Seu filho está seguro online? Você já fez essa pergunta? A de como manter seu filho seguro online. Estou questionando, porque hoje não temos muito para onde correr. As telas estão presentes por toda parte, a toda hora e se bobear em todo momento.
Há alguns anos atrás antes de entrarmos de vez na era tecnológica era mais fácil dosar a quantidade de horas e os conteúdos que eram consumidos pelas crianças e adolescentes. Hoje na geração de tablets, smartphones e youtube o desafio é muito maior.
Principalmente porque parece que eles já nascem programados para se adaptar amar e querer as telas. Eu acredito e nós sabemos que educar nunca foi uma missão fácil, mas educar na era das telas onde o universo online faz parte do nosso cotidiano parece missão para agente secreto.
Ah! E antes que você venha com milhões de argumentos, acredite: Proibir não resolve e sempre vai ter aquele amiguinho da escola ou do parque cujos os pais educam de uma forma um pouco diferente da gente, permitindo que a criança utilize os aparelhos a hora que quiser.
Bom, como é praticamente impossível monitorar 24 horas todos os ambientes que os nossos filhos frequentam, separei aqui algumas dicas que farão o seu filho usar a internet de forma positiva.
Contéudo
- 1 8 Dicas para deixar seu filho seguro online
- 2 Qual o melhor aplicativo para manter meu filho seguro online?
- 3 1. Qustodio
- 4 2. Google Family Link – Geralmente utilizado para crianças abaixo dos 5 anos
- 5 3. Kaspersky Safe Kids – funcionalidades avançadas com excelente custo benefício
- 6 5 Dicas Para Saber se um aplicativo é seguro
- 7 7 Conteúdos que as crianças mais consomem na internet
8 Dicas para deixar seu filho seguro online
- Converse sobre os perigos online
- Use controles parentais
- Oriente sobre sua privacidade
- Defina limites de tempo de uso
- Acompanhe o que eles fazem online
- Ensine a identificar comportamentos suspeitos
- Atualize dispositivos e softwares regularmente
- Seja exemplo
Converse sobre os perigos online
Independente da idade é super possível estabelecer uma conversa sobre os riscos da internet, como bullying, conteúdo impróprio e golpes. Explique de forma clara, adaptando o conteúdo à idade atual deles.
Use controles parentais
Você pode usar controles parentais para fazer o seu dever enquanto pai. Para isso instale aplicativos ou configure controles parentais em tablets, celulares e dispositivos e plataformas para limitar o acesso a conteúdo inadequado e monitorar atividades. Importante ressaltar também que a depender do aparelho, você pode controlar também a quantidade de tempo que seu filho ficará online.
Oriente sobre privacidade
Nós pais tivemos essa orientação dos nossos pais, agora chegou a nossa vez de ensinar os nossos filhos a não compartilharem informações pessoais, como endereço, escola, fotos ou localização, especialmente em redes sociais ou chats online. Apesar de parecer óbvia, essa conversa é necessária.
Defina limites de tempo e uso
Mesmo você tendo o controle é muito importante estabelecer horários que seu filho vai ficar na internet. O ideal é que você incentive atividades que não estejam relacionadas a telas, como por exemplo: Esportes, leitura e momentos em família.
Acompanhe o que eles fazem online
Eu sei que para a maioria dos pais, principalmente por causa da rotina pesada e intensa, é meio complexo manter essa interação. Mas acredite! É necessária. Mostre interesse pelos conteúdos que seu filho acompanha online, Questione sobre os jogos, vídeos ou sites que frequentam e sempre que possível acesse e assista junto com ele.
Ensine a identificar comportamentos suspeitos
A depender da idade considero essa tarefa um pouco mais delicada, mas é super possível. Eduque seus filhos a reconhecerem e logo te sinalizar quando receber mensagens de pessoas estranhas e mensagens estranhas também, pedidos de amizade de desconhecidos ou conteúdos perturbadores,
Atualize dispositivos e softwares regularmente
Muitos pais negligenciam esse tópico. Mas ele é muito importante e garante a segurança online do seu filho. Garanta e programe para que dispositivos, aplicativos e antivírus estejam atualizados para evitar vulnerabilidades e proteger os dados.
Seja exemplo
Não adianta a gente tentar proteger o nosso filho e manter o comportamento de um hater. Por isso, demonstre sempre boas práticas online. Mantenha o respeito nas redes, evite o uso excessivo de dispositivos e mostre como lidar com informações na internet de forma crítica.
Qual o melhor aplicativo para manter meu filho seguro online?
Saber selecionar o melhor aplicativo para manter seu filho seguro online depende de alguns fatores específicos como por exemplo; Idade da criança, os dispositivos usados e o nível de controle desejado. Segue abaixo alguns aplicativos que eu considero relevantes.
1. Qustodio
Plataformas: iOS, Android, Windows, Mac – Fácil configuração e total controle
Principais Funcionalidades:
- Monitoramento de tempo de tela.
