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Growth marketing: 7 estratégias para para alavancar vendas

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Marketing Digital
  • Última modificação do post:5 de novembro de 2024
  • Tempo de leitura:14 minutos de leitura

Conhecer como funciona o growth marketing pode ser a chave do sucesso para o seu negócio. Principalmente porque vivemos em uma época de evolução tecnológica, onde tudo acontece a toda hora e de forma rápida e constante. 

A estratégia de marketing que ganhou força no ano de 2010 e que foi popularizado pelo empreendedor e investidor norte americano, Sean Ellis com nome inicial de growth hacking, acabou impulsionando empresas como Airbnb, Uber e Dropbox  a aplicar a metodologia de growth, obtendo assim, usuários rapidamente em suas plataformas, engajando e retendo o maior números de clientes possível

As empresas seguiram à risca a estratégia que tem como principal foco  melhorar o valor entregue em cada etapa do funil.

Se você não é da área do marketing, ou trabalha na internet e tem interesse em impulsionar vendas, provavelmente  ficou super curioso para conhecer essa técnica. Acompanhe nas próximas linhas o que é e quais são as principais funções do growth marketing, umas das principais estratégias que fez empresas como o Uber reforçar a sua branding, alavancar vendas e sair completamente do anonimato.

O que é growth marketing?

É uma estratégia de crescimento que combina marketing com experimentação e análise de dados e  tem a finalidade de descobrir quais são os principais planos de ação que trarão uma melhor performance para um determinado negócio. Traduzindo para o portugues a palavra growth significa crescimento.  A principal função do growth marketing  é atrair, engajar e fidelizar clientes através de campanhas inovadoras. 

Qual a principal função do método growth marketing?

Buscar e encontrar oportunidades de crescimento acelerado para empresas, tendo como base a análise de dados e agindo de forma rápida, consistindo em listar ideias que gerem receita de forma rápida e controlada.

O que um profissional de growth marketing faz?

Grafico de growth marketing

O profissional de growth marketing tem a função de identificar e executar estratégias que impulsionam o crescimento do negócio, através de experimentos rápidos e data-driven, tentando agilizar o funil de conversão que vai desde o primeiro contato com o cliente, passando pela retenção e aumento de receita. Geralmente ele trabalha de forma integrada com os setores de produto, vendas e marketing. 

6 Principais Habilidades do Profissional de Growth marketing

  1. Planejar e executar experimentos – Isso é feito testando novos formatos de comunicação ou diferentes abordagens de UX para melhorar resultados.
  2. Analisar e monitorar dados e métricas – Monitorar os indicadores de desempenho os custos de aquisição de cliente e a taxa de conversão 
  3. Saber trabalhar em conjunto com outros setores – Apoiar  time de marketing e vendas com finalidade de melhorar a experiência do cliente 
  4. Pesquisar e testar novos canais de aquisição – Avaliar a possibilidade de investir em redes sociais, tráfego pago, orgânico identificando tendências e oportunidades de crescimento.
  5. Personalizar campanhas e automatizar processos- Utilizar ferramentas de escalação como automacao email marketing e criar campanhas direcionadas com objetivo de ampliar a retenção
  6. Realizar Otimizações contínuas – Ajustar campanhas com base em dados de experimentos e avaliar estratégias com base nas experiências dos clientes

5 Habilidades Necessárias Para Ser Profissional de growth marketing

  1. Saber analisar dados conhecimento em excel e Google analytics
  2. Experiência em experimentação e A/B testing
  3. Ter o pensamento criativo e inovador
  4. Conhecimento em produto e UX (entender como a experiência do usuário impacta na vida do cliente).
  5. Entender como funcionam as ferramentas de marketing digital e automação

Como aplicar o growth marketing?

Um dos principais critérios é seguir uma abordagem estruturada e contínua de experimentação, aprendizado e otimização. Obviamente toda essa estratégia deve estar  alinhada com os principais objetivos da empresa. 

7 Principais Estratégias de aplicação do Growth marketing

  1. Definir Objetivos e Métricas-Chave 
  2. Mapear o Funil de Crescimento
  3. Gerar Hipóteses e Realizar Experimentos
  4. Realizar esses experimentos
  5. Analisar as métricas com base nos resultados
  6. Automatizar o processo e ver o que funciona
  7. Promover de forma contínua os ciclos de experimentação

Definir Objetivos e Métricas-Chave 

Analisar dados como: CAC (Custo de Aquisição de Cliente), LTV (Lifetime Value), Taxa de conversão, Churn (taxa de cancelamento de clientes), Net Promoter Score (NPS) para medir satisfação e fidelidade

Mapear o Funil de Crescimento

Acompanhar  todos os processo que vai desde a: Aquisição que questiona como os usuários conhecem sua marca. Ativação: Que te leva a descobrir como você transforma visitantes em usuários. Passando pelo engajamento que faz você descobrir como manter o público  engajado. Retenção: que indaga como garantir que o público volte a usar seu produto e a receita que analisa como maximizar o valor gerado por cliente.

