Mas do que nunca, vivemos na era das conexões e saber utilizar o marketing de influência como estratégia em 2024 pode trazer resultados rápidos e muito duradouros dentro das plataformas.
A era digital muito a arte de se relacionar e através disso é possível criar pontes impulsionando de forma intuitiva muitas vendas.
Caso você esteja empreendendo no digital e não saiba como aplicar o marketing de influência, sugiro que confira as dicas que elaborei ao longo deste artigo.
Contéudo
- 1 O que é o marketing de influência?
- 2 Qual é a importância do marketing de influência?
- 3 Por que investir no marketing de influência?
- 4 6 benefícios do marketing de influência
- 5 Quais são as principais estratégias que os influenciadores utilizam para fazer marketing de influência?
- 6 3 Práticas Importantes Para Atuar Com Marketing de Conteúdo
O que é o marketing de influência?
O marketing de influência é uma estratégia de marketing digital que consiste na colaboração entre uma marca e um indivíduo que já possui autoridade em uma plataforma digital, como por exemplo: YouTube e Instagram.
Explicando de forma mais simples, o marketing de influência consiste na prática que utiliza pessoas influentes de um determinado nicho, com objetivo de divulgar a sua marca.
Qual é a importância do marketing de influência?
Utilizar a estratégia de marketing de influência é importante é importante porque solidifica a presença de uma determinada marca no mercado alcançando audiências engajadas e super segmentadas.
Por que investir no marketing de influência?
Como uma boa parte dos brasileiros acessam diariamente as redes sociais, podemos dizer que investir no marketing de influência nos dias atuais é uma alternativa extremamente inteligente para quem quer alcançar resultados rápidos e duradouros.
6 benefícios do marketing de influência
Eu poderia listar muitos motivos, contudo separei aqui os 6 principais motivos cruciais que levam grandes marcas a apostar na estratégia de marketing de influência.
- Vasta Segmentação de Público
- Fortalecimento da marca
- Vários Formatos de divulgação
- Capacidade para atingir ampla audiência
- Resultados Reais de forma otimizada
- Muito mais credibilidade com o público
Vasta Segmentação de Público
Imagine que você quer impulsionar muito um produto ou serviço, agora, pense no comediante Whindersson Nunes divulgando o seu negócio em suas redes. Não tem como dar errado, né? Atualmente Whindersson Nunes, possui um Instagram com 59 milhões de seguidores. Essa é uma forma de utilizar o marketing de influência de forma inteligente, conquistando assim, uma vasta segmentação de público.
Agora, se você tem uma empresa pequena, ou se você está começando agora, não precisa achar que o marketing de influência não é pra você. Óbvio que você pode pesquisar influenciadores que são famosos em sua região ou influencers que não sejam do seu estado, que consigam entregar resultados.
Uma boa dica é…
Antes de contratar um influenciador, você pode pedir as métricas com objetivo de analisar o perfil do profissional na rede.
Fortalecimento da marca
O fortalecimento de marca vem com o exemplo que citei no tópico anterior, principalmente se você optar por contratar um influenciador que possua credibilidade no mercado das redes sociais e tenha um bom engajamento.
Vários Formatos de divulgação
O grande crescimento do marketing digital englobando a tecnologia permitiu vários formatos de conteúdos online. Hoje, é possível fazer divulgações através de ferramentas como Instagram (stories, feed, reels) do YouTube, TikTok, todos em formatos como, publiposts e parcerias pagas. Onde você pode escolher qual formato combina melhor com a sua estratégia.
Capacidade para atingir ampla audiência
Como já foi mencionado aqui o brasileiro ama uma rede social, nós temos o hábito de passar várias horas do nosso dia nelas. Segundo o World Atlas, o Brasil possui atualmente 69 milhões de usuários no YouTube, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, que hoje possui 167 milhões. E isso eu só estou mencionando dados do youtube, imagine as empresas que fecham parceria com um grande influenciador do Instagram, por exemplo, aumenta mais ainda a capacidade de atingir uma ampla audiência.
Resultados Reais de forma otimizada
Como já foi dito aqui, tudo no digital é extremamente rápido e otimizado, utilizando o marketing de influência com objetivo de impulsionar a sua empresa é possível conquistar resultados reais em um curto espaço de tempo e ainda acompanhar as métricas praticamente em tempo real.
Muito mais credibilidade com o público
Atualmente, quando vamos comprar um produto é natural buscarmos informações sobre ele na internet antes de passarmos o nosso cartão de crédito. Entretanto, quando você utiliza a estratégia de marketing de conteúdo com influenciadores super engajados, a credibilidade fica impressa ali, no ato da divulgação.
É por isso que muitos influenciadores digitais vem faturando muito com a profissão, como eles tem uma quantidade de seguidores relevante e geralmente esse público é muito engajado, eles acabam atraindo muitos contratos de trabalho que tem objetivo de associar a imagem deles a sua respectiva marca.
Quais são as principais estratégias que os influenciadores utilizam para fazer marketing de influência?
Se você observar, os influenciadores utilizam em suas redes o seu poder de persuasão e conexão emocional com seus seguidores, com objetivo de convencê-los a fazerem o que eles querem.
Podemos afirmar que em mais de 70% das vezes essa estratégia faz com que as marcas atinjam diretamente, consumidores nichados que estão super interessados nos produtos que estão sendo oferecidos.
3 Práticas Importantes Para Atuar Com Marketing de Conteúdo
- Antes de contratar de fato um influenciador digital para o seu negócio, você deve analisar alguns fatores que listei abaixo:
- Faça uma pesquisa de mercado com objetivo de identificar qual é o estilo da comunicação e quem é o público daquele influenciador
- Estabeleça se a sua meta para aquela campanha é: Gerar leads, fortalecer a branding ou impulsionar a marca
- Elabore um planejamento com marketing de conteúdo. Quando essa estratégia está bem desenhada, o elo entre a marca e influenciador torna-se muito mais forte e duradouro.
Conclusão
Apesar de não parecer, o futuro do marketing de influência evolui a passos largos. Atualmente muitas empresas têm expandido os seus negócios para plataformas mais dinâmicas como Tik Tok e Clubhouse.
Contudo, parece que as estratégias de marketing de conteúdo estão caminhando para um nível mais evoluído que engloba tecnologias como é realidade Virtual (VR) e realidade aumentada, fazendo com que o público mergulhe em uma espécie de imersão através de experiências mais interativas estreitando cada vez mais o relacionamento entre empresa e cliente.