendo falado online.
  • Brand24: Além de monitorar as redes sociais, rastreia menções de marca e palavras-chave, fornecendo relatórios detalhados.
  • Talkwalker: Esse app é um software de análise capaz de oferecer insights sobre menções de marca, sentimentos e tendências nas redes sociais.

5. Ferramentas Para Gestão de Anúncios

  • Facebook Ads Manager: Cria, gerencia e analisa campanhas publicitárias em redes sociais como Facebook e Instagram.
  • Google Ads: Perfeito para promover conteúdo em plataformas do Google, incluindo anúncios em redes sociais e outros sites.
  • LinkedIn Campaign Manager: Aplicativo utilizado para gerenciar campanhas publicitárias dentro do LinkedIn, focado única e exclusivamente no público profissional.

6. Ferramentas Para Automação

  • Zapier: Integra e Automatiza processos entre diferentes aplicativos e plataformas, facilitando a gestão de tarefas.
  • IFTTT (If This Then That): Têm a função de facilitar a automação de postagens e ações em redes sociais com base em condições predefinidas.

7. Ferramentas Para Colaboração e Produtividade

  • Trello: Plataforma de gerenciamento de projetos que ajuda a organizar e planejar campanhas e tarefas de social media.
  • Asana: Ferramenta de gerenciamento de projetos, muito usada para acompanhar o progresso de tarefas e colaborar em equipe.

Conclusão

Você viu aqui que a profissão de social media, apesar de relativamente recente, segue em constante expansão no mercado de trabalho. Cada vez mais Agências de Marketing e Empresas vêm contratando esses profissionais com objetivo de construir e conquistar visibilidade digital.

Contudo, acho interessante trabalharmos com a verdade. hoje, encontrar um social media com experiência e feeling para o mercado que estará em execução não é tarefa simples. Pois a profissão além de  demandar um excelente senso criativo, pede noções avançadas de gestão, dominância quase que clínica nas redes sociais, flexibilidade e adaptabilidade. 

Clique aqui e veja quais são as redes sociais mais acessadas do Brasil

Enfim, podemos dizer que são muitas funções em uma única profissão para um salário que eu  particularmente considero razoável. 

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