- Bloqueio de sites inapropriados.
- Relatórios detalhados das atividades online.
- Rastreamento de localização.
- Configuração de limites de uso por aplicativo.
2. Google Family Link – Geralmente utilizado para crianças abaixo dos 5 anos
- Plataformas: Android, iOS.
Principais Funcionalidades:
- Gerenciamento de aplicativos que a criança pode usar.
- Monitoramento de tempo de uso.
- Rastreamento de localização.
- Configuração de contas infantis no Google.
3. Kaspersky Safe Kids – funcionalidades avançadas com excelente custo benefício
- Plataformas: iOS, Android, Windows, Mac.
Principais funcionalidades:
- Monitoramento de conteúdo online.
- Rastreamento de localização com geofencing (alerta se a criança sair de uma área pré-determinada).
- Controle de tempo de tela.
5 Dicas Para Saber se um aplicativo é seguro
Como o ambiente digital e o universo em si, da internet ainda é terra de ninguém, ser criterioso é a melhor maneira de garantir a segurança dos nossos filhos. Segue abaixo algumas dicas que vai te ajudar a deixar seu filho seguro online
- Verifique as permissões e políticas de privacidade do aplicativo
Se você quer manter seu filho seguro online, vc precisa verificar as permissões do aplicativo que ele estará usando. Podemos usar por exemplo, a rede social Instagram, solicita permissão para gravar áudios e capturar imagens. Fique atento às permissões que pareçam suspeitas e não estejam de acordo com a proposta do aplicativo que está sendo usado.
- Verifique a reputação do desenvolvedor
Caso você não saiba nem por onde começar a verificar a reputação do desenvolvedor que tem como a maior finalidade manter seu filho seguro online, a dica é pesquisar pelo nome do criador no Google, e associar com o termo “mobile apps”.
- Veja se o Download está disponível nas plataformas oficiais
Para saber se o aplicativo é oficial é necessário que você realize o download através de lojas oficiais, como a Google Play Store, para dispositivos Android, e App Store, para iOS.
- Verifique se as atualizações do aplicativo são feitas com frequência
Você pode fazer isso conferindo as configurações da própria ferramenta
- Análise avaliação de outros usuários
Analisar a opinião de outros pais é a melhor forma de identificar o desempenho do aplicativo
7 Conteúdos que as crianças mais consomem na internet
A maioria dos pais tem a curiosidade da saber quais são os principais canais que entretem o jovem. Como você ja conferiu dicas para manter seu filho seguro online, seguem abaixo os principais canais que fazem a cabeça da garotada.
1. Vídeos e Entretenimento Online
Youtube e Tik Tok
Streaming de filmes e séries: Netflix, Disney, Amazon Prime
2. Jogos Online
Jogos como Minecraft, Roblox, Fortnite e jogos mobile (como Subway Surfers é Among Us)
3. Redes Sociais e Apps de Comunicação
Instagram, WhatsApp e Snapchat, Tik Tok
4. Educação e Aprendizado
Plataformas como YouTube Kids, aplicativos educacionais (Khan Academy Kids, Duolingo, etc.)
5. Música
Streaming de músicas no Spotify, YouTube e outras plataformas. Bandas, cantores infantis ou músicas populares
6. Conteúdos Relacionados a Games
Gameplays, guias, dicas e vídeos de criadores de conteúdo focados em jogos.
Você conferiu aqui quais são os principais programas e aplicativos favoritos de crianças e adultos. Entretanto e apesar de entreter, é necessário que exista uma supervisão na hora de consumir esses produtos, tudo isso com a finalidade de manter seu filho seguro online
Conclusão
Todo pai e toda mãe consciente sabe que é praticamente impossível controlar todos os passos do filho. Principalmente quando eles atingem uma determinada idade. Mas graças a Deus existem formas de acompanhar o que eles estão fazendo na internet, afinal de contas o nosso maior interesse é manter o nosso filho seguro online.
Com isso, apesar de existirem recursos que nos permitem monitorar o que eles estão fazendo, a forma mais segura de protegê-los é criando um ambiente seguro e com muito diálogo.
Óbvio que essa conversa deve ser adaptada para cada idade, porém ela é extremamente necessária. Afinal de contas, trazer o filho para perto levando informações pertinentes, é a melhor forma de construir uma relação respeitosa criando assim, uma conexão extremamente saudável.
Porém não vamos nos iludir com tanta pacificidade. É evidente que vão existir desacordos, mas se a conversa for consistente, existe uma grande possibilidade da criança ou adolescente compreender quais são as nossas intenções e principalmente o que está acontecendo.
Enfim, o que podemos concluir é que proibir por proibir sem nenhum tipo de explicação, não é o caminho, É sim uma forma de excitar a criança a querer mais daquilo que não é saudável para ela. No final das contas o que queremos é criar um ambiente para manter seu filho seguro online para que eles cresçam e evoluam da forma mais positiva possível.