Gerar Hipóteses e Realizar Experimentos

 Listar ideias que possam impulsionar o crescimento e transformar isso em objetivos claros. Uma boa dica é usar frameworks como ICE (Impacto, Confiança, Facilidade) para priorizar os experimentos:

Através do Impacto, você questiona  a probabilidade de gerar bons resultados. Através da confiança você se certifica se a ideia é realmente válida. E a facilidade serve para questionar se  é simples ou rápido realizar os testes

Realizar esses experimentos

Nessa fase você deve testar designs diferentes de e-mails de boas-vindas e analisar qual tem maior taxa de abertura. Para fazer isso você pode utilizar aplicativos como: Google Optimize ou Optimizely para A/B testing. Hotjar ou Crazy Egg para mapear o comportamento do usuário e Google Analytics para 

monitorar conversão e engajamento.

Analisar as métricas com base nos resultados

Após realizar as quatro etapas anteriores é hora de medir os resultados e compará-los com a hipótese inicial. Por isso você deve questionar se o teste validou a hipótese e se o impacto foi suficiente para justificar a implementação. Se o teste falhar você deve documentar os aprendizados e ajustar a estratégia. 

Automatizar o processo e ver o que funciona

O processo de automatização vem logo depois que o experimento é bem-sucedido, após essa etapa é hora de escalar e focar até conseguir obter  crescimento contínuo. Por exemplo, se  uma campanha de e-mails personalizada mostrou alta taxa de conversão, você já pode implementá-la em plataformas como HubSpot, ActiveCampaign ou RD Station.

Promover de forma contínua os ciclos de experimentação

Enfim, podemos dizer que chegamos na última etapa da nossa estratégia, como já foi mencionado aqui o growth marketing é um processo iterativo e contínuo. Como o mercado é flexível, assim como o comportamento dos consumidores, é muito importante  monitorar constantemente e repetir o ciclo com novas ideias e experimentos.

6 Benefícios do Growth marketing

Grafico de crescimento na mão de uma pessoa
  • Crescimento Sustentável e Escalável
  • Tomada de Decisão Baseada em Dados
  • Melhor Experiência do Cliente
  • Maior Eficiência com Recursos Limitados
  • Adaptabilidade e Inovação
  • Integração entre Áreas da Empresa

1. Crescimento Sustentável e Escalável

Por ter o foco em se  concentrar em toda a jornada do cliente que vai desde a aquisição até retenção, o growth marketing proporciona crescimento sustentável, evitando que o negócio dependa apenas de campanhas pontuais ou ações isoladas.

2. Tomada de Decisão Baseada em Dados

Um dos principais focos do growth é fazer análises quantitativas e qualitativas com intuito de orientar as decisões, diminuindo riscos e ampliando a eficácia das ações.

3. Melhor Experiência do Cliente

O growth marketing também foca na personalização e melhoria contínua, as empresas otimizam o funil e oferecem uma experiência mais fluida e relevante.

4. Maior Eficiência com Recursos Limitados

Uma maior eficiência automaticamente oferece experimentos rápidos e ágeis, evitando desperdícios de tempo e dinheiro em campanhas que não trariam retorno. Por isso que em mais de 70% dos casos a maioria consegue garantir um  melhor ROI (Retorno sobre o Investimento).

5. Adaptabilidade e Inovação

Adaptabilidade vem a partir da  realização de ciclos curtos de experimentação, a própria tática do growth permite uma adaptação rápida às mudanças influenciando no mercado e no comportamento do consumidor.

6. Integração entre Áreas da Empresa

A estratégia de growth depende da colaboração entre diferentes departamentos (como marketing, vendas, produto e TI), garantindo sinergia e alinhamento estratégico.

Qual a diferença entre growth marketing e growth hacking?

Podemos dizer que o growth marketing é uma forma de trabalho mais estratégica e de longo prazo, buscando crescimento sustentável, já o growth hacking é mais tático e experimental e tem como principal foco, encontrar soluções rápidas para desafios específicos de crescimento, geralmente com recursos muito mais limitados.

Conclusão

Você pôde conferir aqui que, ao contrário do marketing tradicional, que foca em ações de branding e alcance de público, o growth marketing é centrado em encontrar estratégias escaláveis e repetíveis para aumentar receita e conversões. 

Não que o marketing não tenha foco nisso. Mas o growth trabalha o funil com táticas mais aceleradas.  

Acho importante ressaltar que com o surgimento do marketing digital e das plataformas sociais, cada vez mais empresas, independente do porte, vêm buscando estratégias para para realizar as suas campanhas dentro das redes sociais. 

E lá todo mundo sabe que a informação pode viralizar em questões de minutos. Afinal de contas, grande parte das pessoas passam horas do dia conectadas, principalmente através do aparelho celular.
Por isso, eu acredito que utilizar essa estratégia para impulsionar campanhas dentro de redes como Instagram, Tik Tok e até o próprio facebook é uma forma inteligente de ter o feedback do público de forma rápida para a partir daí ter uma segurança para saber que decisão tomar, obtendo mais chances de conquistar o sucesso nas campanhas e principalmente de fazer o que toda empresa vislumbra que é o ROI positivo.

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